x
2013-08-23T10:37:38-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 121

acessos 95.066

Sefip modalidade 1

há 3 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 10:51

Vania eu gero a guia INSS só com o valor da diferença?
Ex. minha guia inss 08/2016 = 313,24 valor que ja foi pago, e com as mudanças foi gerado uma nova guia inss 08/2016 = 385,04
385,04-313,24 = 71,80 esse sera o valor que devo gerar no site da previdencia.
Vania essas mudanças são para um financiamento no caso a pessoa precisa para comprovar renda, vc acha que daria certo, pq vão olhar a renda e os recolhimentos?

Moderador
há 3 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 10:56

Isso mesmo, porque vai gerar o débito na Previdência dessa diferença.
A primeira SEFIP foi com um valor e foi pago.
A segunda foi com um valor maior.

Recolha a diferença.

Não é uma boa idéia fazer esse procedimento... Isso levanta suspeita... Além de correr o risco de não dar certo.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
há 3 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 13:02

Boa tarde,

Vocês poderiam me ajudar?! estou com uma dúvida.

Estou gerando uma guia de FGTS em atraso que será pago o FGTS de um funcionário somente.
esse funcionário eu coloquei em Branco, os outros coloquei na modalidade 9.
Entretanto a guia da época, não foi paga. O FGTS de ninguém foi recolhido.
Nesse caso eles ficam na modalidade 9 mesmo ou na 1?!

há 3 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 13:31

Boa tarde pessoal.
Estou com uma dúvida.
Eu não trabalhava com esse cliente no ano de 2015. Porém, o cliente não recolheu o FGTS de um funcionário, o qual foi demitido agora. Eu tenho que informar a folha da empresa novamente com o funcionário demitido na modalidade 1 e os outros na modalidade 9.
Porém, no ano de 2015, a empresa trocou diversos funcionários, os quais eu nem sei quais são. Como devo proceder neste caso?
Agradeço a atenção e a ajuda de todos.

Moderador
há 3 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 14:07

Rafael, boa tarde. O correto é enviar a GFIP com todos os funcionários/sócios/autônomos que tiveram remuneração naquele mês. Se não tens como informar todos (ou uma parte deles) agora, então o jeito (que dará mais trabalho) é informar o demitido na modalidade "branco", caso deseje recolher o FGTS dele, e depois enviar uma nova GFIP com todos os segurados na modalidade "9", caso já tenham sido informados em GFIP anterior (ou na "1", caso não tenham).

há 3 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 14:16

Márcio, muito obrigado.
Então, só para confirmar:
No caso desta empresa, ela recolheu o FGTS de alguns funcionários integrantes da folha e outros não. Neste momento, ela vai recolher apenas do funcionário demitido e deixará os outros que faltam sem recolher.
Neste caso, eu tenho informar somente o funcionário que vou recolher o FGTS na modalidade em branco e todos os outros funcionários na modalidade 9.
É isso?
Ainda fico um pouco confuso com as modalidades.

Moderador
há 3 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2016 | 08:25

Rafael Ruiz,

No caso desta empresa, ela recolheu o FGTS de alguns funcionários integrantes da folha e outros não. Neste momento, ela vai recolher apenas do funcionário demitido e deixará os outros que faltam sem recolher.Neste caso, eu tenho informar somente o funcionário que vou recolher o FGTS na modalidade em branco e todos os outros funcionários na modalidade 9. É isso?

Para fazer recolhimento do FGTS, só podes usar a modalidade "branco".
Se o funcionário já foi informado numa GFIP anterior, utilize a modalidade "9".
Se é a 1ª vez que está informando o funcionário, use a "1".

Moderador
há 3 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 16:28

Nayara Christina Travassos de Lima

A Vânia informou o correto. Veja o que diz o Manual da GFIP/SEFIP para uma situação parecida:

Exemplo n° 2: Erro na informação do campo Simples
Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 11/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo 05 trabalhadores (Modalidade branco). Houve erro na informação do campo Simples. Foi informado "não optante pelo SIMPLES" quando o correto era "optante pelo SIMPLES".
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta e contendo a informação devida; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 11/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, com o indicativo de optante pelo SIMPLES informados na Modalidade 9.
Para o FGTS, as informações prestadas incorretamente ou indevidamente observar as orientações contidas na Circular CAIXA que trata da retificação ou devolução de valores recolhidos ao FGTS.

...
c) Confirmação de informações anteriores - Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência (modalidade 9)
Deve ser utilizada para confirmação ou retificação das informações prestadas anteriormente, para trabalhador que constou em GFIP/SEFIP anterior, em qualquer modalidade.

há 3 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 17:44

Vânia Zanirato, boa tarde!!

Estou fazendo uma rescisão de contrato, onde o último dia do trabalhador será no dia 02/04.

Minha dúvida é em relação as informações do FGTS, pois vou efetuar o recolhimento via GRRF no dia 03, informando os valores do mês anterior e mês atual, e efetuar o recolhimento.

Nas sefips referente ao mês de março e abril, este funcionário será informado na modalidade 1? (declaração a previdência).

Desde já agradeço pela atenção!

edson

há 3 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 09:52

Pessoal

Preciso de ajuda.

Transmiti duas SEFIP para a mesma competência, uma Codigo 150- tomadores e outra 155 - matricula CEI, porem informei de forma errada alguns funcionários em ambas as SEFIP , como faço para retirar estes funcionários de uma das SEFIPs e como ficaria os valores recolhidos a maior tanto para i INSS quanto para o FGTS.

Grato

há 3 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 16:35

Caro Márcio,
Primeiramente obrigado pela resposta, mas ainda estou com duvidas, veja bem:
A SEFIP 155 está correta, esta não preciso corrigir. Já na SEFIP 150 e informei alguns funcionarios, equivocadamente, que ja haviam sido informados na 155, então preciso retirar estes funcionarios da 150.
Veja se está correto: Transmito outra SEFIP 150 informando apenas os funcionarios corretos na modalidade "9", desmarcando a participação daqueles que ja foram informados na 155, ou devo fazer alguma coisa para que seja retirada a informação de recolhimento deles?

Moderador
há 3 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 17:06

Marco,

Quando envias uma GFIP com o mesmo "FPAS/Competência/CNPJ/Código de Recolhimento", ela substitui a anterior. Se o erro está só na "150", então como eu disse é só enviar uma nova, com os dados corretos. Os trabalhadores informados indevidamente na GFIP anterior, não devem constar na retificadora.

O valor recolhido a mais na GPS, poderá ser compensado na GFIP 150 do mês seguinte.

O valor recolhido a mais na GRF/FGTS, terá de fazer um pedido de devolução, na CEF.

Moderador
há 3 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 18:01

Marco,

Exato, se a empresa está sujeita ao pagamento de Outras Entidades/Terceiros, não poderá compensar esse valor, só o campo "6" da GPS. Para o valor pago no campo "9", terá de pedir restituição via PER/DCOMP.

há 3 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 18:21

Márcio Padilha Mello

Verdade, ai é que está o problema, ja tenho um PER/DECOMP do ano passado e nem noticia ainda. Fazer o que, é melhor deixar para o sistema "S" fazer bom proveito, hahaha

Obrigado mais uma vez

Abraço

Moderador
há 3 anos Sábado | 8 abril 2017 | 08:23

Marco,

Realmente demora. Um ano de espera ainda é um "bom prazo". Já fiz pedidos (não de "Outras Entidades", mas de devolução de retenção sobre NFs) que levaram quase três anos. Pelo menos tem uma atualização "interessante".

há 3 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 08:06

Vânia Zaniratto bom dia, tenho 2 problemas e gostaria de saber se voce pode me ajudar:

1- gostaria de recolher o fgts atrasado apenas do funcionario que esta sendo demitido, qual a modalidade que devo colocar para ele e para os demais?

2- foi gerado Gefip por muito anos como o numero do NIT errado de um autonomo como proceder para ser feito a correção?

Desde ja agradeço a atenção!

Página 3 de 5
1 2 3 4 5
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.