x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.060

Dúvida Férias Janeiro

Jack

Jack

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 12:54

Bom dia.

Alguém consegue me ajudar referente a esta dúvida?

Recebo um salário de R$9.000,00 e neste mês de Novembro foram aprovadas minhas férias: 20 dias entre  08/01/2024 e 27/01/2024. Optei pela venda de 10 dias.

Gostaria de saber qual seria o valor que receberei pelas férias e qual será o meu holerite no final do mês de Janeiro (imagino que 0?)

Larissa

Larissa

Iniciante DIVISÃO 5 , Técnico Seguros
há 1 ano Sexta-Feira | 24 novembro 2023 | 08:08

Olá Maria,
Recebo dia 30/31 (salário) e dia 15 (adiantamento salarial).Solicitei minhas férias por 20 dias, e venda dos outros 10 (abono pecuniário). Irei sair dia 15/01 e retorno dia 05/02. Irei receber o adiantamento salarial de Janeiro? Ou somente as férias?E em Fevereiro como ficará meu pagamento? Irei receber somente no final do mês?

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Financeiro
há 1 ano Sexta-Feira | 24 novembro 2023 | 15:09

... Irei receber o adiantamento salarial de Janeiro? Ou somente as férias?
O adiantamento fica a critério da empresa. Porém, você receberá os 14 dias trabalhados no final de janeiro (30/31).
E em Fevereiro como ficará meu pagamento? Irei receber somente no final do mês?
O pagamento segue normalmente.

ARIELE CARRIJO

Ariele Carrijo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 24 novembro 2023 | 15:51

Jack 
Sua dívida seria quanto receberia de salário referente ao mês de janeiro que se paga em fevereiro,  certo ? 
Serão apenas 11 dias 
Cada dia seu é  300 reais 
Multiplicando por 11 dias chega ao valor de 3.300
Mas reduz o valor do INSS e IR mais outras deduções que tiver 

Espero ter tirado sua dúvida
O a 

Ariele Carrijo

Contadora - RJ
24 - 99256-7805
ARIELE CARRIJO

Ariele Carrijo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 24 novembro 2023 | 17:30

sobre seu valor de férias

Recebo um salário de R$9.000,00 e neste mês de Novembro foram aprovadas minhas férias: 20 dias entre  08/01/2024 e 27/01/2024. Optei pela venda de 10 dias.

a grosso modo 
20 dias férias : 6k
1/3 ref 20 dias férias: 2k
10 dias abono: 3k
1/3 ref ao abono: 2k
soma dos valores 13k

lembrando que irá deduzir INSS e IRPF que não coloquei no calculo

Ariele Carrijo

Contadora - RJ
24 - 99256-7805
Gabrielli Fernandes

Gabrielli Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Marketing
há 1 ano Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 14:40

Jack, você recebera em janeiro referente os dias trabalhados antes de você entrar de férias e os dias restantes de janeiro no seu retorno.

É muito importante deixar bem claro, pois ando vendo muita coisa equivocada referente aos valores de Férias + Abono Pecuniário, por aqui, e em outros fóruns, que até entrei em contato com um advogado trabalhista para sanar minhas dúvidas e o que me informou foi: A remuneração das férias deverá se dar pela integralidade dos 30 dias de férias de direito (ainda que haja conversão de parte delas), a ser acrescida de 1/3 (vide Art. 7º XVII da Constituição Federal) , e o pagamento do abono pela remuneração de forma simples dos dias trabalhados (vide Art.143 da CLT) , sendo o pagamento de ambos (Férias + Abono Pecuniário) realizados em até 2 dias antes do início do período de férias, conforme previsto no Art. 145, não podendo assim, nenhum desses valores serem pagos posteriormente.

É importante salientar que o Abono Pecuniário (vide Art.143 da CLT) não integra o salário (vide Art. 144 da CLT), possui caráter indenizatório pelo fato de estar trabalhando no período que era de descanso. 

Dado seu salário de R$ 9.000,00, os valores a receber seriam:

Salário de Férias Previsto por Lei: R$9.000,00
1/3 Constitucional ( previsto no  Art. 7º XVII da Constituição Federal) : R$ 3.000,000
Abono Pecuniário: R$ 3.000,000
1/3 Abono Pecuniário: R$ 1.000,00
Valor bruto sem descontos: R$ 16.000,00

Pagamento proporcional, só é realizado quando se tira férias proporcionais, o que não foi seu caso.
Se você tem direito a 30 dias de férias, não possui mais de 5 faltas injustificadas, seu salário de férias deve se manter o valor TOTAL que você recebe mensalmente, havendo ou não conversão de parte dos seus dias de direito. 

O Cálculo de suas férias havendo ou não conversão de parte delas, deve ser feita sobre o valor global!

E no seu pagamento de fevereiro, você receberá o valor bruto (não considerei os descontos) de R$3.300,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade