Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 118.435

procuração eletrona Conectividade social icp

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 13:20

Por favor, alguém pode me informar passo a passo como faço para fazer a procuração da CEF. Trabalho em um escritorio de contabilidade, o contador tem e-CPF, e tem que fazer as procurações para empresas com empregados para acessar a Nova Conectividade. Mas não estou conseguindo fazer, alguem pode me ajudar? Obrigada

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 14:13

Boa tarde

Acesse o site https://conectividade.caixa.gov.br/ com o certificado da empresa que vai outorgar a procuração para o e-CPF.
Após aberto a site, no canto superior direito tem um campo com as opções empregador e procuração, escolha procuração.
Depois acesse o link "Outorgar Procuração", então informe o CPF do outorgado e serviços que ele terá acesso.

Nota: O e-CPF deve estar cadastrado no sistema da CAIXA antes de outorgar a procuração.

O governo é reflexo de seu povo.
George W

George W

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 23:07

ok, mas não entendi uma coisa - é necessário possuir certificadol digital para outorgar a procuração ? neste caso, todas as empresas (mesmo as sem empregados) terão que ter, para poderem entregar a GFIP ?

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 08:43

Bom dia

Para outorgar a procuração é necessário o certificado, mas para enviar o arquivo não é necessário a procuração.

O governo é reflexo de seu povo.
EDSON NUNES

Edson Nunes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 08:47

Alan, bom dia!

Obrigado pela atenção.


Para enviar o arquivo sefip não é necessário, ok. Mas e para ter acesso a todas funcionalidades do conectividade social ? Movimentação do funcionário, solicitação de extrato, RDT e outras mais? Tem como fazer a procuração por ofício e protocolar direto na CEF?


Desde ja agradeço a atenção


Sem mais


Edson

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 09:01


Sim, para ter acesso aos serviços do conectividade a empresa deverá adquirir o certificado ICP com o NIT vinculado a este.

O governo é reflexo de seu povo.
Samuel Bispo dos Santos

Samuel Bispo dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 junho 2011 | 10:55

Bom dia!

Tenho uma pequena dúvida!

Um dos sócios (majoritário) de uma de uma pequena firma possui "e-cpf", ele pode usando seu "e-cpf" outorgar procuração eletronica na CAIXA para o contador (que possui e-cpf) em nome da firma, ou é necessário que a firma tenha o "e-cnpj" para outorgar essa procuração?

José Gonçalves de Paulo

José Gonçalves de Paulo

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 16:43

Tomara que a FENACON derrube essa exigencia da Caixa, totalmente sem nexo.

Afinal, porque um cliente iria querer tirar um e-CNPJ e depois outorgá-lo ao contador? Melhor entregar o cartão pro contador com senha.

Melhor ainda é aceitar a procuração eletrônica a exemplo da Receita e Secretarias de Fazenda, com a empresa como outorgante (sem o certificado) e o contador como outorgado (esse sim com o certificado).

Me parece mais uma ação conjunta dos certificadores junto ao governo para aumentar sua renda.

B U R R O C R A C I A. Protestemos.

UBIRATAN ALVES DA SILVA

Ubiratan Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2011 | 10:16

Bom dia pessoal, tenho a seguinte dúvida: o empregador doméstico recolheu as contribuições para o INSS e FGTS usando dois CEI distintos para um mesmo empregado. Como fazer para solucionar o problema? visto que o empregado demitido está sem poder sacar o FGTS?
Agradeço a colaboração de todos.

RAFAEL MENDONÇA MARQUES

Rafael Mendonça Marques

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 17:18

Boa tarde, como é duvida de muitos, vamos lá

1º - Para o acesso ao Novo Conectividade Social, é necessário ter o certificado digital ICP o E-CNPJ, pois lá consta os dados éssenciais da empresa.
2º Para aquele que possuem o E-CPF, é necessário que o responsável pelo E-CNPJ, outorgue uma procuração eletronica.
3º Se o sócio somente possui o E-CPF, peça a ele para providenciar o E-CNPj, pois a caixa só aceita certificado digital ICP do E-CNPJ
4º Para os escritorios contabeis, tanto o cartão E-CNPJ quanto o E-CPF podem ser outorgados pelas empresas que possuem cartão E-CNPJ para realizar operações de SEFIP e GRRF.
5º A procuração eletronica poderá ser feito pelo site do conectividade social ICP

Rafael Mendonça Marques
CRC: AM-012689/O-0
CAIO BRAGA DA SILVA

Caio Braga da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 16:04

4º Para os escritorios contabeis, tanto o cartão E-CNPJ quanto o E-CPF podem ser outorgados pelas empresas que possuem cartão E-CNPJ para realizar operações de SEFIP e GRRF.


Acredito que não seja desta forma que funcione.
Estou tentando uma procuração eletronica E-CPF, perante meu cliente E-CNPJ e não consigo pois a caixa diz:

Impossível prosseguir. Não foi possível localizar vínculo empregatício na base do FGTS para um ou mais outorgados/substabelecidos. Por favor, verifique o Manual de Referência. (PROC-0015)

E agora como prosseguir ???

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 16:26

Boa tarde, Caio

Como diz na mensagem, quando for outorgar para CPF, a pessoa titular do CPF deverá ter vinculo empregatício com a outorgada.

Existem três possibilidades:

CPF - Quando o responsável pelo envio é empregado;
CEI - Quando o responsável é pessoa física que presta serviços;
CNPJ - Quando o responsável é pessoa jurídica que presta serviços;


O governo é reflexo de seu povo.
MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:44



caro alan.


ainda nem comecei a fazer os meus, mas me interesei por sua ultima resposta, por favor, me esclareça um pouco mais.

como meu certificado e e-cpf, terei primeiro, que me incluir no sefip/gfip, com vinculo com meus clientes, para so depois poder passar a procuração deles para mim, e isso.

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:58



CARO ALAN.

LHE FAÇO ESTA PERGUNTA, POIS, NO PROPRIO MANUAL DO NOVO CONECTIVIDADE DIZ QUE.

Nesta situação, o sócio jamais deverá entregar o certificado de PJ gerado
para a empresa e a sua respectiva senha ao seu colaborador. Ele deverá
acessar o Conectividade Social ICP e, com uso do certificado de PJ, conceder
uma procuração eletrônica à PF empregada do setor de gestão de pessoas,
para que esta, com uso de seu próprio certificado de PF, realize a transmissão
dos arquivos e outros serviços em nome da empresa.

Da mesma forma, se a empresa do exemplo acima utilizar dos serviços de um
escritório de contabilidade para realizar as transações perante o FGTS, por meio
do Conectividade Social ICP, deverá lhe conceder uma procuração eletrônica,
porém desta vez a procuração será a uma PJ.


COMO SE LER NO MANUAL, A PROCURAÇÃO PARA PF E SO NOS CASOS ONDE A EMPRESA TEM UM FUNCIONARIO NO RH, CONTABILIADE, GESTAO DE PESSOAS, ETC.. RESPONSAVEL PELO O ENVIO DO SEFIP, MAS, FUNCIONARIO, COM VINCULO EMPREGATICIO, QUE CONSTA NA PROPRIA BASE DE DADOS DA CAIXA, NO FGTS, COMO EMPREGADO.

SALIENTO TAMBEM, QUE AS PROPRIAS AUTORIDADES CERTIFICADORAS, JA ESTAO FORNECENDO, VENDENDO, O CARTAO ICP A3 FUNCONARIO, PARA ESSAS EMPRESAS QUE TERAO UM FUNCIONARIO RESPONSAVEL POR ISTO.


DEIXO AQUI ESTA QUESTAO PARA DISCUTIRMOS, POIS ASSIM TODOS GANHAREMOS.

Liane

Liane

Bronze DIVISÃO 3
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 10:02

Bom dia pessoal.....

estou totalmente perdida....

eu sou nova no ramo ... e envio a sefip para uma micro empreendedor... faço isso sem procuração apenas com o disket do conectividade!!!!

na realidade não estou no mercado de trabalho!!!!! eu não vou poder fazer mais isso sem uma procuração?

quais os papeis que a empresa precisa apresentar na agencia da caixa.

desde já obrigada pelos esclarecimentos que virão!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.