x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 20.878

Aliquota RAT Produtor Rural

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2007 | 16:48

Pelo que eu sei até agora, produtor rural (FPAS 604) paga apenas o INSS dos empregados e o de terceiros (total de 2,7%).

Todos os produtores rurais vão ser obrigados a ter CNPJ??
A partir de quando?? qual a base legal??

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 17:37

Olá Francislene,

Vamos lá:

Exemplo: Um produtor rural que tem um empregado com o salário de R$ 500,00 e mais dois filhos com salário família. Na folha de pagamento do empregado, virá discriminado o salário de R$ 500,00 mais as duas cotas de salário família no valor de R$ 34,14 (R$ 17,07 para cada cota) e o desconto do INSS (8%) de R$ 40,00, onde o empregado receberá o salário líquido de R$ 494,14.

O empregador, produtor rural, "deveria" pagar o INSS no valor de R$ 53,50, sendo R$ 40,00 da parte do empregado, que ele descontou na folha de pagamento e R$ 13,50 da parte de terceiros (2,7%), mas ele tem um crédito de R$ 34,14, que dá um total à recolher de R$ 19,36. Como este valor é inferior ao limite de recolhimento da GPS (atualmente de R$ 29,00), este valor deverá ser acumulado para o mês seguinte, até que o valor a recolher atinja os R$ 29,00.
Ao preencher a GPS, deverá colocar o valor de R$ 5,86 no campo 06 e o valor de R$ 13,50 no campo 09 e o total (R$ 19,36) no campo 11 - Código da GPS 2208. No campo observações, coloca a seguinte expressão: "Valor total à recolher inferior ao limite mínimo para pagamento. Acumulado para o período seguinte".

Visite o meu Facebook.
***CCB
MARILENE BATISTA DA SILVA

Marilene Batista da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Financeiro
há 16 anos Quinta-Feira | 16 abril 2009 | 14:58

Tenho uma empresa com várias filiais e cada uma tem a sua folha de pagamento. Em uma das filiais, a folha de pagamento apresentou um IR com o valor menor do que R$ 10,00. Sei que o valor mínimo para recolhimento é de R$ 10,00, mas como os tributos federais são recolhidos pelo CNPJ da matriz, devo recolher este IR ou não que foi apresentado nesta filial?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 16 abril 2009 | 15:13

Marilene Batista da Silva,

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, veja que esta mensagem que você postou encontra-se na sela de Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Esta sala destina-se exclusivamente a Legislação Trabalhista, previdenciária, CLT.

A sala destinada a assuntos da Receita Federal, Tributos, SIMPLES, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IRPF, Declarações, DCTF, DACON, entre outros é a sala de Legislação Federal.
Portanto, repita seu questionamento nesta sala. Tenho certeza que encontrará amigos dispostos a ajudá-la.

Lembre-se sempre de fazer uma pesquisa sobre o assunto.

Boa sorte!

Visite o meu Facebook.
***CCB
Claudio Silva

Claudio Silva

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 16:19

Boa tarde!

Gostaria de saber se uma Empresa que recolheu o RAT com a aliquota menor que a exigida pode recolher essa diferença com algum desconto ou pode usufruir de algum beneficio concedido pela legislação.
Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade