Leonir,
Mas para ter a tividade de representante comercial preciso ter resgistro no CORE?
Sim, você precisa fazer a inscrição no CORE e pagar a anuidade, assim como a anuidade do CRC.
E teria que exercer a atividade tambem, senão caio no mesmo problema do comercio de mercadorias.
Sim, é necessário "exercer" a atividade sim.
A diferença é que é mais simples vc exercer a atividade de representação comercial do que a de comércio. Na atividade de comércio, você precisa de ter as NF's de compra das mercadorias para emitir a NF de venda, o que dificulta muito, visto que naum é fácil conseguir estas NF's de compra sem realizar a compra do produto.
Já na representação comercial, você tem apenas as despesas, como aluguel, telefone, etc., que são comuns à atividade de
contabilidade.
Tambem tenho que emitir NF de representação, mas e pra quem?
Na emissão da NF's de representação, você pode emitir para alguns clientes seus. Você pode pegar aqueles clientes que sempre precisam de despesas, para pagarem menos IR, como por exemplo, produtores rurais e empresas do
lucro real.
Bom, acho que o negocio seria encarar o ISS fixo mesmo, porque se lançar como autônomo daí tem o problema do
INSS, 20% a empresa teria que recolher sobre o que vai me pagar, e é claro que vou ficar sem cliente então.
Por este motivo que o ideal é você analisar bem as alternativas e verificar qual delas irá pagar menos impostos.
Um grande exemplo, tenho amigos contadores que ao sair o
Simples Nacional, foram logo fazendo a opção pelo sistema, sem fazer os cálculos e acabaram pagando mais impostos do que se estivessem no
lucro presumido.