x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 228

CTPS SEM BAIXA

Juliana do amaral

Juliana do Amaral

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 25 julho 2022 | 00:18

Olá. Tenho uma dúvida e ficaria agradecida se alguém pudesse ajudar. 
seguinte… trabalhei em um escritório de contabilidade, por 1 ano, e sai da empresa em 2018,  o empregador descontava todo mês do meu salário o fundo de garantia, mas não realizava o pagamento das guias, quando sai da empresa por pedido de demissão obviamente não tinha direito de sacar o fgts, porém com o saque do fgts inativo eu teria o direito porém nunca foi pago então não consegui sacar pois não tinha saldo, me causando um certo prejuízo. 
alem disso, verifiquei na ctps digital que consta “em aberto” e não a data da minha saída, creio que não foi dado baixa na ctps. 
quais meus direitos? E como deveria proceder? 

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 25 julho 2022 | 08:28

Bom dia,
Primeiramente o FGTS não é descontado do funcionário, apenas o INSS pode ser. 
No seu caso eu sugiro baixar o aplicativo FGTS do GOV.BR, ou ir até a agencia da caixa economica e solicitar o extrato de FGTS. Lá poderá conferir todos os depósitos que foram efetuados. Caso realmente não exista o deposito feito pela empresa em questão, sugiro procurar um advogado trabalhista.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.