x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 70

acessos 132.086

MEI, baixa no CNPJ e seguro desemprego

Tatiana Patrícia Kloth Gubler

Tatiana Patrícia Kloth Gubler

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 09:56

Bom dia...

gostaria de tirar uma dúvida...

Um MEI, que está em auxilio doença desde 07/2014, (amputou a perna), me pediu se pode dar baixa na sua inscrição de MEI... pois não está tendo renda com a empresa, e ainda precisa ficar recolhendo aqueles 5,00 reais dos impostos...

Pergunta: se ele dar baixa no MEI, perderá o auxilio doença?

OBS.: o benefício dele, vai até 06/2017... na última pericia deram o beneficio para 365 dias...
e ele foi informado, que será assim, daqui pra frente!

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 17:00

Olá Senhores,

Alguém pode me tirar uma dúvida?

Minha situação é a seguinte:

Me cadastrei como MEI em 2015, porém nunca gerei NF e nunca realizei o pagamento do boleto mensal. Porém, trabalho com carteira assinada desde de 2014... Solicitei a baixa do MEI hoje (03/10/2016) e irei realizar o pagamento dos boletos ainda esse mês.

Dúvida: Caso eu seja demitido em dezembro/16 terei direito a receber o seguro desemprego?


Muito obrigado!

Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 17:05

Boa tarde Marcos,

Terá sim, visto que na competência de 12/2016 não mais haverá recolhimento do INSS como Empresário Individual.

Sugiro a leitura do artigo MEI TEM DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?. Nele você encontrará maiores informações a respeito do tema.

Abraços!

Roberto Rodrigues
*Abertura, encerramento e regularização de empresas;
* Serviços de Contabilidade em geral para Pequenas e Médias Empresas (Simples Nacional);
* Assessoria MEI - Microempreendedor Individual.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 11 outubro 2016 | 21:34

Claudio Barros do Couto

Se no cartão de CNPJ já aparecer com status "extinta" pode já dar entrada.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 7 anos Quarta-Feira | 12 outubro 2016 | 19:21

Cláudio Barros,

O importante, na verdade, é que não tenha pagamento dos impostos do MEI na competência imediatamente posterior àquela da sua dispensa. Ou seja, se você foi demitido em outubro/2016, o seu MEI tem que ser cancelado dentro do mês de outubro/2016, para que não haja pagamento do DAS em 20/11/2016.

Abraços.

Roberto Rodrigues
*Abertura, encerramento e regularização de empresas;
* Serviços de Contabilidade em geral para Pequenas e Médias Empresas (Simples Nacional);
* Assessoria MEI - Microempreendedor Individual.
NORMANDO BESERRA DA SILVA

Normando Beserra da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Informática
há 7 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 11:38

Fui demitdo e tenho mei , se eu der baixa hoje tenho que esperar quanto tempo para dar entrada no seguro desespero?
Outra coisa, fui demitido e tinha mei, será qeu não mesmo dando baixa, vai constar que na época que fui desligado da empresa e tinha outra renda, assim
vai bloquear o meu seguro?

atenciosamente

normando

Dieniffer Ossani

Dieniffer Ossani

Bronze DIVISÃO 2, Secretária
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 16:41

Boa tarde.

Tenho dúvidas, no dia 16/11/2016 dei baixa no meu MEI e no
mesmo momento já consultei o cartão CNPJ na receita constando a
empresa baixada.
Paguei as DAS atrasadas hoje dia 07/12/2016 e farei a transmissão
da declaração anual do SIMEI assim que compensar os pagamentos.

Vou sair do meu emprego, serei demitida e cumprirei o aviso até
final de Janeiro.

Com tudo isso da baixa encaminhado consigo pegar meu seguro
desemprego?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 18:24

Dieniffer Ossani

Consegue sim, você tem até 120 dias após a data que houve a rescisão para solicitar o seguro desemprego.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Yasmine

Yasmine

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2017 | 17:14

Boa Tarde...

gostaria de tirar uma dúvida...

Me cadastrei ontem no MEI a pedido do meu avô, pois ele não podia se cadastra pois ja é socio de uma empresa e não havia
dado baixa devido a uns probleminhas. Hoje pela tarde ele conseguiu dar baixa e quer colocar a loja em seu nome. Hoje fui ao portal do empreendedor para
dar baixa no MEI que me cadastrei ontem, mas não estou conseguindo aparece a seguinte mesagem: " O CNPJ informado não se encontra na situação de MEI. Caso você tenha efetuado a inscrição há poucos minutos, por favor tente mais tarde." como devo proseguir?

Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:42

No último emprego em 2013, tinha aberto um MEI e trabalhava com carteira assinada.Fui mandado embora e ao mesmo tempo dei baixa no MEI pra poder sacar o Seguro Desemprego e deu como indeferido pois eles falavam que eu tinha uma empresa aberta. Fui na Receita Federal e em vários canais e nada constava que eu ainda tivesse empresa aberta.Voltei novamente pra tentar dar entrada no Seguro Desemprego e novamente foi indeferido pelo mesmo motivo.Visto que a burocracia é muita, deixei de lado por achar que dei baixa no MEI muito perto da pedida do seguro desemprego. Minha pergunta é agora que trabalho com carteira de novo, se vou ter algum tipo de problema para pegar o seguro desemprego por eu ter no passado uma empresa aberta. Já fui no poupa tempo, na Receita Federal, no portal do micro empreendedor está como baixa também. Alguém sabe de algum lugar onde checo essa informação, se eu vou ter algum problema para pegar o seguro desemprego ?

RAIANI

Raiani

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 08:22

Bom dia!

Alguém pode me ajudar, fui dispensado sem justa causa dia 08/03/17 ainda não dei entrada no seguro desemprego, me deram a ideia de abrir o MEI e o mesmo foi aberto dia 10/03/17 , porém agora vi que perco o meu direito. A perguta é , se eu baixar o MEI agora dia 15/03/17 esperando uma semana para ir da entrada sera que consigo? Tem apenas 5 dia aberto, e não tem nenhum debito. Obrigada. Se não o que devo fazer?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 10:05

Raiani
Bom dia!

Conseguirá sim solicitar e ter direito ao seguro desemprego se proceder da forma por você mencionado.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
RAIANI

Raiani

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 10:24

Obrigada Paulo,

Aproveito para perguntar, vou conseguir por ter ficado pouco tempo aberto semana que vem já é o suficiente para dar entrada? estou muito confusa e preocupada se puder me esclarecer melhor, agradeco.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 11:08

Raiani

A baixa do MEI você deverá se certificar que a mesma deverá ocorrer em todos os orgãos em que a empresa tem registro (Federal, Estadual e Municipal), além de, logicamente cumprir com os ritos de baixa de cada ente federativo.

Com relação ao prazo entre a baixa do Mei e a solicitação do benefício, não saberia lhe precisar, todavia por precaução recomendo solicitar no maior intervalo possível.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
JR.

Jr.

Bronze DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 20:54

Boa Noite!

Prezados,

Alguém poderia me ajudar na situação abaixo:

Uma empresa Mei, deixou de entregar a rais de 2012 e o caged ( admissão e demissão), a mesma encerrou suas atividades em 2015.

O colaborador na época não teve problema em receber seus direitos, a pergunta é?

A empresa baixada ainda precisa enviar essa rais e a caged ou com a informação da baixa já resolveu tudo?

Um contador me falou que não precisa mais, porém preciso da confirmação.

JR.

Jr.

Bronze DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 10:48

Décio,

Obrigado pela informação, me diz uma coisa , para essa empresa entregar essa rais de 2012 e esse caged ela vai precisar do certificado digital?

O dono é muito correto, acredito que ele vai querer entregar para não ter problemas futuros, a multa só deve pagar a do Caged a da Rais é muito alta para ele .

Alguém já foi cobrado pela multa de entrega de rais, nunca vi, até por que já prescreveu, na verdade esse Mei não sabia que podia ter um colaborador na sua empresa, tinha um encarregado, quando soube regularizou a situação dele, só que o contador não fez a de a rais de 2012 e o caged ele disse que não precisaria, pois no desligamento o MTE seria informado, o colaborador na época não teve problema algum nas suas verbas, assim como no seguro desemprego.

O governo as vezes é cruel, tem muito Mei que não sabe o que enviar de obrigações acessórias, todavia, o papel do contador é fundamental, porém nem todo Mei pode pagar um contador.

O mei deveria ser igual ao da doméstica, sair todas as obrigações em um único boleto, FGTS, INSS, já com as informações.

É muita informação para um Mei,enfim muita informação para tirar mais dinheiro do empresário, por isso que ninguém quer mais dar emprego e nem contratar, imagine um Mei tendo esse trabalho todo.

JR.

Jr.

Bronze DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 11:38

Decio,


Fiz um certificado só para atender esse cliente, vou pegar a tarde, tentei enviar a rais de 2012 e pede o certificado.

Sou Auditor e Consultor, não tenho muita habilidade em contabilidade.

Para que eu informe o Caged devo usar o programa, envio o de admissão com a data retroativa e com a competência atual, da mesmo forma com a demissão, logo o programa pede para fazer o acerto.

Posso fazer o Caged já com as duas informações, já que a empresa está baixada ou teria que enviar dois arquivos?


Alfredo

Jean Garrett

Jean Garrett

Iniciante DIVISÃO 1, Publicitário(a)
há 7 anos Sábado | 1 abril 2017 | 00:18

Olá,

Estou prestes a receber a primeira parcela do seguro desemprego (dia 02/04).
Criei um cadastro MEI no dia 31/03, porém sem saber que teria o benefício cancelado.
Como proceder para receber as parcelas?
Dou baixa agora mesmo e não pago as DAS?
Não dou baixa e não pago as DAS e não emito notas fiscais?
Não peguei nenhuma parcela ainda.... estou desesperado!

Estou com medo de conseguir sacar as parcelas e ter que devolver depois. Mas abri um MEI pensando em fazer algo de útil nesse período que estou desempregado. Faz menos de 24h que abri, o que faço? Cancelo? Deixo aberto e não pago o DAS?

Jean.

vinicius

Vinicius

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 09:50

Bom dia !!!

Por favor, me tirem essa dúvida, !!!

Fui mando embora sem justa causa no dia 12/04/2017, embora no dia 18/04/17 abri um mei, e no dia 20/04/2017 cancelei o mesmo (Não teve nenhuma movimentação) já foi gerado a guia do imposto para pagamento, embora não irei efetuar o pagamento o mesmo vencera dia 17/05.

Ainda não fiz a homologação, portanto ainda não foi dado entrada no seguro de desemprego.

Dúvida: Consigo receber normal meu seguro desemprego ?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 18:20

Vinicius
Bom dia!

A guia do imposto na forma do MEI referente competência de Abril com vencimento em Maio deverá ser realizada, bem como verifique se realizou todos os tramites para baixa/extinção do seu MEI, caso afirmativo não terá qualquer problema para obtenção do benefício social.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Nathalia Cristina de Souza  Costa

Nathalia Cristina de Souza Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 14:21

Boa tarde, pessoal. Tudo bem?
Esta semana eu dei baixa no meu MEI, porque eu vi que eu não teria direito se eu fosse demitida. Já dei baixa ( pq eu tinha uso,mais pagava o DAS em dias ), e já fiz a declaração de extinção. temos alguma perguntas.

- Agora eu eu dei baixa, eu tenho direito ao seguro desemprego? Dentro de qual prazo ?
- Na declaração de extinção tem que ser enviado para algum órgão ? ou só faz mesmo... e guarda o documento com o da baixa ?
- Onde eu olho se realmente eu meu MEI foi dado baixa, pois quando eu pesquiso ainda está lá ! ( tem 4 dias que foi feito, precisa de mais dias? )

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 14:28

Olá, Nathalia Cristina de Souza Costa

Você se refere ao seguro desemprego em relação ao seu MEI, ou a uma empresa em que você trabalhava, mesmo tendo MEI registrado? Se você tinha MEI e trabalhava em outra empresa com CTPS assinada, tendo sido demitida, mas com a baixa do MEI feita, o direito de seguro desemprego você tem.

Quanto ao fato da baixa, no próprio site, deve aparecer a situação de baixada, mas você pode também consultar o CNPJ no site da RFB, link abaixo, vai aparecer a situação como baixada, já que você afirme ter feito a mesma.

www.receita.fazenda.gov.br

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Juliana Alves

Juliana Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 17:49

Boa tarde gente!
Tenho algumas dúvidas quanto ao tópico...

Eu abri um MEI em Maio/2017 e baixei em Agosto/2017 mas como nem todas as guias venceram eu ainda não quitei todos os meses.
Se por acaso eu for demitida antes dos vencimentos dessas guias e der entrada no seguro desemprego eu posso paga-las ou isso implica no recebimento do benefício?

Resumindo: Posso pagar as Guias (com a empresa baixada) que vão vencer, em seus respectivos meses, se eu estiver recebendo o benefício? Ou preciso esperar até receber a última parcela para quita-las?


Alguém pode ajudar?
Abraços

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 29 setembro 2017 | 11:35

Boa tarde!

Um MEI com CTPS assinada em outra empresa pode fazer o parcelamento dos débitos e posteriormente pedir a Baixa do CNPJ e continuar pagando as parcelas?
No caso de demissão da empresa o mesmo só terá direito ao Seguro Desemprego se o mesmo der a Baixa do MEI correto?

Obrigado pela ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.