Boa tarde, Karla Severino
Pelo que li num informativo da CEF (clique aqui para conferir), consta que:
Como será feito o repasse dos valores?
Após a empresa cadastrar o débito em folha no eSocial, receberá uma guia da Caixa e precisará pagá-la até o dia 20 do mês seguinte. A Caixa repassará os valores às instituições financeiras conforme as contratações.
Neste contexto, como a empresa descontou a parcela consignada do salário do trabalhador, entregou o valor para a CEF (intermediária do negócio) e a financeira alega não haver recebido isto, julgo indevido o desconto do valor na conta do trabalhador; para solucionar a questão é necessário abrir duas frentes de trabalho:
1) o empregador deve entrar em contato com a financeira, apresentar a documentação cabível e exigir que a CEF seja interpelada por eles, em vez de descontar indevidamente o valor da conta corrente do trabalhador;
2) o trabalhador também precisa entrar em contato com a financeira, apresentar o holerite comprovando o desconto da parcela consignada, solicitar o ressarcimento e configurar a sua conta salário para quando receber os vencimentos o valor não seja transferido automaticamente da conta salário para a conta corrente, oportunamente sacar a quantia e manter a situação deste modo até que o problema seja solucionado.
Bom trabalho