x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.549

INSS Obra de Contrução Civil

Sandra Veiga

Sandra Veiga

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 16:22

Tenho um cliente, uma construtora que é responsavel pelo CEI de uma obra. Ele contratou um empreiteira para fazer a obra. Ele gostaria de saber o valor de INSS a pagar da obra para emissão de CND. Pediu o calculo com base nas Notas Fiscais emitidas pela empreiteira apenas. (Obs: sei que é direito da receita a escolha do tipo de cálculo, mas o cliente quer ter apenas uma base de valores)

Seguem os dados:
Valor de mão-de-obra nas NFs = 253.000,00
40% = 101.200,00 x 36,8% = 37.241,60

Seria assim o cálculo?

E em que momento posso compensar os valores pagos em folha de pagamento, mediante GFIP da obra emitidas pela empreiteira?

Seguem demais dados que tenho:
Retenção em NF (11%) - 27.830,00
Valor de salário contribuição informado em GFIP da obra - 113.987,06

Outra dúvida que NÃO tem vinculo com o questionamento acima, no caso da compensação de retenção de INSS retido na nota fiscal, se a empresa é regime de caixa, o valores de retenção na GFIP será informado no mês de emissão da nota fiscal ou no mês do pagamento?

Desde já agradeço a todos,
Sandra

Att.,
Sandra Veiga
Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 24 junho 2011 | 16:58

Boa Tarde Sandra,

Sei que existe varias dúvidas quanto a isso, más cada caso têm sua particularidade, porém existe normatizações que é estipulado pela RFB, aconselho você da uma olha na Instrução Normativa 971/2009.

Quanto a compensação na IN 971/2009, você encontrará também.

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 24 junho 2011 | 17:41

Sandra

boa noite

esta empreiteira entrará na gfip, como tomar de serviços, a construtora
será solidaria com o empreiteiro, pelos recolhimentos INSS, FGTS, neste caso siga as instruções do colega EDER. ele tem mais experiencia neste caso.

att.

valdir a. pinheiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade