x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 30.144

Certificado Digital para filial

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 08:05

Para qual finalidade você precisa do certificado?

Em muitos casos você faz o certificado para o responsável "sócio administardor" e vincula procurações se for preciso.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 10:41

Bom dia, transcrevo abaixo responsta da consultoria da Contmatic, talvez possa esclarecer dúvidas

O Conectividade Social - ICP substitui o antigo Conectividade Social - CNS. Todos os empregadores – tanto os que têm empregados com FGTS ou mesmo somente aqueles que precisam transmitir a GFIP através deste canal, terão que utilizar a Certificação Digital.


Mas para quem precisa representar uma empresa, como é o caso dos escritórios de contabilidade ou até mesmo os empregados do setor de gestão de pessoas que realizam a transmissão dos arquivos e outros serviços em nome do seu empregador, será necessário a "Procuração Eletrônica" que é uma autorização que o usuário do Conectividade Social ICP pode conceder a um outro usuário do canal para que este último possa transacionar em seu nome.



Para conceder e receber procurações eletrônicas, é necessário que tanto o concessor quanto o recebedor detenham um certificado digital ICP válido e estejam registrados no Conectividade Social.



Assim, todos empregadores que transmitem a GFIP por meio do Conectividade Social deverão possuir certificação eletrônica ICP.

O certificado digital ICP pode ser de uma PJ ou de uma PF e pode ser utilizado por empresas ou escritórios de contabilidade. Porém, observa-se que o usuário PF, ou seja, um usuário que acessou o Conectividade Social ICP com uso de certificado cujo titular é um CPF, não poderá outorgar uma procuração eletrônica para uma PJ, pois não há poderes associados originariamente ao seu perfil. Uma PF somente poderá outorgar poderes a uma outra PF, que pode ser restrita ou ampla, de modo que não lhe é possível outorgar poderes a uma inscrição CNPJ ou CEI. Neste caso, em se tratando de empregadores isentos de CNPJ, o ideal é que estes sejam detentores de certificados PJ em que conste uma inscrição do tipo CEI ou CNPJ, com poderes amplos. Poderá ainda, a PF empregadora utilizar um certificado de PF com o CEI nele incluído.


Os certificados que contiverem CEI em seu cadastro serão equiparados a certificado de PJ no Conectividade Social ICP.



Fontes:


Circular Caixa nº 547/2011;

Guia de orientações ao usuário FGTS - Conectividade Social ICP.

(downloads.caixa.gov.br)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 09:44

Olá colegas,

Meu problema: não consigo transmitir Gfip de filial com certificado da matriz, apesar de o 0800 da Caixa me garantir que não se faz necessário um certificado da filial para tal finalidade (diga-se de passagem que este 0800 deveria ser denunciado para todos os PROCON´s do Brasil - ineficiência pura).

Por favor, se alguém consegue transmitir a Gfip de filial com certificado da matriz, me informe para que possamos debater e assim eu descobrir onde estou errando; ou então se não é mesmo possível, fico mais tranquila e pedirei à empresa que providencie certificados para suas filiais.

Grata desde já!

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 10:52

Ola Cassia, eu transmito GFIP das filiais pela matriz sem problemas. Qual erro que aparece? Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 12:58

Boa tarde José Cisso, Eduardo e demais colegas!

Aparece a seguinte mensagem: "Inscrição (CNPJ/CEI/CPF) do responsável difere da inscrição do certificado eletrônico".
Fico super intrigada porque consigo acessar a área "empregador" das filiais com o certificado da matriz, mas não consigo transmitir o arquivo SEFIP.
Já reinstalei o SEFIP e mudei o cadastro do responsável mas não funcionou.
Inclusive tento também utilizar navegadores diferentes e também salvo o arquivo em lugar diferentes, mas nada adianta!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.