x
2007-08-29T11:54:00-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 410

acessos 181.871

há 3 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 12:22

Gente Bom dia. Fiz a gefip de uma empresa aqui, em Janeiro deste ano. Ele não paga INSS p autônomo, na folha de pagamento saiu ok. Mas na gefip puxou o inss pro autônomo, coisa de 11 reais a mais, e agora estão cobrando o valor pois enviei a informação que ele pagava inss sobre autônomo, mas não paga. Como faço agora? Envio outra gefip ? E em qual modalidade? Pois a guia foi paga corretamente, e apenas transmiti com esse equivoco.

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

há 3 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 14:28

Sim, mas envio na modalidade 9? Pois a empresa tem funcionários, se eu mandar outra normal, terei que colocar em atraso, e a data para pagamento de fgts, sendo que ja foi pago.

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

Moderador
há 3 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 16:47

Bruno Moreira, o autônomo deve ser informado na GFIP. Informe-o com a ocorrência "05". Se não foi descontada a contribuição previdenciária dele, informe "0,00" no campo da contribuição do segurado.

há 3 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 17:59

Boa tarde

Na competência FEV/2016 enviei duas SEFIP's.
A primeira (data de envio 27/02) está com o código de recolhimento 150 ERRADO, código FPAS 115 ERRADO e código outras entidades 0115 ERRADO, e além disso sem o valor da retenção sofrida.
A segunda (data de envio 07/03) está correta (código de recolhimento 155 CORRETO, código FPAS 507 CORRETO e código outras entidades 0079 CORRETO, e COM o valor da retenção. Foi esta segunda que foi paga.
Agora, consta em aberto os valores da PRIMEIRA, que está toda errada!!!!!
Ao recuperar o arquivo .SFP da sefip errada, e marcar pedido de exclusão de informações anteriores, não consigo executá-la. Aparece uma mensagem dizendo: "o fechamento não pode ser processado pois nenhuma empresa/trabalhador está participando do movimento financeiro". Mas, quando clico em "trabalhadores sem modalidade" o botão modalidade está inativo!!! Como faço para resolver isso?

Gente, estou fazendo alguma coisa errada de novo?

há 3 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 18:31

Márcio fiz isso e consegui executar!
Mas, os trabalhadores ficaram sem modalidade. Este botão, mesmo depois de "marcar participação" fica inativo, de modo que todos os trabalhadores ficaram sem modalidade...
É assim mesmo?

Outra coisa é que quando marquei a participação conforme orientação, apareceu a seguinte mensagem: " a solicitação de exclusão referente aos códigos 150 (O MEU CASO) 155 ou 211 eliminará todos os tomadores /obras, para essa chave da GFIP, independentemente dos tomadores/obras participantes deste movimento".

Foi por isso que não consegui marcar a modalidade dos trabalhadores?

Está correto?

Gente, coisa mais difícil de entender é esse programa da SEFIP, viu?

há 3 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 08:24

Bom dia,

Abri um CEI no dia 16/02, mas lá consta que o início da obra foi dia 27/01, mesmo dia que contratei dois funcionários.
O recolhimento do INSS/FGTS de JAN/2016 desses dois funcionários eu fiz no CNPJ.
Mas, agora, consta uma pendência nesta competência (JAN/2016) de ausência de recolhimento no CEI.

O que devo fazer para regularizar esta pendência?
Devo fazer uma GFIP sem movimento?

há 3 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 09:32

Márcio,
você acha que poderei ter algum problema em virtude da data da admissão destes dois funcionários ser dia 27/01, mesma data de início da obra da obra indicada no CEI?
Tava lendo pela internet, e encontrei uma orientação de preencher um formulário RET GPS alterando os códigos de 2100 para 2208, e entregá-lo na Receita e ao mesmo tempo retificar a GFIP... Eu achei meio complicado, isso!

O que você sugere pela sua experiência?




Moderador
há 3 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 11:29

Elina, não acredito que terás problema, pois pode ser registrada uma data de início da obra, na matrícula CEI, e só haver movimentação de mão-de-obra própria (sujeita à informação na GFIP), num mês posterior, e aí teria de enviar uma GFIP sem movimento referente ao mês de início.

Agora, se realmente esses funcionários começaram a trabalhar na obra em janeiro, então o "correto", o que refletiria a realidade, seria enviar uma GFIP 155 e retificar a GPS, alterando o código de pagamento e o identificador.

há 3 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 09:43

Gente, alguem poderia me ajudar. O caso é simples mas estou encabulado com isso. Quando exporto a gefip de Micro empreendedor do meu sistema para o programa, automaticamente vai um valor de R$ 140,00 reais e uns quebradinhos direto em compensação de salario maternidade. Todos as firmas de micro empreendedor aparece esse valor automático. É alguma coisa que esta gravado em meu sistema que ja ta mandando automatico, mas queria saber o que pode ser. Ja fui no cadastro dessas empresas e não achei nada la que pudesse inteferir nisso. Isso não chega a ser um problema pois vou la na gefip e tiro o valor de compensação. Pois nenhuma dessas firmas tem funcionaria que se afastou por motivo de maternidade. Só não to entendendo porque esse valor ta indo pra la, ai toda vez tenho que ir la em compensação e tirar o valor. Será algo que pode tar cadastrado nessas empresas? Pois o sistema tem varias areas, onde outras pessoas dão manutenção nessas empresas. E realmente estou muito incabulado e queria saber se alguem ai poderia ajudar.

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

há 3 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 14:26

Bruno Moreira boa tarde!

Deve ter algum valor lançado no seu sistema, trabalho com Contmatic, lá tem um lugar onde se cadastra a compensação. Contate seu suporte.

Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco
há 3 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 16:47

Boa tarde,

Concordo com a Viviane C. Rodrigues, pois entrando em contato com o suporte provavelmente eles encaminharam o passo a passo do sistema.


Att,

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 16:48

Pois é. Contatei e ngm conseguiu solucionar. Deve ser algo que lancaram em outra area do sistema. O problema é que toda vez tenho que ir na gefip e tirar. Só isso. Mas queria saber onde era o lugar e tal para arrumar isso. Obrigado pela ajuda.

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

há 3 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2016 | 09:42

amigos ..bom dia !

estamos sendo processados por uma ex-funcionaria , ela alega que nao houve recolhimento inss e fgts em uma de nossas empresas.

A empresa em questao ja nao existe mais , e como é uma empresa antiga , fui fuçar os arquivos e acabei encontrando os meses que ela esta pleitiando na justiça ,com todas as guias pagas , so que pelo que entendi o inss nao recebeu a informação .

nesse caso , como proceder? visto que a empresa nao existe mais , como farei para enviar os arquivos com a folha dos meses em aberto no extrato previdenciário da obreira?

preciso muito de uma luz , pois a audiencia esta marcada para 22/08/16.

há 3 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 15:31

Boa tarde, me ajudem como proceder.
Então uma funcionaria ficou registrada em nosso sistema por 1 ano e 6 meses, recolhendo inss e fgts para ela.
Porém ela não laborou na empresa este periodo, agora ela precisou dar entrada em um beneficio e não conseguiu por causa dessas informações.
Minha pergunta é, existe a possibilidade de eu excluir essas movimentações?

Moderador
há 3 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 17:02

Júnior Fernandes, boa tarde. Existe sim a possibilidade, terás de reenviar as 18 GFIPs, sem incluir a funcionária, só com os outros trabalhadores (todos na modalidade "9").
Para solicitar a devolução do FGTS, existe o formulário "RDF".

há 3 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 10:39

Bom dia a todos! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar na seguinte questão:
Como devo proceder para acertar uma Gfip/Sefip que foi entregue com código do autônomo
errado, foi com o código 11, sendo que o correto é 13, isso aconteceu na competência
06/2010. Alguém por favor saberia me fornecer o Passo a Passo. Desde já agradeço!

Moderador
há 3 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 10:55

Olá Vera Moura
Bom dia,

Conforme Manual SEFIP:

Exemplo n° 1: Erro na informação de PIS/PASEP e Categoria

Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 566, contendo 50 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do PIS de um trabalhador e da categoria de outro trabalhador.

Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta, com as informações devidas; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 566, contendo o PIS correto e a categoria correta. Estes dois trabalhadores e os demais 48 trabalhadores, para os quais não houve retificação, devem ser informados com a Modalidade 9.

Caso o campo Categoria na GFIP/SEFIP anteriormente apresentada seja 01, com Modalidade branco, e a categoria na nova GFIP/SEFIP seja 04 (até a competência 01/2003) ou 07 ou de 11 a 26, será devida a devolução do valor recolhido a maior. Para o FGTS, as informações prestadas incorretamente ou indevidamente, devem ser corrigidas conforme as orientações contidas na Circular CAIXA que trata da matéria.

Para o caso de todas as categorias na nova GFIP/SEFIP serem 11 a 26, será devida a devolução do valor recolhido a maior, porém, considerando que na nova GFIP/SEFIP os trabalhadores retificados estarão com a Modalidade 9, observar as orientações da Circular Caixa que estabelece procedimentos pertinentes à devolução de valores recolhidos ao FGTS.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
há 3 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 15:15

Ola Vania ...Obrigada pela resposta.
Já não tenho mais a chave desse movimento.
Voce sabe se tem como enviar sem essa chave?
Se devo enviar essa informação com a tabela da epoca ?
Estou com dúvidas
Obrigada

Moderador
há 3 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 15:18

Olá Vera

Você deve enviar as informações que já foram enviadas corrigindo o que precisa.
Sobre a tabela o SEFIP armazena todas as tabelas, não é necessário atualizar, nem retroceder.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
há 3 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2016 | 15:40

Rosimeire,

Se os erros foram somente estes, não alterando valores, você pode colocar os funcionários na modalidade 9.

Ontem é história,amanhã é mistério,e hoje é uma dádiva.Por isso se chama PRESENTE.
Página 11 de 14
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.