Rose
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoPrezados do fórum, se possível gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Minha mãe tem 51 anos de idade, trababalhou registrada com cadastro no PIS por cerca de 6 anos quando era solteira, acho que recebia pouco e até periodo de menor pois era tecelagem, a cerca de 31 anos atrás e pretende se aposentar ao 60 anos de idade. Fomos a agencia da Caixa estes dias e ela inclusive descobriu um fgts antigo de 101 reais. As dúvidas:
1- Ela pode se aposentar com um salário mínimo por idade aos 60 anos ?
2- Caso afirmativo este registro em carteira é válido mesmo sendo a muito tempo atrás quanto tempo e valor, e quais as forma de contribuição? 11%? contribui como facultativo , plano simplificado?
3-Meu pai declara no imposto renda ela com conjugue-depedente pode "abater" esta contribuição a previdencia oficial ou privada ou o fato dela nao possuir renda impede?
4-Seria possivel simular e consultar como nao trabalhador via site do inss ou tem que se dirigir a agencias as contribuições pois antigamente alguma empresas desonestas nao recolhiam?
Desculpe o número de dúvidas, desde já grata.