Paulo Renato Martins Vieira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde.
De repente "brotou um pepino" na minha mesa. Um cliente produtor rural recém-chegado ao escritório transferiu o departamento pessoal de sua propriedade para nós e, dentre outros fatores, notamos incorreções, as quais destacarei as mais graves:
1- Matrícula CEI gerada incorretamente (que foi cadastrada incorretamente como empregador doméstico, com CNAE de serviços domésticos e natureza jurídica idem);
2- Os funcionários foram registrados sob esta mesma condição, como empregados domésticos, quando na realidade deveriam ter sido registrados como trabalhadores rurais.
A situação é bastante incomum, visto que o registro foi feito a quase dois anos (!!!). Dessa forma, queria saber dos colegas deste fórum, quais providências devo tomar para sanear os problemas acima descritos, de modo a enquadrar tanto a CEI quanto os empregados nas características e funções corretas, em conformidade com a atividade do produtor rural.
Pergunto, também, com relação às alterações que devem ser feitas perante o MTE, INSS e CEF. Quais devem ser feitas e como proceder para tanto?
Desde já agradeço a ajuda que puderem me dar.
Guareí - SP