x
2007-11-07T11:10:00-02:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 231

acessos 156.385

GFIP sem movimento (Obrigatoriedade)

há 8 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2011 | 23:36

verifiquei no site da caixa que para ter o certificado eletronico o empresario deverá levar o disquete em uma agencia da caixa para liberar o mesmo. sempre terei que pedir ao empresario que faça isto ou tendo apenas um certificado posso fazer as gfips de outras empresas

há 8 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 10:37

bom dia a todos , estou fazendo a regularização das declarações em atraso de algumas escolas municipais aqui da cidade , sou novo na area e gostaria de algumas informações se possivel.
As escolas municipais - são obrigadas a entregar a GFIP ? pois são entidades imunes ao IRRF...
alguem pode me ajudar..

há 8 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 20:15

Colegas, contabilizo um partido político, que é imune do IR, de acordo com a lei.
Entrego, DIPJ, DCTF e RAIS Negativa. Entretanto, não sabia da necessidade da entrega da SEFIP sem movimento.
Consultei e consta falta de sefip dos últimos 5 anos (todos os meses destes anos).
Alguem pode informar o que devo fazer para regularizar a situação?
Agradeço!

há 7 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:23

Bom dia pessoal, estou numa duvida tremenda, estou trabalhndo em um ecritorio de contabilidade inscrita no CEI, e nao tem CNPJ, me falaram que nao recebo o meu PIS este ano pois desde o ano passado trabalho aqui registrada neste CEI, ja procurei saber na caixa fala que nao tem nada haver, será? o ministerio do trabalho fala que eu tenho que ir lá, nao fala nada por telefone, aliás nem atende, eu sempre recebir ja faz 3 anos nunca falha, esse ano ainda nao caiu, e nem minha RAIS, a Rais que a caixa tem é só de 17 dias de janeiro quando sair do outro serviço e entrei aqui dia 18/de janeiro, agora tenho que levar a Rais no ministerio, ou transmitir novamente? me fala ai galera.

há 7 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 18:21

Amigo, boa tarde. tenho uma empresa aberta desde out/2005 e nunca teve movimentação alguma, e nunca teve funcionários, e agora preciso fechar a empresa para assumir um concurso publico, e para minha surpresa meu contator morreu e ninguem sabe nada. foi na RF. e em um dos relatórios apareceu as seguintes informações

FALTA GFIP, todos os meses desde 2007, o atendente me informou que teria que enviar esse documento com a seguinte caracteristica SEM MOVIMENTAÇÃO.

A outra restrição foi a seguinte

DASN - 2008/2009/2010/2011/2012 - ele me disse que tenho que entregar essas declarações.. alguem pode me informar como eu faço para entregar esses documentos? eu preciso de um contador ou eu mesmo posso gerar e transmitir?

Ja na busca de pessoa fisica, consta que nao entreguei a declaração em 2009, ano 2008, como eu faço para regularizar essas pendencias?

Por favor me ajudem

há 7 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 12:30

Boa tarde! estou iniciando como técnico contábil, ela esta já com um escrt contábil, só que eu vou fazer a papelada para ela, a partir de 08/2013 não vai ter mais funcionário e sem pro labore, como faço - vou ter que abrir um novo acesso para mexer no sefip da empresa ? e vou ter que fazer uma sefip por mês ?

há 7 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 12:56

Claro colegas estou precisando tirar um dúvida.
Sobre retirada de pro labore de sócios.
O empresario duas empresas de ramos diferente, ele tem retirada de pro labore de um salario minimo das duas empresas. Gostaria de saber se isso e correto, ou ele tem que fazer a retirada só de uma empresa?
Deste já obrigada pela ajuda.

há 7 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 13:09

Boa tarde,

Fernando

Entendo que existe alguém que administra a empresa, logo existe a remuneração, ou seja existe a retida pro labore, tendo portanto a obrigatoriedade de contribuição ao INSS, muito já discutimos neste fórum sobre a obrigatoriedade do pro labore, faça uma pesquisa no fórum e encontrar um vasto material.

O sócio deverá fazer a retirada e contribuir com 11% de INSS, informando a GFIP.

Fabiana,

Sim está correto, se ela faz a retirada nas duas empresas, que pelo principio da entidade não se confudem entre sim, haverá o pagamento do pro labore com a incidência de INSS sobre a remuneração paga.

Saudações,

Tiago de Lannes

há 6 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 09:09

Bom dia,

Gostaria de saber o seguinte:no meu caso minha empresa tem uma centralizadora e 7 centralizadas e uma das centralizadas esta sem movimento desde 12/2011...
Minha duvida é, eu vou ter que achar o arquivo enviado para enviar essa sem fato gerador? não corro risco de sobrepor as informações já feitas? ou farei apenas o envio de uma só na condição de sem movimento?

há 6 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 13:43

Caros colegas, boa Tarde!!

Gostaria que alguém me ajudasse na seguinte dúvida:
-Uma empregadora doméstica (que recolhe FGTS para a empregada), no mes em que a empregada faltou o mes todo, sem justificativa, portanto também sem FGTS a pagar, é necessário o envio de uma SEFIP "sem Movimento"? Se sim, qual o procedimento? Afinal pelo programa da Caixa, na hora em que seleciono "Marcar participação", o sistema diz que não pode haver participação no movimento se FPAS da SEFIP é 868 e sem movimento. Alguém me ajuda, por favorrrr??? Obrigada

há 6 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 13:57

Olá,

Não é necessário enviar a GFIP sem movimento.

Empregadores domésticos não fazem GFIP declaratória.

há 6 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 16:03

Boa tarde.

E uma empresa que nunca teve funcionários e nem tem pro labore, existe a necessidade de informar GFIP sem movimento?
E esta empresa quando na sua abertura, precisa se cadastrar na caixa para que futuramente possa fazer admissões?

Claudinette de Paula
Analista RH 
há 6 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 23:22

Prezada Claudinete,

Vamos as suas dúvidas:

E uma empresa que nunca teve funcionários e nem tem pro labore, existe a necessidade de informar GFIP sem movimento?

Uma empresa sem movimento é preciso sim entregar sefip sem movimento com o mês de abertura da empresa. Esta é a única SEFIP a ser entregue. As demais só precisarão ser entregues após a empresa ter movimentação, ou seja, funcionários. a Sefip 13º salário sem movimento também não é preciso ser entregue.

E esta empresa quando na sua abertura, precisa se cadastrar na caixa para que futuramente possa fazer admissões?

A empresa que está abrindo não precisa fazer cadastro na caixa. A admissão é feita normalmente como em qualquer outra empresa ( processo seletivo). quando for informar a folha de pagamento com movimentação, vinculados ao CNPJ da empresa, a empresa irá informar a sefip com movimento e irá recolher o FGTS e o INSS dos funcionários.

Qualquer dúvida Estou à disposição!!

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
LUCAS.ANTUNES@LRACONTABIL.COM.BR
http://www.lracontabil.com.br
Moderador
há 6 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 09:26

Claudinete Fernandes de Paula,

Diferentemente do que disse o colega Lucas da Rocha Antunes, toda empresa deve sim fazer a entrega anual da Sefip sem movimento, caso não tenha movimentos mensais à declarar.

Veja que, neste mesmo tópico, em minha mensagem "Postada:Quarta-Feira, 7 de novembro de 2007 às 11:36:27", já tem a resposta para o seu questionamento.

Lembre-se que, de acordo com as Regras do Fórum, nós devemos sempre pesquisar antes de postar uma dúvida.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
há 6 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 12:40

Prezado Wilson Fortunato!!

Qual a sua Base Legal para não Recomendar a minha mensagem a colega Claudinete? Logo abaixo Transcrevo a mensagem do Manual da Sefip 8.4, Página 11, onde diz exatamente o que disse anteriormente. Segue abaixo:

"Inexistindo recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social, o empregador/contribuinte deve transmitir pelo Conectividade Social um arquivo SEFIPCR.SFP com indicativo de ausência de fato gerador (sem movimento), que é assinalado na tela de abertura do movimento, para o código 115.
O arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subseqüentes até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária"

Caso em especial quando a Primeira competência da Empresa for a Competência 13 ( Sefip, Manual Página 11)

"Quando a primeira competência da ausência de fato gerador é a 13, é necessária a transmissão de uma GFIP/SEFIP sem movimento para a competência janeiro do ano seguinte, tendo em vista que a competência 13 se destina exclusivamente à Previdência Social".

Além da base ser o manual do programa onde foram geradas as informações, eu falo por experiência. Consigo a CND previdenciária dos clientes apenas informando a Sefip negativa do mês de início da empresa e em até 7 dias a CND está liberada.

Então por gentileza, verifique a informação antes de não recomendar as respostas dos colegas contadores e de outros profissionais. Esta prática acaba por alterar a imagem do profissional que coloca a sua opinião no fórum por base legal e por experiência.

Obrigado.

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
Moderador
há 6 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 13:09

Lucas da Rocha Antunes,

Na verdade, não há uma base legal mas, é assim que o sistema da RFB funciona.
Se não entregar a Sefip sem movimento de Janeiro de cada ano, o sistema não libera a CND da empresa.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
há 6 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 08:40

Caros colegas, Lucas e Wilson.

Quando me questionam sobre a entrega da GFIP, oriento que: pela base legal, a entrega só precisa ser feita quando há movimento. No momento em que a empresa/entidade não tem movimento, não precisa mais entregar e só deverá voltar a entregar quando houver algum movimento; mas que alguns fiscais cobram a entrega de no mínimo, uma GFIP ao ano, mesmo que sem movimento (já vi casos, mas nunca fui cobrada).

Eu não entrego "GFIP anual" para empresas/entidades que tenham "zero" movimento. Até o momento, não fui cobrada por essas entregas. Mas caso venha a ser, usarei a base legal (manual da GFIP) como embasamento para justificar e verificarei o que irá ocorrer.

Até onde sei, pela CF, não somos obrigados a fazer algo se não está previsto em lei. No caso, o manual nos orienta e procedemos de acordo com ele. Para alguém me obrigar a fazer algo, terá de me mostrar a base legal.

Ou seja, eu procedo de acordo com o Lucas, mas já vi fiscais cobrarem de acordo com o Wilson.

Respeito a opinião de ambos.

há 6 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 10:09

Pessoal, Bom dia

Para esclarecimentos, toda empresa com ou sem funcionários/prolabore, que não possuir movimento, devera informar a GFIP sem movimento em código único 115. Transmitir apenas uma GFIP no primeiro mês sem movimento, segue abaixo texto do manual da GFIP.

"Inexistindo recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social, o empregador/contribuinte deve transmitir pelo Conectividade Social um arquivo SEFIPCR.SFP com indicativo de ausência de fato gerador (sem movimento), que é assinalado na tela de abertura do movimento, para o código 115.
O arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subseqüentes até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária".

Edir Capelin
Email: edir@suporhte.com.br
http://www.suporhte.com.br ou http://www.grh.com.br
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" (Kant)
há 6 anos Domingo | 30 março 2014 | 12:35

Amigos fiz uma consulta sobre Situação Fiscal Previdenciária do Contribuinte so que a mesma não teve nenhuma movimentação desde abertura que foi no dia 30/07/2013, quando fiz a consulta apareceu:

SITUACAO: 01 - ATIVA / NORMAL
DATA: 30/07/2013
D.INICIO ATIV.: 30/07/2013
FALTA GFIP: 07/2013

Fui até o programa e enviei todas as GFIP sem movimentação uma por uma do período de 07/2013 a 02/2014, sendo que fiz o envio dia 29/03/2014 e hj estou tentando tirar a CND mas não estou conseguindo, quando faço a solicitação da CND no site aparece o seguinte A emissão automática da certidão não foi possível em razão da existência de pendências nos sistemas da RFB e/ou PGFN, queria que alguém me ajudasse, qual o procedimento que tenho que tomar para tirar a CND agora? ou depois que é feito o envio da mesmo no conectividade tenho algum prazo para a mesma ser liberada?

há 6 anos Domingo | 30 março 2014 | 13:52

Prezado Francisco,

Você nem precisava fazer todas as sefips sem movimento. Bastava fazer uma com o mês de abertura da empresa e pronto. Mas não tem problema. Agora é aguardar o prazo de 5 dias úteis. Até sexta-feira a CND previdenciária estará pronta. Pode ser que saia antes, mas o prazo é até sexta feiras. Peço a gentileza que poste novamente uma mensagem quando a CND for liberada.

Se precisar de mais algum esclarecimento, estou à disposição!!

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
Página 2 de 8
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.