x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.151

rescisão do contrato

vinicius oliveira

Vinicius Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 15:26

boa tarde,
estou encontrando muita dificuldades com as rescisão de contrato.
como se calcula os valores da rescisão do contrato de trabalho de um empregado com parcelas do seguro desemprego, fundo de garantia e abono salarial?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 20:24

Vinicus, quem avalia os valores e quantidade das parcelas do seguro desemprego, a serem recebidas pelo trabalhador desempregado, será o MTE. Creio que vc está com dificuldade de encontrar os valores para informar no formulário do SD, estou certa? Sendo assim, basta vc ler com cuidado as instruções e irá perceber que deverá informar os últimos 3 salários, basta levantar as informações dos 3 últimos holerites do funcionário. Lembro-lhe que o valor das férias não conta, caso ele tenham gozado férias nos últimos 3 meses que antecederam a demissão.

Com relação ao abono, penso se tratar do 13º salário, se assim for, vc considera o ano calendário, conte 1/12 ávos para cada mês que tenha mais de 15 dias de frequência (mesmo que tenha faltas abonadas). Se o Aviso for Indenizado, será 1/12 ávos de 13º Indenizado, este vc não inclui na contagem dos demais ávos.

Para o Fundo de Garantia vc deve levantar o saldo e calcular a multa de 50% (o empregado saca apenas 40%, os outos 10% ficam pro governo), além, é claro, do FGTS do mês anterior a rescisão que ainda não tenha sido recolhido e mais o FGTS do Aviso Prévio.

Restando ainda dúvidas, por favor, volte a postar com maiores detalhes para que possamos melhor lhe ajudar.

Abraços!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.