Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 1.937

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 15:42

Boa tarde, por favor preenchi a CAT e imprimi seis vias, ja preenchi o campo das informações do atestado médico(não preciso que o médico assine, visto que vou enviar o atestado junto) correto?
2º Cadastrei e ja tenho a impressão das seis vias com o nº da CAT, agora qual seria o meu proximo passo, visto que só poderei preencher o auxilio doença no dia 06/03, pois o acidente ocorreu no dia 19/02.
É a primeira vez que preencho podem me ajudar?
No aguardo obrigado.

Inês Zanotti
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 18:47

Ines, boa noite, e importante o medico assinar, haja visto que a cat e um documento de suma importancia, a empresa emitindo está assumindo o acidente, e nem sempre o medico que forneceu o atestado esta de acordo com a cat, os quinze primeiros dias cabe a empresa pagar, a partir do 16 dia ficará a cargo do inss, no 16 dia a empresa atraves do site https://www.inss.gov.br, no campo agencia eletronica do empregador, agendara uma pericia ou ligar no 135, depois entregará ao empregado o comprovante da agenda da pericia, (nele constará dia, hora e local) o empregado deverá chegar uma hora antes do agendamento, munido da ctps, comprovante de residencia, cat, exames, laudo medico, no mesmo dia o inss entregará ao empregado o carta de afastamento onde estará mencionado a data de retorno ao trabalh e o codigo de afastamento, se b-91, inss considerou como acidente de trabalho, se b-31 considerou como auxilio doença, o empregado deverá entregar na empresa, e antes do retorno ao trabalho o empregado deverá consultar seu medico para ver se estará ou não apto ao trabalho, se positivo o mesmo passará pelo medico da empresa onde o mesmo(medico) expedira o A S O, se negativo o empregado deverá comunicar a empresa e atraves do telefone 135 (inss) agendará novamente a pericia, o processo e o mesmo. o empregado terá estabilidade de no minimo 12 meses apos o retorno ao trabalho, (conforme carta do inss), nesse periodo de afastamento a empresa deverá recolher o fgts., espero ter te ajudado

Inês

Inês

há 12 anos Terça-Feira | 5 março 2013 | 10:16

Carlos bom dia, muito obrigado ajudou sim e muito, só mais uma duvida, o funcionário deverá levar as 6 vias para o médico assinar e eu é que deverei enviar a via a cada orgão? se sim devo levar pessoalmente?
No aguardo obrigado

Inês Zanotti
Consultor Especial

há 12 anos Terça-Feira | 5 março 2013 | 11:02

Bom dia, Ines, o bom e voce mesmo colher assinatura do médico, depois entregar as vias e reter uma (xerox), com ciencia do empregado,exemplo
no verso, ele(empregado), mencionará, recebi as 06 vias, no dia xxx as xxxxx, . assim voce terá um recibo que foi entregue, na sua cidade eu não sei como é feito, aqui em São José o empregado antes de ir ao inss, ele entrega em um orgão especifico e esse orgão e que agenda junto ao inss., e bom voce consultar o seu depto medico, eles irão te ajudar.ok

Inês

Inês

há 12 anos Terça-Feira | 5 março 2013 | 13:28

Boa tarde , Carlos a minha duvida agora é: de quem é a obrigação de enviar as vias da cat?
A CAT deve ser preenchida em 6 vias: a 1ª vai para o INSS; a 2ª ao empregador; a 3ª ao segurado; a 4ª ao sindicato; a 5ª ao SUS; a 6ª a Delegacia Regional do Trabalho.
Obrigado e me desculpe tantas perguntas rs

Inês Zanotti
Consultor Especial

há 12 anos Terça-Feira | 5 março 2013 | 18:06

Ines,acredito eu que a empresa possui serviço medico terceizado ou próprio, eles sabem dizer haja visto que cada cidade tem um sistema, aqui na cidade onde resido/trabalho esse orgão chama-se Saude do Trabalhador, somente para acidente do trabalho, o empregado acidentado e encaminhado a esse orgão e eles mesmo marcam a pericia junto ao inss e protocolam as vias da cat, ok.
Aproveitando, quando acontece o acidente de trabalho, e bom a empresa dar toda a assistencia,(agendando junto ao orgão, levando o mesmo as consultas, pericias, na compra de medicamentos, sendo esse por conta da empresa, desde que aprovado pelo medico), assim o empregado e a familia do mesmo se sentirá tranquila e segura., ok...

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1 , Chefe Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 16:42

Boa tarde!
Alguem pode me dar uma mão, estou com uma dúvida com relação a CAT?
O funcionário sofreu uma queda e qebrou o punho, o primeiro atendimento foi na minha cidade, mas como teria que fazer uma cirurgia foi encaminhado para cidade vizinha. O médico que atendeu inicialmente não forneceu atestado médico, pois encaminhou o paciente a outro hospital.
O medico que atendeu na cidade vizinha disse que só da o atestado depois que o paciente tiver alta.
Bom, preenchi a CAT inicial com as informações que sabia, falta somente as informações do atestado!
Mas se o médico só me liberar esse atestado com uns 5 ou 6 dias, isso pode me trazer problemas, ou a Cat inicial ja indica que vou comunicar o acidente na data correta?
Por favor, alguem pode esclarecer!!!!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 16:49

Cassio, o correto é enviar a CAT na data do ocorrido, porem sempre discutimos a dificuldade de fazer isso devido ao atestado sempre chegar dias depois, então pelo que vejo a maioria dos colegas também envia atrasado, já que é a unica maneira. faça assim, pois enviando de forma espontânea não ouvi alguém dizer que teve problema.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1 , Chefe Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 17:12

Ok. obrigado Willian!
Só uma pergunta, a data que aparecerá na Cat, é a data da Cat inicial, ou será a data do dia que enviei a Cat, depois do colocar os dados do atestado médico?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade