Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 31.488

Movimentação FGTS

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 09:17

Bom dia a todos,

Fiz a movimentação de transferencia de um empregado no começo do ano. Esse mês o empregado foi mandado embora sem justa causa, acontece que no começo do ano quando fiz a transferencia e informei na GFIP, o codigo de transferencia caiu no sistema da caixa.
Esse mês quando gerei a chave da empresa em que o empregado trabalhava já constava uma movimentação "N2" com a data da transferencia. A caixa economica analizando o termo de rescisao de contrato verificou que as datas não batem, a data da saída com a data da movimentação, só que eu fiz uma anotação na CTPS do empregado informando a transferencia com as datas corretas.
O atendente da caixa não quer liberar os valores do FGTS.
Pergunto:
Ele não está sabendo analizar a documentação corretamente verificando a anotação de tranferencia, olhando no sistema a movimentação no periodo da transferencia ou eu informei algo errado. Lembrando que na epoca em que houve a transferencia dele eu não gerei chave, o codigo caiu no sistema da caixa pela GFIP.

Att,

Ivanil Ribeiro

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 09:24

Amigo, o que acontece é má vontade do atendente, peça para o mesmo dirigir-se a outra CEF e tentar sacar novamente o FGTS, caso isso ocorra novamente, faça uma exclusão da movimentação na CEF e faça novamente a movimentação com a liberação do FGTS, talves tenha que também liberar o FGTS da empresa de onde ele foi transferido

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 09:38

Fabio bom dia.

Fiz a liberação do FGTS da empresa para onde ele foi transferido com o Codigo de saque I1, com data da saída correta.
Como na movimentação do FGTS da empresa antiga não tem a opção de saque "N2", gerei a chave com código I1 também mas como ja tinha sido informado a transferencia na GFIP, a data da saída ficou como se fosse a data da transferencia no código I1.

Att,

Ivanil Ribeiro

Vanessa Koening

Vanessa Koening

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 21:07

Boa Noite,

Presenciei a seguinte situação: O FGTS que era recolhido com uma chave na empresa X no RS passou a ser recolhido por outra chave em SP pela mesma empresa X mas que foi comprada pela empresa y. A funcionária que continua sendo da empresa X foi demitida e a empresa X só lhe forneceu a chave do FGTS de SP. A empresa X fará a homologação no sindicato e pedirá que a funcionária assine um termo onde está ciente que a empresa X lhe fornecerá a chave do RS em outra data para a retirado do FGTS. Esse procedimento está correto?

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 08:21

Pois é, o procedimento está correto.
No caso que citei acima a Caixa pediu para que eu fizesse uma RDT excluindo a movimentação da transferencia do empregado pois eles alegam que eu gerei chave com data errada na epoca da transferencia, como se ele estivesse saindo da empresa, sendo que eu não fiz isso.
Dessa forma, acredito que para que não haja mais esse transtorno eu não devo informar as transferencias dos empregados na GFIP (o que seria errado) porém a propria Caixa Economica não facilita a nossa vida.

Um Abraço

KAYNARA

Kaynara

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 16:06

Olá... Aconteceu aqui da seguinte foma
Funcionário transferido cód N2 e recentemente foi demitido. Então ao entrar na conectividade na 1ª empresa tem um saldo de FGTS para liberar. AO tentar gerar a chave aparace codigo de movimento N2.
Minha dúvida : Na parte dados para movimentação do trabalhador, o que colocar? Qual cód de movimentação e qual código de saque? Dados da transferência ou da rescisão?

Sds

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 16:35

Kaynara, boa tarde.

Isso aconteceu comigo, tive que fazer uma RDT excluindo a movimentação com o Cod. N2 e a data de movimentação da época da transferancia.
Depois que essa movimentação saiu do sistema da Caixa, tive que informar a dispensa com a data certa e codigo i1.
O atendente da Caixa dizia que eu já tinha movimentado a conta do empregado (cod n2), que a movimentação nao batia com o Termo de Rescisão, por isso fiz a RDT.

Att,

Ivanil Ribeiro

KAYNARA

Kaynara

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 16:56

Boa tarde!!!!!
Entendi. Como terei que excluir mesmo farei a chave com o cod n2 data da movimentação , sendo a data da trasnferencia e cod I1 01. Vamos ver o que a caixa vai informar.

A chave da empresa que ele foi demitido já emiti.

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade