Gabriel
Bronze DIVISÃO 4 , Programador(a)Olá,
tenho um amigo que me perguntou algo que até então eu nunca passei:
Ele trabalhou durante 1 ano e 4 meses sem registro na carteira.
Começou em 07/01/2011, supostamente como estagiário (sem contrato algum, e nem curso superior). Até o final de 2011 ele teve o salário ajustado de acordo com as horas trabalhadas no mês (4, 6 ou 8 horas, proporcionais sempre). O último salário de 2011 foi R$600. Pegou 10 dias de férias (restando 20 dias).
No ano de 2012, trabalhou até 01/05/2012, todos os meses 8 horas, recebendo 1200, sem carteira assinada ou contrato algum, no último mês de trabalho faltou 3 dias, sendo dois sem justificativa e 1 por morte de seu avô. E outros 6 dias por se recuperar após extrações dentárias que ocorreram em duas semanas distintas.
No dia 20 de abril anunciou que iria sair da empresa, e nào cumpriu o aviso prévio. A empresa ofereceu pagar as férias de 2011 como estagiário (recesso, sem 1/3) e os últimos 4 meses como funcionário (13o, férias proporcionais e 1/3 de férias). Como procedo com o cálculo rescisório deste caso, pois é bem complexo?
Devo considerar todo o período trabalhado como funcionário, ou existe esta história de 'trabalhado como estagiário", mesmo na ausência de contratos e CLT? Qual salário que uso para calcular o valor que ele tem a receber? O último salário (1200), ou 600 para 2011 e 1200 para 2012? O que resta ser pago referente ao primeiro ano trabalhado, supostamente como estagiário?
Obrigado!