x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 106.917

Conta do FGTS com duas bases diferentes

Gilson Cabral Costa

Gilson Cabral Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 11:19

Temos um Cliente do nosso escritorio que por motivo de viagem efetivou o recolhimento do FGTS de dois meses (05 e 06/2010) em outro estado, por esse motivo criou-se duas contas no sistema da caixa, com o codigo do empregador, base da conta e numero da conta diferentes, os outros dados sao iguais, consigo movimentar as contas normalmente.
Minha duvida e a seguinte: como alguns funcionarios foram demitidos sem justa causa, precisei tirar a chave do FGTS, posso emitir uma chave para cada conta, e o funcionario recebera normamente o que tem direito, pois foi essa a explicacao que o atendente da caixa me deu, to meio na duvida. Se alguém ja tiver passado por esse problema me ajudem !!!!!!

Obrigado

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 13:09

Voce tem a opção de retificar tudo a base da conta e o código do funcionário, através de formulário próprio da caixa.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 13:09

Boa tarde Gilson.

Já tive esse problema aqui. Você poderá emitir duas chaves e o funcionário não terá problema em receber.
Verifique também se os meses que foram pagos em outro estado a informação da guia de FGTS do conectividade social foi enviada para a base correta.
Ex.: Gerei o conectividade com base SP e paguei a guia no Rio de Janeiro. A informação deverá ser enviada para a Base Rio, pois a informação deve seguir o pagamento.

Espero ter ajudado.

Att.,

Gilson Cabral Costa

Gilson Cabral Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 15:46


Agradeço pela atenção de todos!!!

Fernanda, como eu envei as informações para uma mesma base de todos os meses, ou seja, a normal que e Amazonia, eu terei que enviar novamente as informações desses dois meses para a base onde foram pagos, que no caso é Pará?

Obrigado

Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 16:41

Gilson, verifique no conactividade que te abre as bases de processamento. Se forem diferentes, deverá passar a informação para onde ocorreu o processamento.

Att.,

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:24

Gilson, tive o mesmo problema a 02 meses, você deve fazer o seguinte...

1º enviar o arquivo sefip dos meses 05 e 06/2010, exatamente como foram pagas as guias(até com multas e juros) para a base de processamento do pagamento, no caso base de dados pará.

2º protocolar na caixa o PTC-pedido de transferencia de conta, informando os dados do(s) trabalhador(es) que constam nas gfips recolhidas na base PA, o PTC você encontra no site de caixa.

3º as agencias da caixa solicitam comprovantes diferentes para cada região, por isso aconselho, levar cópias das R.E.'s dos meses, bem como das guias gfips recolhidas e o protocolo de reenvio das competencias para a base PA, talvez a caixa de sua região possa solicitar um ofício, pedindo explicação sobre o acontecido.

espero ter ajudado.

Isaque Mendes

Isaque Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 18:23

Boa noite pessoal, procurando algo parecido com minha dúvida encontrei esse tópico.

Minhas dúvidas tem haver com o FGTS em duas bases também. Só que a situação é a seguinte, o funcionário trabalhou em uma empresa cuja a base é BA(Bahia), nessa empresa ele pediu demissão, portanto não sacou o FGTS, foi contratado por uma outra empresa cuja a base é RN(Rio Grande do Norte). Esse funcionário está cumprindo Aviso. Como calcular a multa recisória? Soma-se os valores das duas bases? Consigo retirar o extrato da outra base ( a da Bahia)? Como faço isso? Posso pedir para unificar esses valores ou isso acontece automaticamente ao emitir a chave para ele? Caso seja necessario unificar as bases o funcionário pode fazer isso por conta própria?

Desculpe o monte de perguntas e agradeço desde já pela ajuda.

Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 09:07

Bom dia Isaque.

Você fará a comunicação de saque somente para a base RN, cujo empregado estpa cumprindo aviso prévio.
Referente ao vínculo anterior, não existe a possibilidade de saque por se tratar de pedido de demissão. Considere apenas o vínculo vigente, do qual o mesmo está sendo dispensado.
Para saque de FGTS quando o motivo do desligamento é de pedido de demissão, somente após 3 anos sem registro em CTPS.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Fernanda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.