Daniela
Boa tarde,
Sou revendedora por catalogo dos produtos Natura e Avon.No contrato consta que sou autonoma. Atualmente trabalho em casa, porém gostaria de ampliar minhas vendas para obter um lucro melhor,ter um espaço melhor para atender as clientes e ter alguns produtos a pronta entrega . Porém, em casa não da por acabar com a privacidade do lar. Gostaria de alugar um ponto comercial, ou escritorio, para que eu posso montar meu
estoque de produtos a pronta entrega, só que a forma de venda seria a mesma: atraves dos catalogos. Eu teria os catalogos em cima do balcao, a cliente escolheria atraves do catalogo e se eu ja tivesse o produto a pronta entrega eu entregaria na hora. Se nao, encomendaria o produto para ela. Porém, a natura e avon só vendem através do CPF. Qual seria a alternativa pra eu legalizar essa atividade em um local fixo? Posso ser
MEI? Posso ser autonomo estabelecido? Comerciante autonomo? Ou o quê? Lembrando que estas empresas ja permitem a venda de seus produtos em estabelecimento comercial, desde que nao seja de venda exclusiva da marca.
Grata
Ter iniciativa empreendedora é algo nobre, o empreendedor assume riscos e por ai a fora, indubitavelmente, desenvolver atividades comerciais na própria casa promove uma série de limitações.
Alternativas:
1 - poderás legalizar-se como MEI com a atividade: COMERCIANTE DE COSMÉTICOS E ARTIGOS DE PERFUMARIA
CNAE 4772-5/00 , esta atividade é permitida, procure na letra "C", com a legalização, você contribuirá com valor fixo de
INSS que servirá para suas coberturas previdenciárias que vai desde licença maternidade até
aposentadoria.
2 - na impossibilidade de legalizar-se como MEI, faça inscrição na Prefeitura de sua jurisdição a fim de obter um numero chamado CADASTRO DE CONTRIBUINTE MUNICIPAL, com esse numero é possivel pedir maquina de cartão de credito/debito poder receber as vendas via essa modalidade de pagamentos.
Porem, fique atenta já que na possibilidade de optar pela opção
2, você será tributada exclusivamente pela tabela progressiva do
IRPF, na minha opinião uma mordida profunda.
De qualquer forma, procure um profissional da área contábil legalmente habilitado para te orientar de forma mais segura, já que um contato olho no olho gera confiança.
Boa sorte.