x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 11.214

Cadastro do PIS

Beroaldo Omena

Beroaldo Omena

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2010 | 21:28

Pessoal estou iniciando a pouco tempo na área de Dptº Pessoal, por tal motivo a cada atividade nova, estão surgindo dúvidas e gostaria da ajuda de vcs!

Preciso cadastrar o PIS de alguns funcionários que nunca tiveram carteira assinada. Alguns tem o novo modelo de carteira que já vem um número de PIS, outros ainda são da Cartira Antiga. Quais são os procedimentos?

Aguardo respostas e desde já agradeço!

Beroaldo Omena

Beroaldo Omena

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 setembro 2010 | 20:35

Boa Noite Rafael,

A dúvida que fiquei foi a seguinte: ao abrir este link que vc colocou acima, no início da página vem descrito: "Inscrição do Contribuinte Individual, Facultativo,
Empregado Doméstico, Segurado Especial e Auxiliar Local"

Esse não seria para cadastro do NIT ? ao invés do PIS? ou dá no mesmo.

Desde já fico grato,

Ericka  Maria

Ericka Maria

Prata DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 08:02

aproveitando o topico,
alguém pode me esclarecer se:
A única diferença entre o NIT e o PIS/PASEP,
é que quem tem o número obtido através de uma inscrição no INSS (NIT) não tem direito ao abono anual; e quem tem o numero obtido através de uma DCT na caixa economica tem esse direito????
Alguém pode me esclarecer??
Desde já agradeço

Sucesso é a constância do Propósito.
RAFAEL

Rafael

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 08:02

Nunca tive problemas, pois se a pessoa tem um nº cadastrado ele vai aparecer, e se não tem será criado!

No caso, depois de criado poderá ser utilizado normalmente.

Pois o mesmo nº poderá ser usado pela pessoa, sendo funcionário ou contribuinte individual, ou ambos!

RAFAEL

Rafael

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 08:40

O NIT ou PIS ou ainda PASEP são o mesmo numero, é comum funcionários do INSS ou de órgãos federais se referenciarem ao PIS ou PASEP como o NIT (Numero de Identificação do Trabalhador), e caso o funcionário público possua o seu PIS/PASEP dentro desta faixa destinada ao NIT, o mesmo deverá se dirigir a uma agência do Banco do Brasil para solicitar o seu cadastro no PIS/PASEP e unificar a inscrição antiga com a nova.

Não conheço a legislação especifica, mas não custa consultarmos a previdencia social!

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade