x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 9.921

Bianca Crema

Bianca Crema

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2007 | 08:52

Bom dia Senhores Consultores

Estou com a seguinte duvida:
No pedido de demissão do funcionário, quando o mesmo não vai trabalhar, ou seja o AVISO será descontado, preciso calcular média das horas extras, como faço com 13º e Férias???

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2007 | 09:04

Bom dia Bianca!!

AVISO PRÉVIO - CÁLCULO

"Aviso Prévio Trabalhado

No caso do aviso prévio trabalhado, a remuneração corresponderá à que o empregado fizer jus durante o respectivo prazo.

Aviso Prévio Indenizado

O aviso prévio sendo indenizado, a base de cálculo é o último salário percebido pelo empregado.

ENCARGOS SOCIAIS

O aviso prévio trabalhado, que é considerado de natureza salarial, sofre incidência do INSS, IR-Fonte e recolhimento para o FGTS.

Sobre o aviso prévio indenizado não há incidência do INSS e IR-Fonte, somente se realiza o recolhimento para o FGTS.

NOTA: A Secretaria da Receita Previdenciária através da instrução normativa (IN) 20/07, revogou os incisos V e letra "f" do inciso VI do artigo 72 da IN 3/2005, os quais mencionavam que não integrava a base de cálculo para contribuição do INSS o aviso prévio indenizado e o 13º salário indenizado.

O Decreto 3048/99 (Regulamento da Previdência Social) estabelece a não incidência do INSS sobre o aviso prévio indenizado e respectiva parcela do 13º salário.

Portanto, atendendo à hierarquia legislativa, uma Instrução Normativa não poderia alterar um Decreto presidencial. Por este fato, entendemos que permanece a não incidência da contribuição previdenciária sobre tais verbas."

PS: Algumas CCT rege base de cálculo sobre os últimos 6 meses, procure se informa.

abç!!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Zilva Candida

Zilva Candida

há 17 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2007 | 09:13

Bianca, me desculpe, lendo com mais atenção sua pergunta, vejo que me enganei na resposta.

Sim, deverá encontrar a média salarial, procure saber o que rege a CCT da categoria.

"As horas extras, conforme ampla jurisprudência, deve integrar o pagamento das demais verbas contratuais e rescisórias, pela média física duodecimal das horas extras trabalhadas.

Sendo assim os reflexos são calculados apurando-se inicialmente a média das horas extras trabalhadas em cada período aquisitivo, para depois valoriza-las pelo salário da época do pagamento da verba principal, com os respectivos adicionais que foram devidos.

Exemplo: o empregado durante o período de Jan à Dez trabalhou 282,00 horas extras com o adicional de acréscimo de 50%.

= 23,50 média de horas extras (282,00 / 12 meses)

Salário Hora no mês do pagamento do 13º salário = R$ 3,52

= 3,52 salário hora
= 5,28 salário para hora extra c/ 50%
* 23,50 média de horas extras
= R$ 124,08 Valor do reflexo das horas extras a ser pago no 13º salário"

abç!!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Zilva Candida

Zilva Candida

há 17 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2007 | 09:45

Sim, mesmo quando se trata de pedido de demissão, você deverá encontrar a média salarial.

Zilva

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3 , Chefe Pessoal
há 17 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2007 | 22:50

Não. Você descontará dele com relação ao Aviso Prévio (que não fora trabalhado) o equivalente a um salário dele sem acrescentar média de variáveis (HE, Comissões e RSR)

"A falta de aviso prévio por parte do empregado que pretene desligar-se da empresa dá ao empregador o direito de descontar o saldo de salários correspondentes ao prazo respectivo. Entendo, aqui, que o empregador só poderá descontar do empregado os salários do período mencionado e não outro tipo de verba, como férias, por exemplo"

Retirado de Comentários à CLT. Marings, Sérgio Pinto. 11ª Ed. 2007.

Você deverá apurar as médias das variáveis para cálculo do 13º, férias + 1/3, porém o desconto do aviso prévio é sobre apenas o salário fixo

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Zilva Candida

Zilva Candida

há 17 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2007 | 10:29

André, eu já tinha conhecimento do que foi postado por você, e bem lembrado...quando me referi

"Algumas CCT rege base de cálculo sobre os últimos 6 meses, procure se informa."
, geralmente o aviso prévio também é incluso nessa média;

"CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - HORA EXTRA DO COMISSIONISTA
O cálculo do adicional de horas extras para aqueles empregados que recebam exclusivamente à base de comissão ou salário misto, no tocante a parte variável, será feito tomando-se por base a comissão do mês anterior a realização das horas extraordinárias.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - MÉDIA DO COMISSIONISTA
Os empregados comissionistas terão a média salarial calculada pelos 12 (doze) últimos meses para pagamento de férias, 13° salário e do aviso prévio."

Portando, quando se tratar de salário fixo, sem parte variável, o aviso prévio, trabalhado ou não, por demissão ou por pedido, será por este pago ou descontado.

Tenham um ótimo dia!!

Zilva

Zilva Candida

Zilva Candida

há 17 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2007 | 19:35

Guido, o empregado quando não cumpre o aviso, o mesmo indeniza o empregador, pelo menos é o que diz na legislação.

Isso mesmo Patrícia!

O desconco será apenas do aviso prévio!

abç!

Zilva

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 17:06

Olá

Como o aviso prévio vence em 20 de setembro, a folha de pagamento será normal de 30 dias, e de 20 dias de saldo de salário em setembro.

Aviso prévio significa apenas um título, pois corresponde a 30 dias trabalhados, ou seja, 10 dias de aviso em agoato mais 20 dias em setembro.

At

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade