x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 817

Afastamento serviço militar

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 10 semanas Quinta-Feira | 13 fevereiro 2025 | 08:37

Bom dia!

Tenho um trabalhador que se afastou para se apresentar ao serviço militar, porém a empresa tem cumprido com suas obrigações... o afastamento se deu em 22/02/2024, daí ao que parece ele continuará prestando serviço militar, qual seria o procedimento legal para que a empresa possa dispensá-lo?

Obrigado!

James McGill

James Mcgill

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Jurídico
há 10 semanas Quinta-Feira | 13 fevereiro 2025 | 08:54

Oi, Carlos!

O jeito correto é fazer a homologação pelo sindicato seguindo suas orientações.
Dessa forma irá resguardar ambos os lados.

Fighting for you Albuquerque
JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 semanas Quinta-Feira | 13 fevereiro 2025 | 10:06

Informação do ECONET:

"Como determina o artigo 472 da CLT, o afastamento do empregado durante o cumprimento das obrigações do serviço militar não pode motivar qualquer alteração contratual, assim como o contrato não pode ser rescindido por qualquer uma das partes.
De tal modo, qualquer alteração contratual, como mudança de função ou alteração na jornada de trabalho não pode ser realizada. Da mesma forma, o contrato de trabalho não pode ser rescindido, por força do artigo acima referenciado.
Entretanto, existe uma exceção no tocante à rescisão por término de contrato por prazo determinado, pois, quando as partes (empregado e empregador) não firmarem acordo de que a contagem do contrato ficará suspensa durante o período do serviço militar, o contrato poderá ser encerrado normalmente na data prevista para o seu término, nos termos do artigo 472§ 2° da CLT.

NO CONTRATO DETERMINADO:
Nos contratos por prazo determinado, o período de suspensão ou interrupção do contrato de trabalho não influenciará em nada o término do referido pacto, pois as partes sabiam de antemão quando haveria a cessação do citado ajuste. Isso tanto ocorrerá nas hipóteses previstas para a contratação por prazo determinado, como também no contrato de experiência, que hoje é considerado espécie de contrato por prazo determinado."

O contrato entra em suspensão caso seja indeterminado, a única obrigação do empregador é pagar o FGTS mensalmente.
Como o exercito pode dispensar em 1, 2 ou 3 anos e um dia... então teria manter contato com o funcionário até isso acontecer.

Mas é melhor verificar com o jurídico da empresa e com o sindicato.

Roberto A.

Roberto A.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 semanas Quinta-Feira | 13 fevereiro 2025 | 11:58

Olá Carlos

Existe o serviço militar obrigatório e o engajamento na carreira militar

Se ele decidiu pelo engajamento, deve pedir dispensa da empresa

Art. 60, § 2º, da Lei nº 4.375/1964

O empregado que decidir, após o serviço militar obrigatório, engajar-se nas Forças Armadas, ou seja,
seguir a carreira militar, perderá o direito de retorno ao emprego e deverá solicitar seu desligamento mediante pedido de demissão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade