x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.213

Recolhimento INSS em atrazo.

Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 14:30

Oi .

Trabalhei em varias empresas entre 98 e 2005, porém as empresas não recolheram os inss que eram descontado em folha. Totalizando 6 anos de trabalho em CTPS. Gostaria de saber se teria algum problema se eu recolher estes inss em atrazo com multa e juros por minha livre expontanea vontade?
se sim faço as guias em nome das empresas qua trabalhei?


Abraços.

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 14:42

Olá

Procure o INSS e se informe sobre isso, pois se a empresa descontou e não recolheu, apropriou-se indevidamente de um valor que não era seu, enganando vc a própria previdência e o FGTS.

Boa sorte...

At

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
MONIQUE SERAFIM SILVARES

Monique Serafim Silvares

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 14:53

Luciana, já aconteceu comigo isso

a orientação q obtive o INSS, foi q isso não prejudicará nada em minha futura aposentadoria. se for isso q vc esteja pensando.

pq foi recolhido de mim, quem está devendo, não sou eu mas sim a empresa.

o INSS vai cobrar da empresa,

Agora caso vc quiser apressar está cobrança, basta vc ir na Justiça do trabalho e entrar com uma ação.

Eu não coloquei, mas uma funcionária depois de mim, colocou na justiça.

e hj ela teve q pagar, pq mem no meu tempo ela tinha guia paga.

e vc não sabe da maior. teve q pagar de uma só vez, pq caso ia penhora suas coisas.

abç.

MONIQUE SERAFIM SILVARES

Monique Serafim Silvares

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Sábado | 15 setembro 2007 | 13:37

não

mas se vc quer ter uma segurança, vc entra em contato com a contabilidade da empresa é pede a relação de salário de contribuição do INSS, referente ao periodo trabalhado.


aqui em são mateus, nas homologações é solicitado essa relação, para a segurança do funcionário na aposentadoria.

em sua recisão vc não recebeu, esta relação, caso não, peça a contabilidade que eles irão te fornecer.

abç e bom final de semana.

MARCELE SAUSEN

Marcele Sausen

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 17 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2007 | 08:23

é eu tbem sabia q era assim...
mas meu pai se aposentou a pouco tempo, e pra ele se aposentar ele teve q pagar o inss q tava em aberto num periodo em q ele era funcionario e nao recolheram.
achei estranho, mas só assim ele poderia se aposentar...claro ele falou com o ex-patrao e ele pagou essa parte...mas teve q ser pagar...

MARCELE SAUSEN
EMAC CONTABILIDADE
MONIQUE SERAFIM SILVARES

Monique Serafim Silvares

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2007 | 08:48

Marcele, o seu Pai não era obrigado a pagar, ele na verdade pagou em duplicidade. na época do contracheque e agora.
era só ele procura um tribunal do MTE q eles iam intimar a empresa para ser resolvido este transtorno.

Por isso q as homologações aki em São Mateus, pedem a relação de salarios de Contribuição, para evitar esses trantornos.

pq com esta relação é a prova q foi recolhido pela a empresa o valor referente ao Inss.

abç

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade