x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 46.202

Menor Aprendiz.

Juliano Russo de Andrade

Juliano Russo de Andrade

Bronze DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 16 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2007 | 10:41

Veja a situação:

Na empresa trabalha um funcionário com o cargo de Menor Aprendiz, ele tem até registro em carteira como Menor Aprendiz, ou seja, ele tem vinculo empregatício.
Mas no caso da empresa quiser subir ele de cargo (promover a trabalhador), ou seja, ele vai deixar de ser Menor Aprendiz e vai passar a ser vendedor da empresa.

Será necessário fazer uma rescisão para o Menor Aprendiz e logo em seguida uma admissão com o novo cargo??
Como tratar neste caso, sem fazer uma demissão?

reynaldes fernandes pinto

Reynaldes Fernandes Pinto

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 16 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2007 | 11:22

bom dia Juliano

Verifique se serve ou q seja util


CONTRATO DE APRENDIZAGEM



Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de vinte e quatro anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.



O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos.



A idade máxima permitida para aprendizagem passa a ser 24 anos. Anteriormente era 18 anos. No entanto, a idade mínima não foi alterada, permanecendo 14 anos.



A idade máxima no contrato de aprendizagem não se aplica a aprendizes com deficiência.



Bases: art. 428 da CLT, na nova redação dada pela MP 251/2005 (convertida na Lei 11.180/2005), com regulamentação pelo Decreto 5.598/2005 e parcialmente a Lei 10.097/2000.




JORNADA DE TRABALHO



A jornada de trabalho do aprendiz é de máximas 6 horas diárias, ficando vedado prorrogação e a compensação de jornada, podendo chegar ao limite de 8 horas diárias desde que o aprendiz tenha completado o ensino fundamental, e se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.



A jornada do aprendiz compreende as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, cabendo à entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica fixá-las no plano do curso.




OBRIGATORIEDADE DE CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES



Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SESI, SENAI, SENAC, etc) número de aprendizes equivalente a 5% (cinco por cento), no mínimo, e 15% (quinze por cento), no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.



As frações de unidade, no cálculo da percentagem, darão lugar à admissão de um aprendiz.



Entende-se por estabelecimento todo complexo de bens organizado para o exercício de atividade econômica ou social do empregador, que se submeta ao regime da CLT.



O limite fixado não se aplica quando o empregador for entidade sem fins lucrativos, que tenha por objetivo a educação profissional.



Ficam excluídos da base de cálculo os empregados que executem os serviços prestados sob o regime de trabalho temporário, instituído pela Lei no 6.019, de 3 de janeiro de 1973, bem como os aprendizes já contratados.



Deverão ser incluídas na base de cálculo todas as funções que demandem formação profissional, independentemente de serem proibidas para menores de dezoito anos.



Requer observar que os 5% obrigatórios (mínimo), devem incidir somente sobre o total de empregados que ocupem funções que demandem aprendizagem, e não sobre o total de empregados do estabelecimento empresarial.


Exemplo:


- nº de empregados do estabelecimento = 300

- nº de empregados que ocupam funções que demandam aprendizagem = 100

- nº de aprendizes a serem contratados, no mínimo = 5 (100 x 5%)



Para se definir as funções que demandam formação profissional deverão ser considerados a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e os seguintes fatores:


I - o nível das capacidades profissionais e dos conhecimentos técnico-teóricos requeridos para o exercício da atividade profissional;



II - a duração do período de formação necessário para a aquisição das competências e habilidades requeridas; e



III - a adequação da função às necessidades da dinâmica de um mercado de trabalho em constante mutação.



Bases: art. 429 da CLT e arts. 9º e 10 do Decreto 5.598/2005.




TERCEIRIZAÇÃO




No caso de empresas que prestem serviços especializados para terceiros, independentemente do local onde sejam executados, os empregados serão incluídos na base de cálculo da prestadora, exclusivamente.




DISPENSA


Ficam dispensadas da contratação de aprendizes:

I - as microempresas e as empresas de pequeno porte; e

II - as entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional.


FUNÇÕES QUE DEMANDEM FORMAÇÃO PROFISSIONAL




Para a definição das funções que demandem formação profissional, deverá ser considerada a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.



