Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 9

acessos 15.320

FGTS e INSS MEI

Roberta Soares

Roberta Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Financeiro
há 11 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 20:35

Boa noite!
Eu estou com uma dúvida com relação ao recolhimento do INSS e do FGTS do MEI. Como que eu eu faço para recolher sem precisar fazer um certificado digital? Pois, quando faz pelo SEFIP (exige que tenha certificado digital) por causa da Conectividade Social.
A empresa tem 1 funcionário que foi contratado em janeiro de 2012. Mas, não foi registrado... a pessoa responsável quer regularizar a situação desse empregado (recolhendo todos os FGTS e INSS devidos) desde janeiro. Como que é feito tal procedimento?
Se alguém puder me ajudar, seria grata.

Jéssica Caroline

Jéssica Caroline

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 20:41

Boa noite Roberta

A unica maneira que eu transmito sefip é utilizando o certificado mesmo, como é um MEI ele pode optar pelo certificado do disquete, pois até 30/06 a Caixa Econômica vai estar fazendo, após esse período, só certificado padrão ICP.
Espero ter ajudado.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 20:44

Roberta Soares e Jessica Caroline Boa Noite;

O MEI se enquadra na mesma situação das empresas do simples nacional com menos de 10 funcionarios, e podem fazer a antiga chave .pri para o envio de sefip e acesso ao portal do empregador (extratos fgts e movimentação);

Para maiores informações sugiro a leitura do tópico Certificado digital para empresas com ate 10 emp;

Abraços

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 20:54

Roberta Soares a transmissão deve feita pelo sefip;

Não é possivel recolher o FGTS em formulário; (como no caso das domesticas).

Para a transmissão da sefip, o MEI é facultativo a utilização do certificado digital, podendo optar pelo certificado antigo (chave .pri); Conforme citado no tópico indicado acima;

Você devera enviar as sefips em atraso, e recolher as guias de FGTS e INSS com juros / multa;

Abraços

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 junho 2012 | 06:01

Roberta Soares Boa Noite;

O método da chave .pri não é provisório;

O portal conexão segura ira continuar disponivel após 30/06/2012 para atender as empresas do simples nacional com menos de 10 funcionários, MEI, domésticas e CEI com menos de 10 funcionários, conforme citado por mim no tópico que recomendei você lêr;
(Certificado digital para empresas com ate 10 emp;)

Como você não possui computador com drive de disquete, você pode salvar a pré-certificação em pen drive; Para saber como gravar a pré-certificação em pen drive, sugiro a leitura do artigo Como fazer certificacao em pen drive (clique para acessar);

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.