x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 78

acessos 29.723

Conectividade Social ICP - Obrigatório 02/05/2011

Alessandro de Oliveira

Alessandro de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 16:41

exato Luciano ele importa automaticamnte as empresas com procuração outorgada, mais segundo guia de orientações disponivel no site da caixa as mesmas só terão validade até 30/06/2011 conforme descrito na pag. 19 do guia.
lê-se
" As procurações migradas terão data de validade única de 30/06/2011, independentemente da data de sua concessão. Após essa data, todas as procurações migradas não poderão mais ser utilizadas."

Alessandro de Oliveira
E-mail: [email protected]
Twitter: @alessandro19
Facebook: Alessandro de Oliveira
ANA MARIA DA SILVA

Ana Maria da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 16:48

Então, pelo que venho lendo ultimamente, todas as empresas são obrigadas a ter seu próprio Certificado ICP, sendo que podemos observar neste trecho... " No novo sistema, o empregador poderá passar procuração eletrônica, com validade de um ano, somente para quem também tenha Certificação Digital, seja pessoa física ou jurídica".
No escritório que trabalho, são poucas as empresas que possuem e-CNPJ, a maioria possui e-CPF, que é mais barato e serve para os mesmos fins (enquanto estava usando somente o departamento fiscal). Quando fui à CEF, me informaram que eu teria que solicitar certificado e-CNPJ para todas as empresas, inclusive Empregadores Domésticos e Matrículas CEI (ainda não sei como). Amanhã vou retornar à CEF para verificar como funcionará este calendário.

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 16:51

" As procurações migradas terão data de validade única de 30/06/2011, independentemente da data de sua concessão. Após essa data, todas as procurações migradas não poderão mais ser utilizadas."


Putz Grilo!!!
Estamos ferrados. Imagina dizer para os nossos clientes, inclusive ME e MEIs com funcionários: -Olha, o governo estará adotando para medidas de segurança a cobrança de R$ 165,00 anuais (valor aproximado do Certificado ICP - válido por 1 ano) somente para enviar o que você tem que recolher de FGTS e INSS.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 17:55

Caros Colegas veja a circular da caixa de hoje:

Senhor Usuário do Conectividade Social,

Falta apenas uma semana para o Conectividade Social se tornar Conectividade Social ICP.

Conforme Circular CAIXA 547 e 548/2011, disponíveis na área de download do sítio da CAIXA (https://www.caixa.gov.br), na próxima segunda-feira, 02 de maio de 2011, o canal Conectividade Social poderá ser acessado com a utilização da certificação digital ICP-Brasil ou a atual certificação em disquete. Veja na tabela abaixo as datas para obter seu certificado digital ICP-Brasil em qualquer Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. Visite o sítio do ITI na internet para conhecer quais são elas (https://www.iti.gov.br).


EMPRESAS (detentores de CNPJ ou CEI) PRAZO
com mais de 500 empregados de 02/05/2011 até 13/05/2011
com 21 a 500 empregados de 16/05/2011 até 03/06/2011
com 6 a 20 empregados de 06/06/2011 até 01/07/2011
com até 5 empregados

1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 9 de 04/07/2011 até 12/07/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 8 de 13/07/2011 até 22/07/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 7 de 25/07/2011 até 03/08/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 6 de 04/08/2011 até 12/08/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 5 de 15/08/2011 até 31/08/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 4 de 01/09/2011 até 09/09/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 3 de 12/09/2011 até 21/09/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 2 de 22/09/2011 até 05/10/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 1 de 06/10/2011 até 28/10/2011
1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 0 de 31/10/2011 até 23/12/2011

O acesso ao novo Conectividade Social ICP será 100% web, por meio do endereço https://conectividade.caixa.gov.br e o novo canal conterá todas as funcionalidades do FGTS disponíveis atualmente no aplicativo cliente do Conectividade Social (CNS) e no aplicativo "Conexão Segura". Por meio de um único ambiente será possível enviar arquivos SEFIP e GRRF, solicitar e receber relatórios, retificar cadastro e comunicar movimentação do empregado, dentre outros serviços.

O uso do SEFIP não teve alteração. No caso da GRRF, uma versão específica para geração do arquivo a ser enviado pelo Conectividade Social ICP já está disponível na área de download do sítio da CAIXA na Internet (https://www.caixa.gov.br).

A procuração eletrônica também foi redesenhada. Agora é possível que o empregador ou escritório de contabilidade conceda procurações eletrônicas aos seus próprios empregados, para que realizem as operações no canal com utilização de seus próprios certificados de Pessoa Física, em nome do concessor dos direitos. Isto reforça a segurança e facilita o acompanhamento do empregador.

Para ter mais detalhes sobre o novo Conectividade Social ICP e aprender como utilizá-lo, acesse o sítio da CAIXA na Internet, opção FGTS, "O que é Conectividade Social", "Conectividade Social ICP" e leia o "Guia de Orientações ao Usuário".

Cordialmente,

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Paulo Nogueira

Paulo Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 08:00

Pessoal, pra quem já está acompanhando a publicação das normas, hoje foi publicada pela terceira vez a Circular CEF 547, que disciplina a adoção do certificado digital no padrão ICP-Brasil. Nesta última publicação foi alterado o cronograma de adoção da nova certificação. Veja a circular no integra em nosso blog:

[url=http://dpontime.blogspot.com/2011/04/republicada-novamente-circular-cef-547.html]

Paulo Nogueira.
auxiliar de departamento pessoal
blog: http://dpontime.blogspot.com/
ANA MARIA DA SILVA

Ana Maria da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 08:51

Ainda tenho dúvidas quanto à emissão do certificado para pessoa física. Tenho muitos clientes de matrícula CEI propriedades ruruais, há proprietários que chegam a ter 5 matrículas, e empregados em todas elas. Será que terei que fazer um certificado para cada matrícula, ou será feito o cadastro pelo número do PIS/NIT? Sendo vinculado neste cadastro as matrículas CEI que o mesmo possui. Tudo muito confuso...

ANA MARIA DA SILVA

Ana Maria da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 10:32

Pessoal, eu dei uma olhada no post do Blog da Zê, e na nota ela colocou assim: ..." Por exemplo, empresas com mais de 500 empregados já devem providenciar o certificado até 13/05. A partir dessa data a Caixa não fará mais o certificado em disquete para essas empresas. Entretanto, as que tiverem o certificado em disquete já feito anteriormente, poderão usá-lo até 31/12/2011."
Isso está tão confuso que eu entendi de outra maneira, eu penso que o cronograma vale para as empresas que possuem certificado em disquete e vão fazer o certificado digital. Pois, as empresas que não possuem nenhum tipo de certificado, a partir de 02/05 já terão que providenciar o certificado digital e não mais o disquete, independente do calendário.
Alguém mais entendeu assim ou estou errada?

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 11:02

A Caixa está tentando reinventar a frase "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?"...
Concordo com o entendimento da Ana, e também concordo com o Desentendimento da Caixa.....rsrsrsrs.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
ANA MARIA DA SILVA

Ana Maria da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 12:26

Rsrsrs... a situação está crítica mesmo... vou na CEF hoje a tarde ver se consigo mais alguma explicação, o que acho difícil, pois me parece que os funcionários estão tão perdidos quanto nós...
Quanto ao tipo de Certificado que o Márcio perguntou, pelo que vi, tem que ser do tipo A3, e-CNPJ. Mas ainda não sei como proceder quanto às matrículas CEI.
Qualquer novidade, posto aqui.

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 13:34

Bom dia,

Só para lembrar aqueles que possuem clientes Pessoa Física a orientar seus clientes que ao solicitarem o Certificado em questão, pedirem para incluir o número do PIS/PASEP no Certificado, pois será necessário para a emissão da procuração eletrônica.

Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 08:41

Bom dia
Para os escritórios que precisam enviar os aquivos do SEFIP na próxima semana, como ficará o certificados, ainda pode ser usado o antigo? ou temos que ter esse novo ?

blza

Marcio Teles
Contador


ANA MARIA DA SILVA

Ana Maria da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 08:59

Bom dia pessoal!

Conforme havia dito, ontem fui à CEF para ver se obtia explicações conclusivas sobre a nova determinação. Porém, a situação foi totalmente contrária, pois quem acabou "ensinando" o funcionário foi eu. O funcionário estava totalmente desatualizado e boiando no assunto. A orientação que tive dele, foi a de esperar, já que conforme a confusa circular, temos o prazo para regularização até 31/12/2011. Ele acredita que saírão novos documentos explicando melhor como funcionará o calendário, e o passo a passo para solicitação do certificado.
Portanto Marcio, acredito que enviaremos no certificado antigo, até que seja definida uma posição esclarecedora pela CEF.
O pior é que temos que esperar, e quando sair alguma coisa, o prazo será menor pra nos regularizarmos.

Qualquer novidade, posto aqui.

Att.,

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 09:48

Bom dia a todos, deêm uma olhada acima , pois o nosso amigo IGOR informou a circular em questão com os prazos de acordo com a quantidade de funcionários.

Amigo Marcio Teles, se você tem certificados para solcitar eu o aconselharia orientar o seu cliente a adquirir logo a Certificação digital tendo em vista que a circular entra em vigor na próxima segunda feira.

Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 10:14

Bom dia
Amigo Fernando Bernardo, observei as datas para emissão dos certificados, para as empresas que vou pedir os CNPJ´s iniciam com o numero 1 e tem apenas 1 (1° algarismo do CNPJ ou CEI igual a 1 de 06/10/2011 até 28/10/2011) se estou certo do que entedi.
Então para evitar custo para a empresa pensei de emitir o certificado antigo ainda, assim quando estiver no prazo pedimos o outro.

Amigo @ Junior @, acredito que sim, todas a empresa serão obrigadas a ter o certificado ICP da conectividade e assim passar a procuração para o Escritório. Conforme descrito no Manual de Orientação ao Usuario : Pagina 18 onde diz Procurações Migradas do Conectividade Social Empregador - CSE

Sobre as procurações, na Conectividade antiga é preciso passar a procuração para da empresa que tem o certificado para o Escritório?
No no sistema da Conectividade vai ser possivel migra essas procurações automaticamente, mas antes acho que devem estar cadastrados no sistema antigo. Tentei fazer isso mas tem um opção para digitar o caminho do certificado, mas o sistema não aceita. Alguem ai já tentou fazer isso ?

Blza

Marcio Teles
Contador


Edvania Pereira

Edvania Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 10:45

Bom dia...estou mto confusa....

Por exemplo aqui na empresa eu tenho o certificado A3, qdo cliquei no link da conectivade ele automaticamente me pediu a senha, logo após solicitou que eu registrasse o certificado na Caixa, não continuei o procedimento por ter uma dúvida, se eu fizer isso será que a contabilidade da empresa conseguirá enviar os arquivos com o .pri ? ou eu vou ter que outorgar pra que consigam?

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 10:50

Bom Dia Edvania, aqui no escritório já utilizamos o Certificado e nada interferiu na chave .PRI, já tentamos testar este novo conectividade, fuçamos bastante e ainda está uma porcaria, mas não houve nenhum impedimento com a chave .PRI, ainda estamos utilizando ele normalmente.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 10:52

Realmente, eu acho que este cronograma vale para quem já possui a certificação antiga.
Suponhamos que uma certa empresa nova com cnpj cujo primeiro algarismo é zero admita 1 funcionario no mês de Julho, mas venha a demiti-lo em Setembro. Como ela podera esperar até o dia 31/10/2011 para fazer a certificação, já que a antiga não será mais feita a partir do dia 02/05?

O que eu entendi foi que, quem tem a certificação antiga devera seguir o cronograma para se adequar a nova certificação. E quem ainda não possui certificação, a partir do dia 02/05 ja poderá fazer a Certificação Digital diretamente sem seguir o cronograma da circular.

VANDERLEI MORAES DE ANGELO

Vanderlei Moraes de Angelo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 11:04

Caros amigos, veja um passo a passo a respeito do registro do conectividade

http://www.gpportal.com.br/2011/04/conectividade-social-icp-como-se.html


E sinto em lhes dizer que cada empresa terá que ter seu certificado digital. Acabei de ligar no 0800 da caixa para esclarecer as dúvidas, e eles me disseram que no caso dos escritórios todas as empresa que necessitarem do conectivadade terão te quer o certificado digital, e através dele conceder a procuração eletronica.

Como dito a cima, o custo será um grande impecilho, pq segundo eles o valor será de 250,00 reais e a caixa mesmo fará as certificados digitais para "facilitar".

Vamos ver no que isso vai culminar.

att

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 11:19

A Caixa está cobrando caro este certificado.... coitados das MEIs com 1 funcionário e as MEs.....

Aqui no escritório nós sempre recomendamos aos clientes a Certisign, pois o preço é bem mais barato, o e-CNPJ tipo A1 custa R$ 165,00 (Lista de preços dos Certificados), se alguém souber outros valores e outras empresas que fazer o Certificado, por favor, postem aqui já que é do mesmo assunto e do interesse de todos nós....
Mas lembrando que este Certificado tipo A1 só é válido por 1 ano, depois tem que renovar e pagar novamente.... Existem Certificados que duram 3 anos, é um pouco mais barato, mas será difícil encontrar alguma empresa pequena que tenha logo de cara R$ 445,00 pra desembolsar....


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Edvania Pereira

Edvania Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 11:21

Obrigada Luciano pela resposta.
Mais uma duvida, alguém teve problema com o .pri neste último mês?
Eu tento acessar o conectivade e qdo vou logar aparece que o certificado não existe, mas quando clico em finalizar, ele simplesmente aparece o tempo para finalização.
Já tentei acessar de outros pc's mas continuou a mesma coisa, só que o escritório de contabilidade conseguiu acesso normal.
Meu antivirus é o avast, já acessei com ele parado, mas mesmo assim ocorre isso.

Obrigada..vcs são lindos!!

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.