x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 78

acessos 29.708

Conectividade Social ICP - Obrigatório 02/05/2011

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 15:48

Pessoal do Depto. Pessoal, será que agora vai dar certo???




Senhor Usuário do Conectividade Social,

Em breve o Conectividade Social terá uma série de mudanças que tornarão o relacionamento com a CAIXA e o FGTS muito mais prático e seguro.

A partir de 02 de maio de 2011, o canal deixa de utilizar a certificação em disquete e passa a utilizar a certificação digital ICP-Brasil, que pode ser obtida em qualquer das Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. Visite o sítio do ITI na internet para conhecer quais são elas (https://www.iti.gov.br).

O acesso ao novo Conectividade Social ICP será 100% web, por meio do endereço https://conectividade.caixa.gov.br e o novo canal conterá todas as funcionalidades do FGTS disponíveis atualmente no aplicativo cliente do Conectividade Social (CNS) e no aplicativo "Conexão Segura". Por meio de um único ambiente será possível enviar arquivos SEFIP e GRRF, solicitar e receber relatórios, retificar cadastro e comunicar movimentação do empregado, dentre outros serviços.

O uso do SEFIP não teve alteração. No caso da GRRF, uma versão específica para geração do arquivo a ser enviado pelo Conectividade Social ICP já está disponível na área de download do sítio da CAIXA na Internet (https://www.caixa.gov.br).

A procuração eletrônica também foi redesenhada. Agora é possível que o empregador ou escritório de contabilidade conceda procurações eletrônicas aos seus próprios empregados, para que realizem as operações no canal com utilização de seus próprios certificados de Pessoa Física, em nome do concessor dos direitos. Isto reforça a segurança e facilita o acompanhamento do empregador.

Nos próximos dias a CAIXA divulgará oficialmente as regras e prazos de transição para o novo canal. Antecipe-se e conheça em primeira mão, a partir do próximo dia 02 de maio, todas as novidades que o Conectividade Social ICP trouxe para você. Obtenha seu certificado ICP-Brasil, caso não detenha, e venha para o novo canal.

Para ter mais detalhes sobre o novo Conectividade Social ICP e aprender como utilizá-lo, acesse o sítio da CAIXA na Internet, opção FGTS, "O que é Conectividade Social", "Conectividade Social ICP" e leia o "Guia de Orientações ao Usuário".

Cordialmente,

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
JÉSSICA RODRIGUES

Jéssica Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 16:37

Ola Luciano,
olha desde quando eu entrei no DP sempre reclamei dessa parte, que é muito lenta, agora acho que as minhas preces foram atendidas rsrs, acho que a de todo mundo tambem, vamos ver se não teremos novos problemas rs.

abraços

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 17:39

Bom, pelo o que entendi, todas as empresas que possuem funcionários agora serão OBRIGADOS a adquirirem o Certificado Digital para passar os poderes para o contador poder trabalhar.... Imagina todas as MicroEmpresas com apenas 1 funcionário, terão custo anual de aproximadamente R$ 165,00 (Certisign), o governo não tem o que inventar para empobrecer ainda mais as MicroEmpresas, e no que falar das MEIs que possuem funcionários???
Caixa, simplesmente complicando a nossa vida...



===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
ROSECLER DE ALMEIDA

Rosecler de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 14:32

Boa tarde pessoal!

Então, tb recebi este aviso... fiquei totalmente na dúvida! Obrigatório a partir de 02/05??? ou ainda vamos poder utilizar a certificação via disquete até dezembro? Estamos perdidos!

Ednilce Barbosa Rodrigues

Ednilce Barbosa Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 17:12

Boa tardeeee!!
Bom estou chegando agora...(hehehe), sobre o conectividade ICP, já registrei a empresa no canal contrato efetuado com sucesso...
Mas quanto tento encaminhar arquivos sefip, apresenta erro cns A0511 (arquivo não encontrado), já entrei inúmeras vezes em contato com 0800...fico horas tentando revolver a questão e até a presente nenhuma novidade para possível resolução da questão...
Fui até uma unidade Caixa, mas a atendente não sabia do que se tratava.
Estou perdida!!!
Poderiam me dar uma dica ?

Jéssica Cestaro Migliat

Jéssica Cestaro Migliat

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 18:23

Boa tarde ..


Gente alguém sabe se esses certificados ICP, são os mesmos e-cpf e se não for como faremos para consegui-los?

são tantas dúvidas mas de inicio vou postar só com esta .. rsrs ..

estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto .. se eu conseguir
alguma informação útil .. postarei ela !!


=)


Fiquem todos com Deus !!

