x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 231

acessos 164.869

GFIP sem movimento (Obrigatoriedade)

elisangela antunes da veiga

Elisangela Antunes da Veiga

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2007 | 09:50

wilson

a caixa ec. federal diz que é obrigatório a entrega da gfip sem movimento, antiga gfip 906, ao menos duas vezes por ano, só que o inss nao considera assim,pelo menos aqui em sp, se ficar 3 meses sem informar uma empresa sem movimento ja aparece no reatório de restriçoes(falta gfip) o acho um absurdo , penso que correto seria informar apenas uma competencia, se nao tiver mais movimneto nao teria necessidade de informar novamente, mais a falta de sintonia entre a cx federal e o inss e infelzmente causa esses transtornos.

grata

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2007 | 09:55

Exatamente, aqui também o INSS é assim. Mas aí se vc apresentar no INSS a GFIP sem movimento (apenas uma por ano calendário), eles baixam no sistema e já é possível conseguir a CND, por exemplo.

A diferença é que na CEF basta entregar uma GFIP sem movimento no primeiro mês e uma no último mês de cada ano e fica tudo OK e no INSS é necessário apresentar a GFIP para que a atendente possa regularizar no sistema.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
aparecida conceiçao de oliveira

Aparecida Conceiçao de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2007 | 17:01

Pessoal me ajudem por favor
Tenho um cliente que esta para se aposentar e o inss esta pedindo que havendo retirada de prolabore devera informar os valores constantes da gps na gfip.
NAO ENTENDI NADA DO QUE ELES ESTAO QUERENDO
E MUITO MENOS COMO FAZER ISSO?
ME SOCORRAM POR FAVOR

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2007 | 18:54

Quando o sócio da empresa faz a retirada do pró-labore, incide o INSS sobre o valor da retirada e este valor deverá ser informado na GFIP, da mesma maneira que se informa os rendimentos dos empregados, só que ao invés de colocar código 01 com o dos empregados, vc coloca o código 11.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 08:31

ola amigos, preciso fazer a Gefip sem movimento de uma empresa desde 01/1999 até agora, então eu vou fazer uma em janeiro e outra em dezembro de cada ano certo? e como eu faço a GFIP? eu coloco a empresa os dois socios e clico no icone sem movimento? ou tem algo a mais?


Muito obrigado amigos t++

ALIANÇA CENTRO EMPRESARIAL CONTÁBIL

Aliança Centro Empresarial Contábil

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 08:48

Renan,

para a GFIP sem movimento, basta voce preencher apenas o cadastro da empresa ( não é necessários os sócios ), clicar em SEM MOVIMENTO , depois vc pede pra EXECUTAR e depois basta apenas transmitir pelo conectividade. Depois basta voce só ir alterando a competencia e executando novamente como sem movimento e transmitindo. Ok

Abraços

Paulo

ALIANÇA CENTRO EMPRESARIAL CONTÁBIL E ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMINIOS.
Paulo César Martins
e-mail : [email protected]
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 13:26

Boa tarde!

Colegas, de acordo com o manual da GFIP, disponibilizado pela RF e pela Previdência, qnd não há fato gerador, "o arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subseqüentes até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária", com as palavras do manual. Isso n tá valendo? N é assim q deveria funcionar, ou entendi errado?

Desde já agradeço!

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 14:02

Boa tarde

Aline

Você esta correta de acordo com o manual da GFIP esta é a orientação, porém ocorre muito de competencias constarem como inconsistencia para tirar a CND, e o fiscal sempre me orientou e solicitam entregar uma a cada mês.

Isso vai de cada caso, e cada fiscal.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 17:00

Boa tarde "Global"!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo(a) aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, informo-lhe que a mesma pode ser esclarecida com uma atenciosa leitura nas mensagens deste mesmo tópico, em especial, a mensagem de "Aliança Centro Empresarial Contábil" "Postada Segunda-Feira, 5 de maio de 2008 às 08:48:56".


Aconselho uma atenciosa leitura nas Regras do Fórum, pois não é permitido postar sem pesquisar e, o cadastro deve ser com o seu nome próprio.



Persistindo as dúvidas, volte a postar.


No mais, desejo-lhe um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 23:46

Boa Noite!

Contabilizo uma igreja q foi aberta em 02/2003, nunca teve funcionários.
Não sabia da necessidade da entrega da SEFIP sem movimento.
Fiquei sabendo aqui no forúm desta obrigatoriedade e me instruiram primeiramente consultar Regularidade
Contribuições Previdenciárias. Consultei e consta falta de sefip desde 01/2006 até 12/2010 (todos os meses destes anos).
Preciso saber o seguinte: Mesmo não tendo fator gerador desde sua abertura e levando em consideração o Manual da Sefip que tb foi mencionado acima pela Aline, no dia 12/06/08. Terei que apresentar uma Sefip para cada mês destes anos? Ou posso entregar uma retroativa de 01/2006 somente e darão baixa em todas???
Se alguém de São Paulo que tiver conhecimento a respeito puder me responder melhor, pois pelas colacações que pude ler acima pela Elisangela, varia de estado.
Desde ja agradeço e aguardo



MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 17:00

Boa tarde Marcia Maria dos Santos!


Terei que apresentar uma Sefip para cada mês destes anos? Ou posso entregar uma retroativa de 01/2006 somente e darão baixa em todas???

Você deverá entregar a Sefip para cada ano que a empresa esteve sem movimentação, que será a Sefip de Janeiro (de cada ano), mais a Sefip do 13º, também de cada ano sem movimentação.


Se alguém de São Paulo que tiver conhecimento a respeito puder me responder melhor, pois pelas colacações que pude ler acima pela Elisangela, varia de estado

As regras referente a Previdência Social (INSS) são válidas para todo o território nacional, independente do Estado.

O que tem variado de acordo com o Estado (não deveria ser assim, mas infelizmente é) são as regras da C.E.F.

Aqui na minha região, por exemplo, a C.E.F. tem exigido a Sefip do primeiro mês e do último mês em que a empresa esteve sem movimento.

Desta forma, se a empresa ficar o ano todo sem movimento, deverá ser entregue a Sefip dos meses de janeiro, dezembro e 13º.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 21:00

Boa noite!
Agradeço Wilson por me responder, apesar de ainda ter dúvidas afinal o Manual da Sefip diz que qnd não há fato gerador, "o arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subseqüentes até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária", ainda assim terei que transmitir todos esses anos? Se tiver mesmo que entregar duas para cada ano que consta no relatório a multa será muito grande...

Se alguém puder me esclarecer melhor agradeço!

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
MARI ALONSO

Mari Alonso

Prata DIVISÃO 1, Secretária
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 08:36

ola bom dia a todos!!!
a minha duvida é no preenchimento da gfip sem movimento
fui na sede da receita federal para pedir a cnd de uma obra e a atendente me gerou uma CEI e disse que eu tenho que entregar a gfip sem movimento de uma competencia para poder ser gerada a CND, mais nao sei se tenho que colocar nos dados da empresa este numero de CEI que ela me passou??? alguem sabe me ajudar a preencher os campos? obrigada

Marcelo

Marcelo

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2011 | 01:17

E no caso de MEI ?
Fui dar baixa em um MEI na RFB e o funcionario disse que precisaria de uma GFIP negativa, no meu caso a empresa abriu ano passado e nunca tive funcionario. OS DAS estão pagos foram feitas a declaração anual de 2010 e a de 2011 de baixa não bastaria isto?
Se é necessario esta GFIP negativa como fazer? Nunca fiz seria dificil?

ADRIANA MARCONDES DOS SANTOS

Adriana Marcondes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2011 | 12:33

boa tarde caros amigos,
preciso de ajuda para gerar o GFIP 12/2006, 13/2006, 13/2007, 12/2007, 13/2008, 12/2008, 13/2009, 12/2009, 12/2010 porem nao sei como fazer nem o sistema do sefip conseguir baixar ainda, por favor me ajudem e mes 13 gente q mes e esse???
me ajudem ja baixei ja cadastrei a empresa porem quando entro para lançar o mes ele pede o trabalhador mais nao há

NILVA B. RIBEIRO

Nilva B. Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2011 | 15:17

Adriana, vc cadastra a empresa, vai em movimento preenche os campos q pede de acordo com a empresa, marca participaçao, e clica na ausencia de fato gerador, e depois é só concluir
feito o primeiro ano os demais anos vc entra em novo e só muda as competencias e vai concluindo

Página 1 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.