Edmundo Marques
Bronze DIVISÃO 5 , DentistaPrezados Srs.,
Antes de mais nada, peço desculpas se não fui capaz de achar o tópico correspondente às minhas dúvidas e tentei criar algo mais específico. Sou novo nesse fórum e adoraria poder aprender e, quem sabe, com o tempo também poder ajudar.
Sou dentista, pessoa física, e preciso contratar uma funcionária, com base em 1 salário mínimo. Já tenho conhecimento de alguns pontos importantes, como por exemplo: 1) Os percentuais de INSS e FGTS; 2) A existância de GFIP/SEFIP; e, 3) do CEI.
Mas muitas dúvidas ainda me restam e gostaria muito da ajuda de vocês, se possível:
1) Contratando uma funcionária (secretária e auxiliar de consultório), eu ficaria equiparado a PJ para fins de DMED ?
2) Existem outros encargos que são de minha responsabilidade, além dos 8% de FGTS e 25,5% de INSS (sei que desse percentual, o funcionário contribui com 8%) ?
3) Como devo fazer para cadastrar o CEI junto a RFB ?
4) Como devo fazer para gerar o meu Protocolo de Conectividade na CEF ?
5) Qual o prazo para transmitir a GFIP e gerar as guias para pagamento ?
6) Existe algum programa para geração de contra-cheque e folha de pagamento, gratuitos ?
7) Existe algum outro item que não listei e que poderia ser importante para um iniciante como eu ?
Confesso a vocês que já li tudo quanto é documento e manual de programas, mas ainda é muito confuso pra mim. Acredito que algumas dicas facilitariam muito a minha vida e me faria filtrar melhor aquilo que, no meu caso, é mais importante.
Por fim, para mim não é apenas uma questão de ter os documentos recolhidos: adoraria poder aprender e ter controle sobre minha contabilidade. Faço meu livro-caixa há anos e venho tendo um bom desempenho.
Será que poderiam me ajudar ? Agradeço desde já por toda atenção.