Débora Lacerda
Iniciante DIVISÃO 1 , Médico(a)Alguém pode me dar uma luz?
1. Em 2024, contratei um plano de saúde coletivo via minha CNPJ.A operadora vende esse plano para 1 vida, mesmo sendo descritocomo Coletivo no contrato2. Sou a única sócia e proprietária da empresa. Não há maisninguém. É uma PJ LTDA enquadrada no Simples Nacional, anexo 3.3. Dessa forma, meu plano de saúde PJ não tem dependentes, sóeu. A operadora me forneceu um documento do pagamento totaldo plano do ano passado, mas só constam os dados da CNPJ, nãotem meus dados de beneficiária (dados de pessoa física para usarno IRPF). A operadora se nega a me fornecer tal documento. Já fizsolicitação via Gov.Br para ANS avaliar o caso, tem o prazo de 10 diasúteis, ainda não me responderam. Precisaria desse documento como plano de que sou a beneficiária como pessoa fisica legalmentepois pago o plano PJ via pró-labore tudo corretamente; eu estariaerrada se pagasse como distribuição de lucro. Todos os pró-laboresda empresa constam o item de plano de saúde pago no mesmo valorconforme consta no documento da operadora.4. O problema? A Receita pode ler erroneamente como "planoempresarial servindo como individual|", mesmo estando tudo sobcontrato legalizado, pois só tem 1 vida, sem dependentes. Na minhapesquisa, as pessoas da área contábil só conhecem casos comdependentes no plano PJ, não conhecem esse caso como o meu(sou a única beneficiária do plano, 1 vida).5. Tou há 3 semanas nessa saga de pesquisar, meu contador daPJ até me mostrou as telas do programa que gera a DIRF finalda PJ, entendi detalhes mais pertinentes do caso. Por ex, a DIRFnão permite colocar no campo especfico dos gastos de plano desaúde pois é só 1 vida (consta o erro "titular não pode ser o únicopeneficiário"), de forma que tal dado é colocado no item "informaçõescomplementares" da DIRF da PJ, além de constar em todospró-labores.6. Quero me cuidar de todas formas possíveis de não cair na malhafina (nunca cai, sou muito cautelosa com tudo da PJ). A diferençadeclarando o plano é considerável na restituição e foi tudo pagocom pró-labore; se tivesse dependentes, estaria certo de que possodeclarar, mas como é só 1 vida está gerando essa divergência deinformações entre os profissionais da área contábil.