x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.629

Dispensa Menor Aprendiz

Adriana Barral

Adriana Barral

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 12:54

Boa Tarde,

Meu irmão trabalhou por 1 ano e 6 meses como Menor Aprendiz na semana passada ao comparecer na instituição de Ensino para a aula (tem aula 1 vez por semana) ele foi comunicado que seu contrato estava sendo finalizado por falta de Adpação pois as notas escolares dele estavam muito baixas. No dia seguinte ele compareceu a empresa e seu supervisor disse que a empresa não estava ciente do termino antecipado do contrato pediu que ele voltasse no dia seguinte, só que ao retornar o RH solicitou a ele que preenchesse uma carta de pedido de demissão, dizendo que era parte do processo. Vai aí minhas dúvidas:

1º A instituição de ensino pode interromper o contrato por iniciativa propria?
2º No caso de dispensa por não adaptação do menor ele teria direito à sacar o saldo do FGTS? e por ser antecipado também ao seguro desemprego?
3º Haveria direito ao pagamento da indenização do art. 479 da CLT?
4º Meu irmão já é maior de 18 anos, porém ele foi induzido a assinar uma carta de pedido de demissão sem entender o que estava assinando, por ele trabalhar como aprendiz haveria a necessidade da ciência dos responsáveis para efetivar a rescisão?

Obrigada,

LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3 , Professor(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 20:21

Bom vamos lá

1º A Instituição não pode rescindir o contrato , cabe a ela apenas a fiscalização do aprendizado
2º Se ele assinar a demissão não terá direito a multa do FGTS bem como sacá - lo
3º O art. 479 CLT trata de uma indenização de um contrato determinado se esse for o caso terá sim direito
4º Se ele assinou e era maior de idade responde pelos seus atos

Espero ter ajudado qq duvida poste novamente

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies