x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.307

Exercendo a profissão em casa

ANGELICA PINHEIRO

Angelica Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 16:06

Boa tarde!

Sou contadora trabalho em uma empresa privada(CLT) e quero fazer a contabilidade de empresas pequenas na minha casa.
Estou um pouco perdida, não sei se posso fazer isso, qual o melhor enquadramento para esse caso (– escritório individual, mei, empresário individual:...), como vincular o CNPJ das empresas ao meu certificado digital para envio de declarações? Vou precisar de comprar software de contabilidade? Pessoal me ajudem. Obrigada!

Samuel Onofre

Samuel Onofre

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 18:31

Boa tarde Angelica,

Na minha opinião, sua natureza jurídica vai depender de seu faturamento. No entanto, lhe recomendo trabalhar inicialmente como profissional autônomo, pois como MEI você perde o beneficio do seguro-desemprego, quando devido, e o auxilio-doença, quando necessário, terá como base um salario mínimo. Alem de constituir empresa contábil perante seu CRC. ( mais um custo). Se optar por empresa do simples, terá outro tributos e obrigações da empresa optante pelo regime diferenciando.
Mas, vale lembrar, que dependendo do seu faturamento pode-se optar por modelo mais adequado. Como, inicialmente, o faturamento é baixo, recomendo ser profissional autônomo.

Para o Certificado Digital, se for Pessoa Física, deve ser inscrito um CEI para este ser utilizado no Certificado com a finalidade de transmitir SEFIP, GRF, entre outras utilidades.

Em relação ao software, vai depender da movimentação de seus clientes, mas, em tese, o programa contábil lhe ajudará com organização e guarda de dados, entre todas as outras vantagens de se ter um sistema contábil.

Espeto ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade