x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 13.460

Entrega de SEFIP sem PIS

Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 08:20

Olá amigos, bom dia!

Estou com um pequeno problema e gostaria de uma ajuda de vocês.

Preciso transmitir a SEFIP do mês 02/2012 de uma empresa para emitir o FGTS e o INSS. O problema é que foi admitido um novo funcionário no mês 02 e que ele não possui nº do PIS, pois é o 1º emprego.

No dia 20 do mês passado eu dei entrada na CAIXA para cadastrá-lo. Porém até hoje esse banco não liberou o nº do funcionário...

Neste caso, como devo proceder?

Leandro Melo
[email protected]
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 08:24

Ola Leandro,

Geralmente aqui na minha cidade costuma sair em 2 ou 3 dias o numero do PIS, vá até a agencia da CEF que voce pediu o cadastramento e solicite que eles providenciem imediatamente, senão voce terá prejuizos ao recolher os encargos com multa. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
JOSE EDISON PISSOLATTO

Jose Edison Pissolatto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 08:32

Infelizmente sem o nº do PIS vc não conseguirá fazer nada, a Caixa Economica Federal está 500 anos atrasada no tempo e ainda não disponibilizou um cadastro via Net com numeração saindo na hora, vamos fazer o que né?, temos que se sujeitar a estas coisas arcaicas. Estou indignado, pois não tem Caixa Ec. Federal na minha cidade e tenho que me deslocar até a cidade vizinha um dia para protocolar o pedido e outro para buscar o número.

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 08:46

Bom Dia,

Prezado Leandro,

Como disse o colega, vá até a caixa, urgente.

O que fazer então se a caixa não tiver o numero disponivel?

A minha sugestão.

Nao acho que os demais funcionários devam ficar sem o depósito por causa deste.

Provavelmente voce importa um arquivo do seu sistema de folha para a gfip, e com certeza o seu programa nao deve ter validado o arquivo, desta forma gerando erro na geracao do mesmo.

Nao sei o numero de funcionarios que estamos falando, mas voce tem cinco alternativas:

1) Se o arquivo não foi gerado, dependendo do numero de funcionarios tera que fazer a gfip manualmente, informando os dados dos funcionarios do movimento 1 a 1, com base nos dados da folha de pagamento, e lógico complementando a gfip de fev de 2012, com a adicao deste novo funcionario apos tiver o numero do pis, pagando multa e juros apenas sobre este deposito e nao sobre todos;

2) Se o arquivo foi gerado e voce conseguir importar para a gfip, embore eu ache pouco provavel, verificar se tem como excluir este funcionario do movimento na gfip (se tiver duvidas para fazer isto, talvez tenha que ligar para o 0800 da CEF), se fizer isto ira gerar a gfip, ausente este funcionario, poupara o preenchimento manual, e depois ira gerar a gfip complementar manual, pagando juros e multa somente sobre este deposito, e nao sobre todos.

Tenho informacoes que em alguns programas embora o sistema avise, ele nao entende como erro, gerando o arquivo para a sefip, nao sei se o caso do seu programa/aplicativo, no Microsiga é possível.


3) Aguardar o numero do pis, fazer a importacao do arquivo da folha para o programa sefip, gerar a GRF, pagar atrasado com multa e juros.

4) A ultima opcao, eu nao aconselho é colocar 99999999 no campo do Pis e depois fazer um RDT (documento para retificacao de dados dos funcionarios), mas leva 2 a 3 meses para retificar, nao aconselho isto ratifico, mas existe esta possibilidade.

5) Se gerado o arquivo para a sefip, informe este funcionario com a modalidade de informacao e nao de pagamento.

Nao esquecendo dos efeitos para a geracao da GPS Inss, mas esta é facil, podera gerar no programa GPS da RFB ou GPS On Line, com base nos dados da folha, pois o pis para esta situacao nao importa, e nao tera aí a questao da multa e juros para a Gps Inss.

Por fim, o Pis é documento básico para a admissão, lembrando que o funcionario deve ser registrado em 48 horas do momento que ele inicia as suas atividades, segundo a CLT, tempo suficiente para cadastra-lo no pis.

Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia








1) Se houve outras movimentações, entregue o caged ausente esta informação, proceda com urgência a inscricao no pis deste funcionário, e na sequencia retifique o caged, com o aplicativo acerto do caged.

Agindo desta forma não terá multa para pagar

ou

2) Não entregue o caged, proceda com urgência a inscrição no pis deste funcionário, entregue o caged, emita o darf referente a multa de entrega por atraso.

Salvo melhor juízo, esta são as minhas duas sugestões.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 09:11

Amigos,

Eu liguei mais cedo na CEF para verificar se havia saído o número do PIS do funcionário. A atendente me informou que não possui cadastro dela ainda.

Primeiramente vou lá na Caixa para questioná-los sobre esse problema. Se eu não conseguir resolver nada, acho que irei utilizar a 5ª alternativa que o Claudionei Santa Lucia passou.

Leandro Melo
[email protected]
Leonardo Cugler Nardes

Leonardo Cugler Nardes

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 09:58

Bom dia a todos,

Tenho passado por problemas desse porte também, A caixa diz que o prazo de cadastro de um novo PIS é de 5(cinco) dias úteis, mas não é o que tem acontecido, por várias vezes esse prazo tem sido estrapolado.
A caixa está "anos luz" atrasada nesse quesito de cadastro de PIS. Por quantas vezes vocês não preencheram a DCT corretamente e um funcionário da caixa gerou o cadastro com dados errados e vocês tiveram de corrigir o erro deles?
Eu acho que esse cadastro está nas mãos erradas.
E sobre o cadastro PIS Online?

http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/como_cadastrar.asp

Ligo na caixa e ninguém sabe explicar algo sobre ele, aliás dizem não saber da existência dele.


Você não é obrigado a prometer nada, mas se prometeu cumpra!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.