x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 56

acessos 65.820

Alteração do contabilista - Receita Federal

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 16:45

Estou precisando de ajuda, fui contratada para iniciar uma contabilidade interna, entretanto, não conheço e nem entendo da parte de transferência de contabilidade, como devo proceder para transferir do contabilista anterior para mim?


boa tarde Andressa.
o procedimento que normalmente fazemos é o seguinte:
verificar atentamente todas as pendencias existentes, iniciando por certidões: FGTS- conjunta na RFB- INSS
verificar o status do ultimo balanço. como esta a conciliação. Exemplo: recentemente assumi uma empresa que tinha mais de 10 milhões em caixa. Alguem precisa explicar isso certo? mesmo que seja do SIMPLES, é necessário sim o balanço.

os livros fiscais: entrada, saída, apuração de ICMS e livro de ocorrencias. (quando tem o Sped fiscal, este substitui os Livros)
sped fiscal-verificar se todos estãoentregues, ou GIA se for o caso

Livro de registro de empregados e as pastas
pendência junto a Prefeitura-verificar se existe
e finalmente, o termo de transferencia de responsabilidade.

veja o termo no CRC MT- ÉOULTIMOARQUIVO
http://www.crcmt.org.br/novo/www/Formularios.html

OU crc mt




Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Andressa Paganini Aledi

Andressa Paganini Aledi

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 17:02

Boa tarde Aguinaldo!

Eu já preenchi os termos de transferência, entretanto tem o distrato, que vou ser muito sincera, não tenho ideia de por onde começar a preencher, fora a DBE, mas essa ainda é mais simples.

Quanto aos livros diário, já verifiquei com a junta, nenhum livro foi registrado desde 2010, estou com um que cobramos mas tem muitos erros e vou mandar refazer, ainda não recebi os códigos e senhas de acesso para fazer essa verificação dos impostos federais, mas já deixei o antigo contabilista ciente que preciso de todos eles e suas respectivas retificações, assim como as obrigações acessórias referentes ao ano de 2016.

Tenho mais uma dúvida, estamos comunicando ao contador hoje que vamos nos desligar de seu escritório, porém, no contrato de prestação de serviços rege que ele tem que ser comunicado com 30 dias de antecedência, queria saber o seguinte:

1 - o mês de Março fica sobre responsabilidade dele?

2 - caso seja ele o responsável, a empresa teria mais algum custo com honorários no final de março?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 17:18

Andressa, no mes do aviso, ele é ainda o responsável. por isso ele vai receber. O termo de transferência, esta no MT site que te falei, ou digite na busca CRC . Lá tem uma página com modelos. Não sei se os demais CRC tem. se tiver dificil acessar, me passa teu e-mail que lhe envio o modelo que tenho aqui.
https://www.crcmt.org.br/novo/www/Formularios.html

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 17:37

Marcos:

Realmente, da última vez que fiz não gerou DBE mas dessa vez gerou.

Veja:

DATA - HORA
ÓRGÃO
STATUS
[05/09/2017 - 16:06:17]
RFB
Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
[05/09/2017 - 16:06:17]
RFB
Foi gerado DBE/Protocolo para a solicitação.

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 08:12

Marcelo de Paula

Também precisei fazer o pedido de alteração de contabilista nessa semana. No seu caso, a análise foi feita pela RFB. No meu foi a SEFAZ que analisou. Veja:

DATA - HORA
ÓRGÃO
STATUS
[26/09/2017 - 11:56:48]
RFB
Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
[26/09/2017 - 11:56:48]
RFB
Sua solicitação foi enviada para a Sefaz-SP .
[26/09/2017 - 12:35:11]
SEFAZ-SP
Sua solicitação foi analisada.
[26/09/2017 - 14:04:09]
SEFAZ-SP
Sua solicitação foi deferida e seu número de inscrição estadual é XXXXXXXXXXXX.
Sua solicitação foi atendida.

A empresa citada por você possui Inscrição Estadual?
Se não possuir, creio que seja suficiente encaminhar uma cópia autenticada do Contrato da empresa e uma cópia da carteirinha do CRC do contabilista para a RFB. Talvez peçam também uma cópia do documento do sócio
Embora eu nunca tenha feito esse procedimento na RFB, creio que estes sejam os únicos documentos que a Receita pedirá para verificar as informações.

Att.

Marcos Braga
SANDRA

Sandra

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 29 setembro 2017 | 23:10

Olá amigos,gostaria de saber se eu fizer alteração do contabilista responsável, com evento de alteração do endereço eletrônico esses dados já vão direto para Receita Estadual, pois estou fazendo uma alteração de um CNPJ empresário individual para sociedade ltda, alteração de atividades, e outras alterações...e este CNPJ estava inativo e com a inscrição suspensa e nesse caso sistema da Receita gerou um número de protocolo para continuar o processo(acredito que seja alguma pendência), porém o acesso está indo para a contabilidade anterior, será que por esse caminho consigo receber o protocolo e senha da receita estadual no email alterado referente ao processo? Como devo fazer pois sou de MG e o cliente de Brasilia....

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 08:27

Muito obrigado, Marcos!

Mais uma dúvida:

Quando a alteração gera DBE normalmente o represente legal assina a reconhece firma. E quando gera protocolo? Qual o precedimento?

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 10:16

Marcos:

O protocolo foi assinado com Certificado Digital. Daí surgiu minha dúvida, pois não há espaço para assinatura e reconhecimentos de firma.

Como as outras vezes que usei o serviço o pedido gerou DBE, fiquei na dúvida se o protocolo de transmissão (assinado com certificado digital) deveria constar assinatura e reconhecimento de firma.

Pelo que entendi, nesses casos não há necessidade de assinatura e reconhecimento de firma. É isso?

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 08:19

Bom dia, Pessoal!

Uma dúvida: Numa empresa com uma matriz e 3 filiais será necessário gerar 4 DBEs ou a alteração do contador se concentra somente na matriz?

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 09:43

Obrigado pela informação, Agnaldo!

Outra dúvida, o meu pedido foi deferido no mesmo dia do envio e não foi solicitado nenhum documento com os dados pessoais do novo contador.   

O serviço foi otimizado mesmo ou tem algo mais que ainda não fiz?

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

DENISE SOUZA

Denise Souza

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2019 | 08:33

Pessoal , onde posso consultar o contador da empresa junto a receita federal. Preciso saber se meu pedido ficou certinho.
 
Suasolicitação foi deferida.
21/08/2019-19:05:10- Integrador Estadual - São Paulo
Solicitação validada pelo Integrador Estadual. 
21/08/2019-17:08:22- Receita Federal
Solicitação aguardando validação pelo IntegradorEstadual.  
21/08/2019-17:08:22- SEFAZ-SP
Solicitação analisada.  
21/08/2019-16:27:44- Receita Federal
Solicitação aguardando validação pela Sefaz SP . 
21/08/2019-16:27:44- Receita Federal
Solicitação submetida a verificação automatizada. 
21/08/2019-15:35:41- Receita Federal
Solicitação transmitida.  
21/08/2019-15:31:46- Receita Federal
Solicitação criada.

Agnaldo do Espírito Santo

sandra

Sandra

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 17:07

Boa tarde


Ontem fui fazer um DBE para alteração de contador, ao consultar o pedido apareceu essa informação abaixo, minha duvida é a seguinte, a alteração do evento 232é automatica? e quais documentos devo levar, porque logo abaixo aqui, diz que devo  Enviar o Documento Básico de Entrada do CNPJ - DBE e a documentação comprobatória do ato cadastral.

Aguardo retorno. e muito obirgada

17/03/2020-17:21:20 - Receita Federal  - Solicitação criada.
17/03/2020-17:41:41 - Receita Federal - Solicitação transmitida.
17/03/2020-18:18:26 - Receita Federal - Solicitação submetida a verificação automatizada.
17/03/2020-18:18:26 - Receita Federal - Solicitação aguardando validação pela Sefaz MG .    
17/03/2020-19:04:52 - SEFAZ-MG - Solicitação analisada.  
17/03/2020-19:04:52 - Receita Federal - Solicitação aguardando validação pelo Integrador Estadual.  
17/03/2020-19:16:05 - Integrador Estadual - Minas Gerais -Solicitação validada pelo Integrador Estadual.  
17/03/2020-19:16:05 - Receita Federal - DBE/Protocolo disponível para a solicitação.  

1) Envie o Documento Básico de Entrada do CNPJ - DBE e a documentação comprobatória do ato cadastral por meio de Dossiê Digital de Atendimento – DDA disponível no Portal e-CAC, com a utilização de certificado digital.
Para essa opção, não é necessário o reconhecimento de firma no DBE.
ou
2) Imprima o DBE, reconheça a firma da pessoa física Representante da Pessoa Jurídica, ou do preposto, ou do procurador, e entregue-o juntamente com a documentação comprobatória do ato cadastral por via postal ou presencialmente em qualquer unidade da Receita Federal.
Verifique a unidade mais próxima na página da RFB, na internet.

Riatla Oliveira da Silva

Riatla Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 29 abril 2020 | 10:42

Prezados, bom dia !
Estou com uma dúvida de como proceder em relação à mudança de contador na empresa.
A empresa é situada no sul do estado do RJ.
A situação: Temos um contador que presta serviços para a empresa atualmente, sendo responsável pelo assinatura de balanços e SPED quando necessários. Entretanto, a empresa irá ter um novo contador (VIA CLT) , dessa forma gostaríamos de saber como proceder em relação aos órgãos e demais entidades sobre essa mudança:
Exemplo: Temos que avisar a SEFAZ, JUCERJA, RECEITA FEDERAL E PREFEITURA MUNICIPAL do município ? 
Quais procedimentos devem ser feitos ?

Aguardo contato.

Dhionantan Jonas de Medeiros

Dhionantan Jonas de Medeiros

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 09:22

Solicitei a alteração/inclusão de contabilista de uma empresa, e enviei a DBE pelo e-CAC do cliente via Dossie digital, a solicitação foi deferida e informa que o pedido foi aceito, queria saber se a RF notifica o estado da inclusão do contabilista, pois a IE desse CNPJ esta suspensa e uma das pendencias é a necessidade de incluir contabilista. Consultei no cadastro do contribuinte pelo ATF da sefaz, e não consta ainda lá o contabilista. É preciso fazer algo a mais?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.