Se DEUS é por nós, quem será contra nós ? Romanos 8:31-39

Amém ♥ ..
Valter Gonçalves

Valter Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 18:36

Pois é, pessoal!
Alguém pode me dizer se outorgando poderes não dá para acessar, mesmo sem Certificado Digital?
Eu fiquei com esse pensamento e fiz o seguinte:
Fui no CNS-Conexão Segura de uma empresa que não tem Certificado Digital e outorguei poderes para uma empresa que tem o certificado digital e consegui imprimir extrato na mesma conexão acessando a empresa outorgante.
Depois entrei no CNS-Certificado Digital e não consegui acessar a empresa outorgante para tirar o mesmo extrato, pois dava a mensagem (17000) - Não existem poderes outorgados pelo CNPJ/CEI informado.
Se for assim, realmente todas as empresas terão que fazer o Certificado Digital, até mesmo os MEI, pois outorgar poderes só será válido através do Certificado Digital.
Achando que de um dia para o outro as coisas podem mudar, amanhã vou tentar acessar essas empresas novamente e se der certo eu comunico vocês.

Ednilce Barbosa Rodrigues

Ednilce Barbosa Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 18:37

Olá Jessica,

Sim, são dos tipos e-cpf ou PJ
Os certificados pode ser emitido em qualquer Autoridade Certificadora (AC), é considerado universal, pode ser utilizado para acessar o Portal do Conectividade Social ICP.
É considerado cédula de identidade virtual de uma pessoa física ou Juridica...
Demais informações poderá ser visualizada através do Guia de Orientações ao usuário, disponível para dowloads no site da Caixa
Espero ter ajudado
Abraços

:D

Ednilce Barbosa Rodrigues

Ednilce Barbosa Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 18:56

Uma PJ e seus empregados não podem enviar arquivos em nome de outra PJ, com uso de procuração eletrônica.
Contudo, uma PJ poderá enviar arquivo em nome de outra PJ, desde que utilize seu próprio certificado, para isso os seus empregados utilizem procuração eletrônica concedida pela própria PJ transmissora do arquivo.

Hehehe :(, fui até a unidade Caixa para emissão de e-cpf para possível envio dos arquivos, (que até a presente não tive sucesso no envio nem com e-cnpj da própria empresa) está custando R$ 180,00

ROSECLER DE ALMEIDA

Rosecler de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 15:40

Olá Deivis!

Tive a mesma dúvida que você, encaminhei um e-mail para nossa amiga Zenaide e ela me respondeu o seguinte:

"Essa mensagem diz que eles não farão mais certificado em disquete a partir de 2 de maio... isso quer dizer, se tem empresa que ainda não fez certificado (mas já está aberta), faça o certificado em disquete até 29/4, pois se vc for fazer a partir de maio, a caixa não fará mais sem certificado digital. .. mas isso é para empresas novas...
as antigas, eles ainda vão dar prazo para se adequarem... temos que esperar sair a circular, mas já avisando: se vc tem empresa que ainda não tem chave .pri (do disquete), faça agora, pois se deixar para maio, a caixa não vai mais fazer certificado em disquete..."

Espero ter ajudado, abraços!

Luis Gustavo Mainente Murer

Luis Gustavo Mainente Murer

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 16:14

Acessei o link: https://conectividade.caixa.gov.br/, conforme comunicado. Utilizei meu certificado digital E-Cpf, que utilizamos aqui no escritório para transmitir DCTF. Fui avançando e agora estou na seguinte tela:

"Prezado Cliente, verificamos que o seu certificado possui registro no Conectividade Social. Entretanto, para a utilização dos serviços é necessário que forneça a inscrição da empresa ou pessoa física que você vai representar e clique em 'Continuar'."

Tipo de Inscrição: CNPJ CEI CPF
CNPJ/CEI/CPF:

E agora, tenho vários clientes, e só tem opção para inserir um CNPJ/CEI ou CPF.

O negócio é esperar mesmo... vamos aguardar segunda-feira...

Jéssica Cestaro Migliat

Jéssica Cestaro Migliat

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 17:49

Boa tarde amigos .. Fiz uma pesquisa na ECONET onde me responderam da seguinte forma:

O Aplicativo GRRF ainda continuará utilizando o programa Conectividade Social, mas que terá seu envio de dados feito também com a Certificação Digital via internet.

Todos os empregadores terão que ter utilizar a Certificação Digital.

De acordo com o novo sistema, o empregador poderá passar procuração eletrônica, com validade de um ano, somente para quem tenha também Certificação Digital, seja pessoa física ou jurídica.

O acesso de terceiros deve ser por procuração eletrônica.


Os certificados atuais têm validade até 30 de junho de 2011. Até lá, o projeto-piloto do Conectividade Social ICP deverá ser expandido para todo o Brasil, culminando então com a utilização obrigatória do novo Certificado Digital a partir de 1º de julho de 2011.

No entanto,esse cronograma ainda pode sofrer alterações, prorrogando-se a obrigatoriedade para 1º de janeiro de 2012.

O link para acesso ao Conectividade Social ICP é https://conectividade.caixa.gov.br, mas só funcionará se a empresa já houver instalado os certificados necessários. As informações fornecidas pela Caixa estão no link http://icp.caixa.gov.br.

A providência a ser tomada no primeiro semestre de 2011 é que todos os empregadores procurem as autoridades certificadoras, a própria Caixa atua como certificadora


.. Bom acredito que isto se resume a tudo que já foi comentado
por nós mesmo .. rsrs

Se DEUS é por nós, quem será contra nós ? Romanos 8:31-39

Amém ♥ ..
Ednilce Barbosa Rodrigues

Ednilce Barbosa Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 10:15

Olá, bom dia

Efetuei todo o processo de registro/contratação , mas não consegui enviar os arquivos, depois de inúmeras tentativas apresenta erro cns a0511, ainda não funciona para minha tristeza :(

Ewellyn Fabricia Nakashima da Rocha

Ewellyn Fabricia Nakashima da Rocha

Bronze DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 10:43

Bom dia...

Pelo que eu li do manual, as empresas deverão cadastrar procuração eletrônica através de usuário PJ. Quando entramos na Conectividade Social ICP com o e-CPF do sócio de uma empresa, não é como no e-CAC da RFB que tem a opção de perfil de representante da empresa, tem apenas o perfil de Pessoa Física...

Isso quer dizer que todas as empresas deverão possuir um e-CNPJ ou e-PJ, inclusive os escritórios de contabilidade?

Para transmitir SPED se usa o e-CPF, mas para a Caixa deverão também fazer o e-CNPJ?

"Escolha um trabalho que ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida." (Confúcio)
Jéssica Cestaro Migliat

Jéssica Cestaro Migliat

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 11:26

Bom dia ..


alguém sabe me informar se por acaso um empresário individual (contador) que tem um e-cpf, terá que fazer um e-cnpj também? ou pelo fato dele ser uma firma individual sem sócios poderá utilizar somente o e-cpf?

Se DEUS é por nós, quem será contra nós ? Romanos 8:31-39

Amém ♥ ..
ANA MARIA DA SILVA

Ana Maria da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 13:59

Boa Tarde pessoal!

Pelo que pude observar, o Conectividade Social ICP passará a ser obrigatório a partir de 01/01/2012, porém fui informada na Ag. da CEF da minha cidade, que as chave.pri serão "derrubadas" gradativamente, podendo portanto, uma chave ser desativada antes do período estipulado, o que por sinal achei muito estranho, mas ele me disse que é uma medida para que as empresas não deixem pra última hora.
Tenho uma dúvida quanto à seguinte situação: Trabalho num escritório de contabilidade, então, no envio da SEFIP enviarei todas as empresas no cartão do escritório, assim como faço com a chave.pri, somente na hora de fazer a GRRF precisarei dos cartões individuais. Também fui informada de que somente poderão ser utilizados os cartõs e-CNPJ, mas como procederemos com os empregadores domésticos e matrículas CEI? Se não poderá ser utilizado o e-CPF... Liguei na ECONET e o atendente me disse que ainda não saiu determinação quanto a esses casos, que devemos aguardar, mas estou em dúvida... alguém sabe como proceder nesses casos?

Att.,

Angelo Miguel Fonseca

Angelo Miguel Fonseca

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 15:59

Prezados, boa tarde.

O que vale de fato é a circular publicada no Diário Oficial da União. Pela minha interpretação, quem possui a Conectividade Social em disquete pode utilizar-se da mesma até 31/12/2011. Caso o usuario do canal não detenha a versão antiga, deve observar o cronograma abaixo:

EMPRESAS(detendores de CNPJ ou CEI) PRAZO
com mais de 500 empregados de 02/05/2011 até 13/05/2011
com 20 a 500 empregados de 16/05/2011 até 03/06/2011
com 50 a 20 empregados de 06/06/2011 até 01/07/2011
com até 5 empregados 1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 9 de 04/07/2011 até 12/07/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 8 de 13/07/2011 até 22/07/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 7 de 25/07/2011 até 03/08/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 6 de 04/08/2011 até 12/08/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 5 de 15/08/2011 até 31/08/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 4 de 01/09/2011 até 09/09/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 3 de 12/09/2011 até 21/09/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 2 de 22/09/2011 até 05/10/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 1 de 06/10/2011 até 28/10/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 0 de 31/10/2011 até 23/12/2011

Leia a publicação na íntegra:

"http://www.in.gov.br/imprensa/pesquisa/pesquisaresultado.jsp", na parte TERMO escrever "Circular CAIXA nº. 547"

Atenciosamente,

Angelo Miguel Fonseca

ANA MARIA DA SILVA

Ana Maria da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 16:13

Esses prazos serão válidos para inclusões de quem não possui a chave.pri? Ou serão válidos para qualquer inclusão? O calendário é válido para qualquer Agência Certificadora? Os comunicados da Caixa são tão vagos e deixam tantas perguntas no ar...

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 16:26

Complicado lhe dizer alguma coisa Ana Maria da Silva, eu testei aqui este novo Conectividade Social ICP com o Certificado ICP e sabe o que aconteceu? Ele importou automaticamente todas as empresas que já tinham feito a procuração por outorga para a chave .PRI do escritório de Contabilidade, então quer dizer, acho que não teremos dor de cabeça com as empresas que já trabalhamos e sim somente com as novas empresas, acho que é isso, pois pra quê a Caixa vai exigir o Certificado ICP de empresas que já foram importadas pelo Conectividade Social ICP?


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.