Ficam excluídas da definição as funções que demandem, para o seu exercício, habilitação profissional de nível técnico ou superior, ou, ainda, as funções que estejam caracterizadas como cargos de direção, de gerência ou de confiança, nos termos do inciso II e do parágrafo único do art. 62 e do § 2o do art. 224 da CLT.




PRIORIDADE


A contratação de aprendizes deverá atender, prioritariamente, aos adolescentes entre quatorze e dezoito anos, exceto quando:

I - as atividades práticas da aprendizagem ocorrerem no interior do estabelecimento, sujeitando os aprendizes à insalubridade ou à periculosidade, sem que se possa elidir o risco ou realizá-las integralmente em ambiente simulado;

II - a lei exigir, para o desempenho das atividades práticas, licença ou autorização vedada para pessoa com idade inferior a dezoito anos; e

III - a natureza das atividades práticas for incompatível com o desenvolvimento físico, psicológico e moral dos adolescentes aprendizes.

Nas hipóteses acima, a aprendizagem para as atividades relacionadas deverá ser ministrada para jovens de dezoito a vinte e quatro anos.


VALIDADE




A validade do contrato de aprendizagem pressupõe anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, matrícula e freqüência do aprendiz à escola, caso não haja concluído o ensino fundamental, e inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica.



É mister que se efetue o registro da função do aprendiz, bem como o prazo do aprendizado.




CONTRATAÇÃO POR INTERMÉDIO DE ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS




A contratação de aprendiz por intermédio de entidade sem fins lucrativos, para efeito de cumprimento da obrigação de contratação mínima, somente deverá ser formalizada após a celebração de contrato entre o estabelecimento e a entidade sem fins lucrativos, no qual, dentre outras obrigações recíprocas, se estabelecerá as seguintes:



I - a entidade sem fins lucrativos, simultaneamente ao desenvolvimento do programa de aprendizagem, assume a condição de empregador, com todos os ônus dela decorrentes, assinando a Carteira de Trabalho e Previdência Social do aprendiz e anotando, no espaço destinado às anotações gerais, a informação de que o específico contrato de trabalho decorre de contrato firmado com determinado estabelecimento para efeito do cumprimento de sua cota de aprendizagem ; e



II - o estabelecimento assume a obrigação de proporcionar ao aprendiz a experiência prática da formação técnico-profissional metódica a que este será submetido.




SALÁRIO




Ao aprendiz, salvo condição mais favorável, será garantido o salário mínimo hora.



Entende-se por condição mais favorável aquela fixada no contrato de aprendizagem ou prevista em convenção ou acordo coletivo de trabalho, onde se especifique o salário mais favorável ao aprendiz, bem como o piso regional de que trata a Lei Complementar no 103, de 14 de julho de 2000.



Observar que o menor poderá firmar recibo de quitação de salários.




ATIVIDADES




É vedado ao responsável pelo cumprimento da cota de aprendizagem cometer ao aprendiz atividades diversas daquelas previstas no programa de aprendizagem.



As aulas práticas podem ocorrer na própria entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica ou no estabelecimento contratante ou concedente da experiência prática do aprendiz.



Na hipótese de o ensino prático ocorrer no estabelecimento, será formalmente designado pela empresa, ouvida a entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica, um empregado monitor responsável pela coordenação de exercícios práticos e acompanhamento das atividades do aprendiz no estabelecimento, em conformidade com o programa de aprendizagem.



Nessa hipótese, além do contrato de aprendizagem, faz-se necessário por ocasião do registro, o requerimento, os documentos relativos à autorização, convênio e programa de aprendizagem.




FÉRIAS




As férias do aprendiz devem coincidir, preferencialmente, com as férias escolares, sendo vedado ao empregador fixar período diverso daquele definido no programa de aprendizagem.




VALE TRANSPORTE




É assegurado ao aprendiz o direito ao benefício da Lei no 7.418, de 16 de dezembro de 1985, que institui o vale-transporte.




FGTS - CONTRATO DE APRENDIZ




Os depósitos do FGTS nos contratos de aprendizagem tiveram a alíquota reduzida de 8% para 2%.




EXTINÇÃO DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM




O contrato de aprendizagem extinguir-se-á no seu termo ou quando o aprendiz completar 24 (vinte e quatro) anos (exceto quanto a aprendizes com deficiência), ou antecipadamente quando ocorrer uma das seguintes hipóteses:



I - desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz;

II - falta disciplinar grave;

III - ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo; ou

IV - a pedido do aprendiz.



O desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz referente às atividades do programa de aprendizagem será caracterizado mediante laudo de avaliação elaborado pela entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica.



A falta disciplinar grave caracteriza-se por quaisquer das hipóteses descritas no art. 482 da CLT.



A ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo será caracterizada por meio de declaração da instituição de ensino.



Na rescisão antecipada do contrato de aprendizagem não haverá a indenização de 50% dos dias faltantes para o término do contrato constante nos artigos 479 e 480 da CLT.



Saliente-se que no caso da rescisão ou término do contrato de aprendizagem fica o empregador obrigado a matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem um novo aprendiz na vaga deixada.




VERBAS RESCISÓRIAS




Nos casos de extinção do Contrato do Aprendiz, este fará jus as seguintes verbas rescisórias:



- saldo de salário e 13º salário;

- férias vencidas; férias proporcionais e 1/3 constitucional sobre férias;

- depósito do FGTS do mês em GRFC e do mês anterior, se for o caso, e saque do FGTS.



Na hipótese de rescisão do Contrato do Aprendiz, motivada pelo empregador, ele fará jus a:



- saldo de salário e 13º salário;

- férias vencidas; férias proporcionais e 1/3 constitucional sobre férias;

- depósito do FGTS do mês em GRFC e do mês anterior, se for o caso; multa do FGTS de 40%, depositada em GRFC e saque do FGTS.



Havendo rescisão do Contrato do Aprendiz por pedido de demissão, este fará jus a:

- saldo de salário e 13º salário;

- férias vencidas; férias proporcionais e 1/3 constitucional sobre férias;

- depósito do FGTS do mês em GFIP.



Nos casos de rescisão do contrato do Aprendiz por justa causa, este fará jus a:

- saldo de salário;

- férias vencidas e 1/3 constitucional sobre férias;

- depósito do FGTS do mês em GFIP.



Bases: art. 433 da CLT, na nova redação dada pela MP 251/2005 (convertida na Lei 11.180/2005) e Decreto 5.598/2005.



Clique aqui se desejar imprimir este material.
Clique aqui para retornar.


--------------------------------------------------------------------------------

Guia Trabalhista


bom dia
reynaldes

Juliano Russo de Andrade

Juliano Russo de Andrade

Bronze DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 16 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2007 | 11:38

reynaldes

eu li esse material, mas não fala sobre o que eu desejo saber.

não fala se quando acabar o contrato tem uma demissão e um admissão para ele assumir outro cargo.

ou se tem uma continuidade no contrato e apenas alterando o seu cargo e consequentemente o tipo do contrato.´

obrigado.

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 16 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2007 | 14:35

Olá Juliano!

Sendo extinguindo o contrato, deverá confeccionar o TRCT, pagando as verbas rescisórias ao trabalhador (menor aprendiz), após, este, poderá o contratar normalmente.

Nota: o contrato será indeterminado de imediato, não haverá contrato de experiência.

Espero ter o ajudado!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva


Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 15:13

Boa tarde!
Temos menores aprendizes contratados aproximadamente em outubro/2009. Como somos prestadores de serviços, algumas unidades entrarão em férias e outras não.
A-) Como proceder neste caso, uma vez que, a lei relata que os menores deverão entrar em férias no período de recesso escolar, no entanto, eles não tem 01 ano de empresa.

B-)Para os menores pagamos ferias + 1/3 correto?

C-)Ocorre o mesmo com nossos estágiários, como proceder? no caso deles é licença remunerada correto? ou seja, apenas o salário base.

D-) em uma das unidades os menores estudam e o programa não terá recesso, apenas as férias escolares, neste caso, como proceder?

No aguardo

Fique em Paz :-)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.