Luciana Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 2 , Arte FinalistaBom dia a todos, minha dúvida é a respeito dos direitos que poderia ter e que não são cumpridos pela empresa para a qual presto serviço, segue resumo da situação:
Há 6 anos entrei para uma empresa "familiar", são todos pais e filhos e na minha entrada só havia uma única funcionária que fazia trabalhos gerais, que não era registrada. Comecei a trabalhar em regime de meio-período, com um contrato firmado entre ambas as partes, como desenhista em computador. Alguns meses depois passei a trabalhar período integral, com horário flexível, recebendo semanalmente pelo montante de horas trabalhadas, sem receber sábados, domingos nem feriados e nem intervalos de almoço, somente as horas trabalhadas (variando em torno de 7 horas/dia), e a empresa fornecia almoço no local e condução à parte.
Fiquei 5 anos nesse regime, e há 1 ano, com o crescimento da empresa e a contratação de mais um funcionário, pedimos para sermos registrados. Alguns funcionários optaram por serem mensalista, eu e outros optamos por continuar com os horários flexíveis. No registro consta como horário de trabalho das 8:00 às 18:00 com 1 hora de intervalo, mesmo sendo horistas, mas na realidade continuamos cumprindo 7 horas/dia. A empresa não fornece mais alimentação no local, mas paga uma parte como ajuda de custo e mais a condução.
Agora começam os problemas: a direção da empresa está mudando, e começaram a ser impostas algumas regras, a meu ver, esdrúxulas. Estão fiscalizando o tempo que se passa no banheiro (acima de 5 minutos o funcionário é advertido), é proibido adentrar ao banheiro com celular, o funcionário que cometer acima de 3 erros no mês terá descontado o valor do prejuízo do salário, atrasos na entrada geram penalização (a ajuda de custo da refeição no dia do atraso é descontada) e mais algumas novas políticas. Fora isso, tenho a comentar que, em 6 anos de casa, meu período de trabalho sempre foi ininterrupto, ou seja, trabalho no computador o dia inteiro sem direito a pausa regulamentar, somente com a pausa para refeição. Nunca recebi o pagamento referente aos domingos e feriados. E no local de trabalho o barulho de máquinas pesadas é insuportável, o que causa grande desconforto no final do dia.
Analisando toda a situação, gostaria de saber se possível até que ponto a empresa está correta, e gostaria de saber também meus direitos no caso de um pedido de demissão.
Obrigada a quem tiver a paciência de ler o relato, tenham um bom dia!