x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 25

acessos 13.250

Novo Termo de Rescisão

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 17:01

Pessoal uma duvida

O novo Termo de Rescisao de Contrato de trabalho que sera obrigatorio a partir de Janeiro devera seguir a data de saida ou a data a ser homologado? Exemplo: Rescisao com ultimo dia em 30/12/2010, homologacao marcada para 07/01/2011. Posso utilizar o TRCT antigo? Ou tera que ser o novo?

Obrigada

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 17:33

Este novo Termo de Rescisao de Contrato de trabalho, é um modelo diferente do atual? Se sim alguem tem um link que possamos acessa-lo?
Grato
AT

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 16:26

Sim, algumas modificações que serão aplicadas a partir de janeiro/2011, a IN/SRT nº 15 de 14/07/2010 juntamente com as Portarias 1620 e 1621 também de 14/07/2010 explicam tudo.

espero ter ajudado.

Feliz Natal

Eloina Bomfim
Mateus

Mateus

Prata DIVISÃO 1 , Analista Tecnologia
há 14 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 21:41

Olá Kennya,

Desculpe a intromissão, mas me despertou curiosidade o tema. A TRCT agora só poderá ser feita pelo homolognet ? Não haverá mais aquele formulário físico comprado na papelaria ?

Abraço e boas festas !!!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 10:16

Oi, Guilherme! Não há qualquer intromissão. Todos os tópicos do forum são livres para consulta, acompanhamento...assim, aumentamos nosso conhecimento, trocamos experiências, e também nos atualizamos!
Fique à vontade !!
Com relação a sua questão, digo que a partir do próximo ano haverá mudanças na forma e no meio de se emitir o TRCT, o já tão falado "Homologanet".

Maiores detalhes vc encontrará no link que disponibilizei.

Feliz Natal a todos !!!!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 16:14

Boa tarde amigos!

Até o presente momento temos 05 postagens e não nenhuma respondendo a dúvida da amiga Vânia Zaniratto, que deu origem à este tópico e é muito importante para nós.

Penso que não só ela, mas muitos (me incluo neste muitos) têm a mesma dúvida:
"Rescisao com ultimo dia em 30/12/2010, homologacao marcada para 07/01/2011. Posso utilizar o TRCT antigo? Ou tera que ser o novo?"

Antes mesmo de ver este tópico, já havia comentado este caso com o meu programador, pois o mesmo ainda não adaptou o TRCT ao novo modelo.
Ele me disse que, se a data da saída for até 31/12/2010, o modelo antigo ainda poderá ser utilizado.

Neste link do MTE temos (na resposta da pergunta 02.05) que "É permitida a utilização do TRCT aprovado pela Portaria SRT nº 302/2002, até o dia 31/12/2010".

Na Portaria 1.621/2010, em seu Artigo 7º, temos que "Revoga-se a Portaria no 302, de 26 de junho de 2002, sendo permitida a utilização, até o dia 31 de dezembro de 2010, do TRCT por ela aprovado".

Vejamos que em nenhuma destas informações temos com clareza que a permissão é para a data da rescisão ou a data da homologação mas, eu imagino que será levado em canta a data da saída do empregado.

No caso do exemplo citado pela amiga Vânia, sendo o último dia 30/12/2010, ainda poderá ser utilizado o modelo antigo do TRCT.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 16:36

Boa tarde Wilson

Obrigado pelas informações, realmente é um assunto que ainda não está muito claro. E considerando que meu Sistema de Folha de Pagamento ainda não atualizou para o novo modelo fiquei na dúvida.

Obrigado mesmo.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Antônio Carlos Passos Damasceno

Antônio Carlos Passos Damasceno

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 10:18

Edimilson da Silva Santos

PORTARIA MTE Nº 1.621, DE 14 DE JULHO DE 2010

DOU 15.07.2010

Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação.

O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 87, parágrafo único, inc. II, da Constituição Federal, e tendo em vista o disposto no art. 913 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, resolve:

Art. 1º Aprovar os modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho - TRCT e Termos de Homologação, que devem ser utilizados como instrumentos de quitação das verbas devidas nas rescisões de contrato de trabalho.

Art. 2º Nas rescisões contratuais sem necessidade de assistência e homologação, bem como naquelas em que não for utilizado o Homolognet, será utilizado o TRCT previsto no Anexo I desta Portaria.
Art. 3º Serão gerados pelo Homolognet, os seguintes documentos anexos a esta Portaria:

I - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - Anexo II;

II - Termo de Homologação sem ressalvas - Anexo III; e

III - Termo de Homologação com ressalvas - Anexo IV.

Art. 4º É facultada a confecção do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho previsto no Anexo I em formulário contínuo e o acréscimo de rubricas nos campos em branco, de acordo com as necessidades das empresas, desde que respeitada a seqüência das rubricas estabelecidas no modelo e nas instruções de preenchimento e a distinção dos quadros de pagamentos e deduções.

Art. 5º Os documentos previstos nesta Portaria poderão ser impressos em verso e anverso.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º Revoga-se a Portaria nº 302, de 26 de junho de 2002, sendo permitida a utilização, até o dia 31 de dezembro de 2010, do TRCT por ela aprovado.

Antônio Carlos P. Damasceno
Assistente de Recursos Humanos
Graduando em Ciências Contabéis
MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 21 dezembro 2010 | 16:14

Eu precisava do novo modelo de rescisão que irá vigorar a partir de 01/12/2011, pois já no dia 03 de Janeiro tenho uma rescisão para acertar no sindicato, ninguem merece ...
Será que alguém ja tem esse novo modelo??

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 22 dezembro 2010 | 11:35

Marcia Tereza,

Faça uma atenciosa leitura em todas as mensagens deste tópico e você encontrará respostas para as suas dúvidas.

Veja que o novo modelo deve ser utilizado a partir de 01/01/2011, e não a partir de 01/12/2011, como você disse.

Lembre-se que, de acordo com as Regras do Fórum, não é permitido postar antes de fazer uma pesquisa.

Visite o meu Facebook.
***CCB
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 22 dezembro 2010 | 13:41

É Marcia (rsrsrs), precisamos agir com atenção em nossos atos, não é mesmo?
A orientação do Wilson é pertinente devido a elucidação do tema aqui abordado, ele mesmo postou a resposta a questão quanto ao uso do modelo do TRCT:

Neste link do MTE temos (na resposta da pergunta 02.05) que "É permitida a utilização do TRCT aprovado pela Portaria SRT nº 302/2002, até o dia 31/12/2010".

Na Portaria 1.621/2010, em seu Artigo 7º, temos que "Revoga-se a Portaria no 302, de 26 de junho de 2002, sendo permitida a utilização, até o dia 31 de dezembro de 2010, do TRCT por ela aprovado".

Vejamos que em nenhuma destas informações temos com clareza que a permissão é para a data da rescisão ou a data da homologação mas, eu imagino que será levado em canta a data da saída do empregado.

No caso do exemplo citado pela amiga Vânia, sendo o último dia 30/12/2010, ainda poderá ser utilizado o modelo antigo do TRCT.

Como vê, a nossa ansiedade em saber das coisas nos leva ao impulso de perguntar antes de pesquisar. E pesquisando descobrimos muito mais do que esperávamos saber.
Pode-se utilizar a ferramenta de pesquisa no alto desta página, à sua extrema direita, tem uma "janelinha", escrito em sombreado: Google Pesquisa Personalizada. Ele te retorna todos os tópicos onde consta a expressão ou frase pesquisada. É muitíssimo útil!!! Agradeço aos criadores do fórum por esta ferramenta, me ajuda tremendamente. Obrigada!!

Boas Festas à todos!!!

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 22 dezembro 2010 | 13:57

Kenia
eu ainda estou sem entender...
Eu tenho uma homologação marcada no sindicato no dia 03/01,
vou precisar usar o holognet ???

Stéfanye Mendonça
Estrategista de Negócios
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 22 dezembro 2010 | 18:50

Marcia Tereza,

o jeito é nem perguntar e nem errar na hora de digitar, se não leva bandeira vermelha

Você foi muito infeliz neste comentário.
Lembre-se que, quando foi fazer o seu cadastro no Fórum Contábeis, você declarou ter lido e estar de acordo com as Regras do Fórum.

Desta forma, já é conhecedora de que, antes de postar uma pergunda, devemos sempre fazer uma pesquisa.

Não somos proibidos de fazer perguntas, mas devemos, estar atentos às nossas regras.
O Fórum Contábeis é hoje o maior Fórum de Contabilidade do Brasil e, não chegaríamos aonde estamos hoje sem muita organização e dedicação de cada um.

Você há de concordar comigo que, antes de entrar em uma discussão, devemos antes nos informar sobre o conteúdo da discussão.
Se você assim tivesse feito, encontraria facilmente a resposta à sua dúvida, como já te disse a amiga Kennya Eduardo.

Vale a pena destacar que, nossas Regras não foram criadas ao acaso. Todas foram muito bem analisadas e estudadas.

Desta forma, exigir que o usuário pesquise antes de postar, estamos colaborando para que não tenhamos informação desnecessárias e repetidas, não ocupamos desnecessariamente o tempo de que se dispõe a ajudar e, o mais importante, incentivamos o usuário a estudar sobre o assunto e a aprender muito mais do que espera.

Lembre-se que, todos somos humanos e estamos sujeitos a erros, mas temos a obrigação de corrigí-los e, aceitar correções e, fazer disto um novo aprendizado.

Reflita sobre isto!

Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade