Pedro Henrique
Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a) EmpresasOlá pessoal!
Tenho algumas dúvidas em relação a adquirir o certificado digital e-CPF para Contador Autônomo.
Vou começar a atender alguns clientes e estou me preparando para tal (Certificado, inscrição no CRC, etc.).
Pesquisei no fórum sobre o assunto, mas ainda me restam algumas dúvidas.
1 - Vou fazer o Cadastro no CEI para poder atuar como "Equiparado à PJ".
Quando acontece o cruzamento de dados, número do meu CRC com o Certificado Digital?
Quero dizer, os sistemas (e-CAC, Conectividade Social e outros) vão me enxergar como Contador com Certificado e-CPF A3 pelo simples fato de eu ter um CEI como: Contribuinte Individual - CNAE: 74128 - Atividades de Contabilidade ou Auditoria?
Não preciso vincular minha inscrição do CRC ao certificado digital?
2 - Meus clientes terão algum custo adicional pelo meu Certificado Digital ser e-CPF a3 e não ser um E-CNPJ (com um CNPJ de um escritório de contabilidade, por exemplo?).
Ou, basicamente esse Certificado digital serve apenas para me identificar?
3 - Na tela para se Cadastrar uma matrícula no CEI, tenho várias opções, entre elas:
-> Escolha o tipo de matrícula: Contribuinte Individual
CNAE: 74128 - Atividades de Contabilidade ou Auditoria
Natureza Jurídica: 4049 - Contribuinte Individual com Empregado.
e também:
-> Escolha o tipo de matrícula: Equiparado a Empresa
CNAE: 74993 - OUTRAS ATIVIDADES DE SERVIÇOS PRESTADOS PRINCIPALMENTE AS EMPRESAS, NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE
Natureza Jurídica: 2135 - Empresário Individual
Qual a diferença prática e financeira para ambos os lados (eu como contador e meu cliente) entre essas duas escolhas que posso fazer?
OBS: um Guia de Orientações ao Usuário do Conectividade Social da CEF tem me ajudado muito a esclarecer algumas dúvidas.
Segue o link para quem se interessar: www.caixa.gov.br
Obrigado pela atenção!!
Bom fds a todos!