x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 410

acessos 194.329

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 13:38

Graciane Alves, bom dia.

O procedimento ideal é: fazer o backup da GFIP enviada, e caso o FGTS seja pago posteriormente, restaurar esse backup e gerar um novo movimento para recolhimento. Dessa forma, a única coisa a fazer é definir a data do pagamento, já que os dados da GFIP anterior ficarão preservados.

Se houve retenção sobre NF e a mesma foi informada na GFIP original, também deverá constar na GFIP "retificadora". Se não constou, envie uma nova retificadora com os trabalhadores na modalidade "9" (caso tenha sido pago o FGTS).

Se a GPS foi paga com os mesmos dados/valores calculado pelo SEFIP, então não poderia constar em aberto, mesmo tendo sido enviada uma GFIP retificadora para pagamento do FGTS em atraso.

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 10:10

Márcio Padilha Mello, Obrigado pelo esclarecimento. Quanto a empresa que tem retenção de nota fiscal eu vou reenviar uma gfip com os valores da nota e os trabalhadores na modalidade 9. Em relação a empresa que pagou o inss e os valores não são iguais como posso corrigir tendo em vista que os valores enviados na primeira gfip estavam corretos?

Atenciosamente.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 13:58

Graciane, se a última GFIP enviada para a competência está errada, então tem de enviar uma nova, correta. O importante é que no "final do processo", o valor devido à Previdência que constar na GFIP seja igual ao da valor recolhido na GPS ...

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 31 maio 2017 | 11:11

Márcio Padilha Mello, MUITO Obrigado ! Irei refazer a gfip e confirmar se os valores batem com a guia paga ! realizando este processo a divergência que consta no portal e-cac irá sumir ou há a necessidade de agendar para ir na receita ?

Atenciosamente.
Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 10:20

Pessoal, gostaria de agradecer a todos pela ajuda.

Gostaria de postar um feedback referenda as dicas que vocês me deram.
Analisei as sefips e percebi que na gfip enviada com retenção, eu havia recalculado eu não coloquei a retenção. Sendo assim, eu retifiquei colocando os mesmo valores, os funcionários na modalidade 9 e lançando a retenção.

No caso da empresa que pagou o inss e o fgts em guias diferentes eu notei que o valor do inss da segunda gfip era diferente do enviado na primeira, então reenviei a gfip lançando os valores corretos dos funcionários e o valor igualou ao que a empresa havia pago. Não existe mais diferença de inss.E como as guias foram pagas eu coloquei todos os funcionários também na modalidade 9.

Agora é só aguardar a pendência sair. Estou sempre de olho no e-cac. Alguem sabe me dizer quanto tempo as pendências somem do sistema?

Atenciosamente.
Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 10:30

quero fazer uma exclusão de GFIP eu sei que preciso clicar em exclusão de período anterior, a dúvida é se eu quando for excluir tem que ter informação de funcionário?

gero o arquivo no sistema de folha referente ao período que quero excluir, mas vai vir com informações do funcionário, essas informação deve aparecer para que aconteça a exclusão?

E se não como fazer ela em branco?

Memento Mori.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 11:43

Thais Cristina ... bom dia.

É importante fazer o backup sempre após o fechamento do Movimento. Daí, quando quiser retificar/excluir uma GFIP, é só restaurar e gerar um novo Movimento. É o que faço sempre ...

Como o processo vai excluir a GFIP, não precisa constar os trabalhadores.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 11:50

Perfeito gente obrigada..
Mas uma dúvida se eu gerar com os trabalhadores e mesmo assim pedir a exclusão é válido?

Memento Mori.
Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 09:09

Apos excluir vai constar a pendencia de envio dessa SEFIP ai eu so preciso enviar novamente com as informaçoes corretas ou sem movimento caso nao tenha?

Memento Mori.
Letícia

Letícia

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 16:28

Boa tarde!


Tenho um cliente que está precisando urgente de uma CND, porém ele tinha uma GFIP em duplicidade e a Receita Federal solicitou a exclusão dela. Conforme solicitado, fiz a exclusão com as mesmas informações da GFIP que estava incorreta. Quando fui verificar na Receita Federal a competência 05/2015 que foi excluída não existe mais. Estou com ausência de GFIP dessa competência. Como evio novamente essa GFIP sem gerar débitos?
Aguardo.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 16:54

Letícia

Boa tarde. O pedido de exclusão "deleta" todas as GFIPs com a mesma "competência/CNPJ/FPAS/código de recolhimento".
Se houve recolhimento de FGTS, envie a GFIP com todos os trabalhadores na modalidade "9".

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 10:36

Letícia, foi o que eu disse anteriormente: envie a GFIP com todos os trabalhadores na modalidade "9". O SEFIP não vai gerar a guia do FGTS. Descarte a GPS (a guia do INSS sempre é gerada, se há valor devido à Previdência Social).

ERÔ SOUZA

Erô Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 14:14

Boa tarde colegas .

É possível enviar GFIP já retificada no mesmo dia em que foi excluída, ou tenho que aguardar até aparecer no ECAC a ausencia de GFIP?

Att
Erô

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 22 setembro 2017 | 08:28

Erô Souza ... bom dia.

No Manual da GFIP/SEFIP não há indicação de "prazo", então podes enviar o pedido de exclusão (se for realmente necessário) e em seguida a GFIP retificada, ou vice-versa.

Lembrando que a exclusão é para o caso de ter havido erro na "chave": código de recolhimento/CNPJ/competência/FPAS, ou em situações específicas.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 11:04

Erô Souza pode fazer no mesmo momento, mas eu em particular prefiro esperar no ECAC a ausencia de GFIP assim tenho mais controle das que faltam.

Memento Mori.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 5 janeiro 2018 | 17:21

Mariany Oliveira

Boa tarde. Se a GFIP errada tem um dos dados abaixo diferente da GFIP correta, então ao exclui-la não afetará a correta:
CNPJ/CEI - COMPETÊNCIA - CÓDIGO DE RECOLHIMENTO -FPAS

Se tivesse os mesmos dados, então a correta teria substituído a anterior, e a exclusão deletaria a correta ...

Vladimir Rogerio Inacio Duarte

Vladimir Rogerio Inacio Duarte

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 10:48

Bom dia senhores.. como faço para transmitir uma Sefip de 2011 de apenas 1 funcionário sem excluir os demais? e sem excluir a Sefip da época ,

Só um detalhe.. não tenho todas as informações anteriores.. somente desse funcionário.. não consigo fazer a Gfipe de todos..

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 10:55

Bom dia Vladimir,
Se houver recolhimento do fgts para o funcionário é só você gerar a gfip com todos os funcionários da época na modalidade 9 e o funcionário em questão na modalidade branco. Desta forma ira sair a guia para pagamento do FGTS deste funcionário e a guia de INSS do total, depois terá que gerar uma guia a parte somente dos valores do funcionário com multa e juros para o INSS.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 13:34

Vladimir Rogerio,

Boa tarde. A informação divulgada aqui no Fórum é que a RFB fornece cópia da GFIP, então verifique com o órgão.
Não dá para enviar GFIP contendo apenas um empregado, pois ela excluirá a anterior (mesma "chave").

Rafaella Soares

Rafaella Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 16:41

Boa tarde!

Foram enviadas duas sefips com a opção pelo simples nacional errada (estava como não optante, porém a empresa é optante), e como a guia não foi paga e já faz um tempo isso, está constando o débito no relatório do eCac.

Eu preciso excluir a informação ou apenas retransmito a sefip da competência?

Preciso tirar essa débito de valor errado do relatório mas não sei como.

Rafaella Soares
"Enfrente os problemas de hoje com a força de hoje. Não comece a atacar os problemas de amanhã antes que o amanhã chegue"
Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 25 janeiro 2018 | 10:44

pessoa me ajuda urgente

Fiz umas sefip que estava com o codigo 507 e o certo era 515 e concertei transmitindo de novo e ai aparecer o codigo 507 na receita federal e ai eu preciso excluir este 507 na sefip, esta certo isso? acontece que não tenho mais o programa de contabilidade no meu programa que tinha todos os dados da empresa com funcionarios e agora têm como excluir colocando so o codigo.

Página 13 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.