Talita Maeli Alves Sousa
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)Olá amigos do fórum, gostaria de saber o que é FAT (Fundo de amparo ao trabalhador),e em que ele interfere no cálculo da GPS. Desde já agradeço.
respostas 6
acessos 5.682
Talita Maeli Alves Sousa
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)Olá amigos do fórum, gostaria de saber o que é FAT (Fundo de amparo ao trabalhador),e em que ele interfere no cálculo da GPS. Desde já agradeço.
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Talita, tem uma confusão aí. O FAT não tem relação com a GPS. O que tem é o "RAT" e o "FAP". Nesse link, tem os conceitos de cada um:
clique aqui
Mikael Oliveira
Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)Talita Maeli Alves Sousa, se vc estiver se referindo ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), este sim tem relação com a GPS e com o FGTS.
As informações sobre o PAT estão na página: http://portal.mte.gov.br/pat/
O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT é um programa governamental de adesão voluntária, que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda.
A parcela do valor dos benefícios concedidos aos trabalhadores paga pelo empregador que se inscreve no Programa é isenta de encargos sociais (contribuição para o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço – FGTS e contribuição previdenciária). Além disso, o empregador optante pela tributação com base no lucro real pode deduzir parte das despesas com o PAT do imposto sobre a renda.
Luiz Videres
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia,
estou com uma dúvida no RAT x FAP. Administro uma empresa de construção civil recém constituída em FEV/2013, o valor da RAT é de 3%, mas não consigo saber o valor do FAP.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Aguardo!!!
José Irineu F. Neto
Ouro DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia,
Estou com duvida em relação o FAT para empresa construção civil optante pelo simples cnae 4330401.
Verifiquei no clique aqui
Se existe aliquota fat 0,02? Pois rat para essa atividade 3,00.
Desde já agradeço a orientação dos colegas de profissão!
Irineu
Laís de Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalBom dia,
Você está com duvida no FAP da empresa.
Para consultar o FAP da empresa você deve entrar neste site:
https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml
Digitar o CNPJ e senha (a mesma senha utilizada no site da receita federal) aí você vai obter a aliquota do FAP a ser utilizada pela sua empresa.
José Irineu F. Neto
Ouro DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia Laís,
Obrigado pela ajuda!
Sds...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade