x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 14.286

Firma individual - Serviços

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 3 fevereiro 2008 | 10:08

É possivel sim, mas temos que saber distinguir o limite onde começa a competencia da firma individual e onde termina a do profissional autonomo, porque esse limte é muito ténue, lembrando que para ser firma individual é necessário o elemento de empresa enquanto que a prestação de serviço ou comercio pelo titular caracteriza autonomia pelo Regulamento Imposto de Renda.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luis Fernando

Luis Fernando

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 16 anos Domingo | 3 fevereiro 2008 | 14:36

Este assunto é polemico!

Não sei se é o caso do Sergio, mas de uns anos para cá as empresas estão "dispesando" funcionarios contratados pela CLT e obrigando-os a abrir firmas individuais prestadoras de serviços, diminuindo a burocracia, impostos e a responsabilidade da empresa contratante.

Porém, como o Luiz Jose disse, o limite é muito ténue.

Ainda mais se o prestador de serviços que a abriu a empresa, tem como único cliente seu antigo patrão.

A fiscalização trabalhista pode até reconhecer que houve vinculo empregaticio.

É bem delicado esta questão e ainda merece muita discussão.

Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Domingo | 3 fevereiro 2008 | 16:59

Muito obrigado pela ajuda.
É que me informaram que nenhuma firma individual pode ser aberta para prestação de serviços, somente seria possível em sociedade. Já reparei que muitos abrem uma firma com cnae comercial e depois só prestam serviços. Abrem porque não querem ou não precisa de sócio e precisam de CNPJ para prestar serviços para algumas empresas. A prefeitura libera as NF de serviços, mesmo sendo comércio. O próprio contador é CEI, poderia ter uma firma individual com CNPJ?
Por isso surgiu a minha dúvida. Muito obrigado a todos.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 3 fevereiro 2008 | 17:15

Isso ja foi motivo de calorosos debates aqui na sala veja aqui um deles, talvez ajude.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 15:23

boa tarde, uma empresa que presta servicos de 4329-1/01 - Instalação de painéis publicitários, pode ser aberta como empresario individual
?

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.