x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7.811

acessos 2.060.105

Empregador Web - Seguro Desemprego online

DANILO OLIVEIRA SILVA

Danilo Oliveira Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Meio Ambiente
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 20:35

Ola,
Boa noite

Tenho uma duvida que esta me deixando aflito.

Fui dispensado da empresa que trabalhava a 11 meses, no dia 30 de novembro, apos minha rescisão, saque do FGTS, procurei o SINE para dar entrada no seguro desemprego, mas fui informado que eles estariam de recesso e so retornariam no dia 05 de 2015, procurei novamente o SINE na data, e fui informado que esse serviço so estará disponível em 02 de março de 2015. Gostaria de saber o que faço nessa situação, se ainda tenho direito ao seguro.


Se alguém puder me ajudar fico grato.

JAQUELINE VIEIRA

Jaqueline Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 10:43

Bom dia Galera!

Consegui fazer o seguro-desemprego web de uma empresa que possui certificado digital, porém não sei se fiz certo. Fiz assim:


- cadastrei a empresa
- cadastrei como gestor o sócio responsável e entrei com o certificado digital
- em seguida fui em requerimento - importar arquivo

E só.

A minha dúvida é: Preciso imprimir esse requerimento que saiu e anexar aos documentos dele?
Sendo online ele precisa agendar no MTE para dar entrada?

Outra dúvida pessoal, como disse importei do meu sistema e ao importar não abre nenhuma janela para conferirmos se foi tudo certinho, resultado: importei o requerimento com dados errados. Os valores que estavam no meus sitema de folha quando importei para o seguro web eles inverteram tudo. Ex: mês 11 = R$00000955,44 foi trasmitido como R$ 95.544.000,00.

Tentei cadastrar o mesmo funcionário na esperança de ser como a Gfip que vale o último que transmitiu mais diz q o seguinte "Só é permitida a inclusão de um requerimento por dia para um mesmo trabalhador"

O que faço?
Estou meio que desesperada agora.


Helppp

ERIKSON FLORÊNCIO DE ARAUJO

Erikson Florêncio de Araujo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 08:28

Estou com uma dúvida. Tenho uma empresa que possui o certificado digital e-cnpj. Quando fiz o cadastro, coloquei o sócio responsável pelo token como gestor. Mas como a empresa é grande o token não poderá ficar no setor de RH, pq os demais setores utilizam muito o certificado.

A responsável pelo RH da empresa possui um E-CPF. Quando fiz o acesso com o token dela, não permitiu o acesso pq o CPF do responsável é diferente do CPF do gestor. As minhas dúvidas são as seguintes:

1) Posso alterar o cadastro da empresa e colocar a responsável pelo RH como Gestora, para que tenha acesso ao MTE como o E-CPF dela?

2) Existe alguma implicação legal em colocar a responsável do RH como Gestora no sistema do MTE?

3) O e-cpf da responsável pelo RH funcionará normalmente quando fizer o acesso ao sistema do MTE?

4) Preciso pegar uma autorização do Ministério do Trabalho para fazer esta alteração do Gestor e tenho que levar um formulário assinado pelo novo gestor, mas o posto de atendimento de minha região não sabe nada sobre isso, existe uma outra solução para o problema, que seja resolvido direto na internet?

Se alguém puder ajuda, desde já agradeço.

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 09:44

Isabela, bom dia!

Antes uma informação importante, "A procuração é quase o mesmo procedimento do Conectividade Social ICP, ou seja, a empresa/ cliente, quem deve cadastrar, se forem fazer isso será necessário o certificado digital deste cliente."

Para fazer isso através do certificado digital é simples:
1º Cadastrar a empresa/ gestor (lembrando sempre com o CPF do responsável do certificado digital da empresa em questão).
2º acessar ao sistema "com certificado";
3º Clique na opção, administração/ manter procuração/ cadastrar procuração/ pessoa jurídica;
4º Insira o CNPJ da contabilidade e clique em cadastrar;
5º Confirme o cadastro e fim.

Agora se a empresa não possuir o certificado digital você pode fazer o processo manual:

1º Cadastrar a empresa/ gestor (lembrando sempre com o CPF do responsável da empresa).
2º acessar ao sistema "sem certificado";
3º Clique na opção, administração/ manter procuração/ cadastrar procuração/ pessoa jurídica;
4º Insira o CNPJ da contabilidade e clique em cadastrar;
5º Confirme o cadastro.
6º Preencha a procuração (o modelo está na circular 29 do MTE);
7º Leve a procuração com firma reconhecida da assinatura do sócio até um posto do MTE para que liberrem a outorga do seguro desemprego WEB.


Eu ainda não exclui nenhuma empresa/ gestor, então não sei dizer o procedimento, mas consta no manual, quanto a procuração já cadastrada pelo acesso "sem certificado", será necessário ir até um posto do MTE para excluir isso, ou é só concluir o processo conforme o procedimento acima.


Sobre o erro: Número de inscrição não pode ser o mesmo da empresa logada.


é como mencionei acima, você não pode gerar procuração para você mesmo, pode fazer isso para o escritório contábil, ou para o contador (pessoa física).



Perguntas seguintes:


Danilo, muito estranho, lhe indico procurar outro posto de atendimento.



Jaqueline Vieira:


Preciso imprimir esse requerimento que saiu e anexar aos documentos dele?
R- Sim. este é o requerimento que será apresentado para solicitar o benefício.

Sendo online ele precisa agendar no MTE para dar entrada?
R- por enquando não tem agendamento, o processo é o mesmo do formulário antigo.

Quanto a informação errada, é isso mesmo, não tem como excluir, eu tenho preenchido manualmente, não estou confiando nas importações do meu sistema (rs).


Erikson:


Acredito que seja possível cadastrar com o e-cpf, mas é necessário verificar o Manual, o único alerta é, tudo que você faz com o certificado digital fica em responsabilidade dele, ou seja, se houver uma fraude, ele quem responde por isso.

Bom, pessoal eu sou usúario e postei o que fiz até o momento, espero ter ajudado.

ISABELA HERNANDES DE FREITAS

Isabela Hernandes de Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 10:00

Raphael Teixeira Lins Bispo, só você pra me salvar !!!!

Porque aqui é complicado, rs.

Acho que estou no caminho certo. Vamos ver se entendi.

Processo manual:

Fiz o cadastro do gestor no nome da empresa Thermosud que é nossa cliente, então agora eu faço a procuração em nome aqui do escritório de contabilidade é isso??? Posso fazer a procuração no CPF do contador ou tem de ser no CNPJ do escritório de contabilidade?
Levo a procuração no MTE e espero eles liberarem o acesso.

É isso?

Você tem o modelo da procuração? Não estou achando.

___________________________
Isabela H. Freitas
Skype: isah.hfreitas
Facebook: https://www.facebook.com/isahfreitas


"Se você não pode controlar o vento, ajuste as velas!"
ISABELA HERNANDES DE FREITAS

Isabela Hernandes de Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 10:33

Eu estou lendo o manual e pelo que entendi se fazer o cadastro da empresa gestor pelo certificado digital é mais fácil, não precisa fazer a procuração e levar no MTE é isso??

Só que não estou entendendo como cadastro com certificado, eu vou em cadastrar gestor, preencho todos os dados e depois na hora do login é que vou na opção de entrar com certificado??

estou tentando aqui e não está dando certo...

___________________________
Isabela H. Freitas
Skype: isah.hfreitas
Facebook: https://www.facebook.com/isahfreitas


"Se você não pode controlar o vento, ajuste as velas!"
CRIS TALITA

Cris Talita

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 11:45

o que me preocupa e que cada vez mais os órgãos públicos estão jogando essas responsabilidades na empresa e automaticamente no Escritório de Contabilidade, esse é o direito do funcionário, na minha opinião ele que corra atrás, agende, espere, e tudo mais, não deveria ser feito esse requerimento dessa forma, e sim como era antes.

Regina Santos

Regina Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 12:41

Flor Cerqueira Vianna boa tarde vc que ja teve problemas com cadastro e senha como vc resolveu a situação? no meu caso o cadastro foi efetuado por outra pessoa que ja não trabalha mais conosco a alguma tempo e este mesmo email foi cancelado por falta de uso e não sei nem qual era o nome de usuario da empresa

Regina Pires
Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 16:36

Cristiane Talita da Cruz Benites,

Fiz o teste e consegui baixar o manual daqui, mas você pode tentar baixar neste link http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/seguro-desemprego.htm
(está no final da página)


Isabela, o modelo de procuração também está no link acima (circular 29)

É só preencher conforme o modelo, no caso é a empresa/cliente, outorgando poderes para o escritório contábil, será necessário preencher o CNPJ e o CPF do gestor que você cadastrou para contabilidade.

Sobre o melhor jeito de fazer isso é com certeza pelo certificado digital, pois você não precisa ir no MTE, como mencionei no procedimento após confirmar a outorga o processo está concluído.
mas lembrando para fazer com o certificado preciso desde o início logar "com certificado", creio que está seja a prática mais usual, faça todos que puder somente acessando com o certificado.

Ah, um detalhe importante, uma vez que você fizer a procuração SEM certificado, não poderá substituir até concluir ou excluir o processo no MTE, ou seja, é essencial se atentar a isso.


Regina Pires

Você já tentou cadastrar a empresa novamente?

Evangelina Reis

Evangelina Reis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 17:27

Boa tarde!

Fiz o cadastro de uma empresa com certificado digital já fiz a procuração também mais quando tento importar o arquivo gerado pelo meu sistema (Alterdata) aparece a informação: Falha na importação. A empresa informada no arquivo não confere com a empresa representada pelo usuário.
Alguém sabe o que devo fazer?

DALVA TELES FERREIRA

Dalva Teles Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 20:52

Boa noite, já li muito a respeito e ainda estou com dúvidas: Fiz o cadastro do gestor no nome da empresa que é nosso cliente, com Certificado E-cnpj , agora faço a procuração em nome aqui do escritório de contabilidade é isso??? Posso fazer em nome do contador com o seu E-cpf? Ele já tem procuração da empresa para o seu Certificado para RFB e Caixa, mesmo assim deverá fazer o procedimento de procuração? Mas a mesma será eletrônica, não deverá ser encaminhada para o MTE , correto ou não?
Por favor se alguem puder me ajudar.
Grata
Dalva

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 12 janeiro 2015 | 09:13

Pessoal, bom dia!

Antes de iniciar qualquer procedimento, leiam o Manual, lá explica desde o cadastro inicial (clientes e contabilidade) , também leiam as respostas anteriores, pois essas dúvidas já foram colocadas neste tópico, acredito que assim será mais rápido de solucionar.

Quanto a procuração para pessoa física no manual (Página 32) consta que o cadastro deve ser feito no MTE.

Cadastrar Procuração de Pessoa Física
A Procuração de Pessoa Física: é a procuração dada pelo usuário-Gestor de uma empresa (cadastrado no sistema como tal) a um operador ou autorizado (PF) para executar as atividades de cadastro e envio de requerimentos do Seguro-Desemprego para o MTE.
O usuário-Gestor da empresa deve cadastrar a procuração de Pessoa Física, informando dados do procurador, ou que serão por ele utilizados, para os campos apresentados no formulário exibido na Figura 19. Observe que o procurador Pessoa Física, deve ser cadastrado com os dados, inclusive Login e e-mail, por ele indicados, caso o mesmo já seja representante de outras empresas. O uso dos dados de forma adequada irá favorecer a gestão de uma ou mais empresas, por parte do usuário-Procurador.
Após o cadastramento, o procurador deve solicitar sua ativação como tal, junto à rede credenciada do MTE. O procurador cadastrado por esta funcionalidade faz uso de Certificado Digital e-CPF com base em seu próprio CPF.

Contabilidade Boa Vista

Contabilidade Boa Vista

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 14:57

Pessoal!
estou com uma duvida no Seguro desemprego MTE

SOLICITEI UMA NOVA SENHA, Pois deu a mensagem de que estava BLOQUEADA

Mas agora está aparecendo essa mensagem.

"O login informado não confere com a requisição. ""

alguém sabe como resolvo?????

Fernanda Buzatto

Fernanda Buzatto

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 16:32

Pessoal,

Comecei a fazer o requerimento do Seguro Desemprego a pouco tempo, importei e imprimi o requerimento de um funcionário, porém ao importar e enviar de outros funcionários, quando vou consultar o requerimento, aparece uma mensagem que não existe este requerimento.
Alguém passou por essa situação?
Existe algo que possa ser feito?

Obrigada,
Fernanda

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 17:28

Boa tarde,

Em toda problemática do governo, o mesmo está jogando as responsabilidades para o nosso escritório, criando as formas de fica fora da Leis criadas por eles. Criam tantas bolsas e nós contabilistas não temos um direito a uma "bolsa contador"?

CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 17:36

Paulo, obrigado. Acabei de ligar, fui atendido, mas não foi possível me ajudarem, me transferiram para o setor de seguro desemprego que tocou a Quinta Sinfonia de Beethoven, incessantemente, fiquei calminho. No fim me atenderam e disseram que para dúvidas sobre o Seguro Desemprego do Empregador Web, estas devem ser encaminhadas para o e-mai @Oculto.

Mais uma vez obrigado Paulo.

JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 17:45

Boa tarde pessoal.
Eu tenho acompanhado vários comentários nesse tópico porém não me lembro de ter visto nada que possa responder ao meu questionamento:
Eu fiz um cadastro no site do MTE para envio do arquivo Seguro Desemprego, com Login e Senha, onde eles enviaram essa senha para um e-mail que cadastrei à época.
Hoje ao tentar acesso para validar e enviar o arquivo (gerado pelo meu sistema de folha de pagamento) surgiu uma mensagem dizendo que a minha senha estava bloqueada para eu solicitar nova senha, assim eu fiz. Porém, eles enviam nova senha para o mesmo e-mail que cadastrei anteriormente que, hoje, está desativado.
Eu tentei de todas as formas através do link "administração' alterar o e-mail mas não consegui.
Liguei para ouvidoria do MTE e fui informada que eles não passam informações sobre isso por telefone e era necessário que eu o fizesse por e-mail. O pior: pode levar até 30 dias para retorno à minha questão..

Por acaso alguém já fez esse tipo de alteração que possa me ajudar?

Grata

JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 18:03

Cesar, não consegui não. Eu não consigo nem acessar para chegar no tópico ádministração'. Antes disso, passo pelo Login, ok, mas não tenho a senha que está bloqueada. O campo só abre para cadastrar gestor.

Página 11 de 264

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.