x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3.947

acessos 697.368

Agrécia

Agrécia

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:10

Bom dia !

Fiz a rescisão pelo Homolognet e o valor do TRCT deu cinquenta e poucos reais a menos do 13º sal proporcional do cálculo da rescisão do meu sistema. Alguém sabe se o MTE homologa desse jeito mesmo ou é necessário que seja exatamente os mesmos valores?
Obrigada!

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 16:38

Boa tarde, Aida!

Procure os meses c/ os eventos de férias > copie os valores > exclua estes eventos > e lance novamente.

ou

Faça apenas a exclusão.

Eu só consigo fechar a rescisão, fazendo a exclusão.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Aida de Souza Alencar

Aida de Souza Alencar

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 17:56

Boa tarde!
o status está "Aguardando Correção/ Complementação"
Aparece como inconsistência o Campo CNAE, porém, está preenchido corretamente.

Alguém saberia me informar como devo proceder nessa situação?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 10:04

Aida de Souza Alencar, qual o código do CNAE que está inserido no Homolognet e qual a descrição da atividade da empresa?

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Adriana J. Martins

Adriana J. Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 16:54

Boa tarde!!
Obrigada, pela ajuda!!

Agora tenho outro problema ao exportar o arquivo, e corrigir as inconsistências...na aba financeiro aparece a mensagem:O campo de integração da base de cálculo é de preenchimento obrigatório, mas não consigo alterar, como faço? alguém teve este problema e conseguiu resolver?

Desde já agradeço!!

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 16:56

Boa tarde, Adriana!

Procure os meses c/ os eventos de férias > copie os valores > exclua estes eventos > e lance novamente.

ou

Faça apenas a exclusão.

Eu só consigo fechar a rescisão, fazendo a exclusão.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Sandro R dos Santos

Sandro R dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 18:34

Boa Tarde

Alguém por favor está com o problema abaixo no homolognet.

Ao tentar transmitir o arquivo dentro do homolognet aparece a seguinte mensagem.

Unable to launch the application.

Pede para instalar o JAVA 8.0 ou superior já instalado e continua com o problema.

Já preenchi um manualmente, mais não consigo informar descontos, todas as abas estão desabilitadas, tenho somente o NRA e o Ministério do trabalho quer o TRCT do homolognet de duas rescisões de novembro/16, pois o sindicato se negou a fazer estes dois casos que tenho parado aqui.

Agradeço desde já a ajuda e atenção.

Sandro R dos Santos


CINTIA DE OLIVEIRA RIBEIRO

Cintia de Oliveira Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 12:38

Boa tarde!

Estou gerando uma retificação pela primeira vez, a rescisão anterior a retificação, já esta agendada no MTE. Após retificada eu transmiti novamente, os números de TRCT e o código de segurança estão diferentes da anterior, mas o Identificador Arquivo/NAR permanece o mesmo. Gostaria de saber se preciso fazer um novo agendamento no MTE?

Desde já agradeço

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 08:31

Bom dia, Valdirene!

Seguem algumas orientações:

1-) se possível, solicite ao TI da sua folha, que providencie o arquivo TXT o mais rápido possível (vai facilitar muito pra você). Mas não fique preocupada, o melhor é fazer as primeiras rescisões, manualmente mesmo.....você vai entender bem melhor como funciona o sistema.

2-) como o seu sistema não importa a rescisão, terá que cadastrar todas as informações, mas vamos por partes.

3-) acesse o sistema do HOMOLOGNET - eu prefiro fazer pelo Mozilla Firefox (não acesse pelo Google Chrome)

4-) se a sua empresa autorizar, faça os cadastros sem o Certificado Digital (é muito mais prático)
= Acesso Comum > Cadastre-se > Identificação da Empresa > CNPJ ou CEI > CPF > Incluir Usuário (você cadastra as pessoas que vão no dia da Homologação)

5-) receba a senha enviada para o e-mail cadastrado.

6-) acesse o Homolognet > rescisão > rescisão nova > digitar rescisão > vão abrir várias pastas: Empregador, Empregado, Contrato.....vá preenchendo uma a uma e qualquer dúvida no meio do caminho, pode postar no fórum.

** na importação, pode ser que acuse algumas divergências: o CNAE precisa ter 07 números, precisa informar o CNPJ do Sindicato Patronal e dos Funcionários, a data base da categoria...

7-) vá digitando/corrigindo as divergências e salvando, passando de uma aba p/ outra até chegar no final, após todos os meses, vem a aba c/ os descontos da rescisão, se precisar pode criar Rubricas Externas p/ desconto ou provento.

8-) conseguindo salvar a aba dos descontos, compare os valores.

09-) verifique quais são os valores divergentes.
10-) confira se as informações que você colocou na aba do Funcionário estão certas.
11-) sempre informe Salário Fixo + Variável, mesmo que o funcionário só receba pelo fixo.
12-) copie os valores dos holerites = hora extra, comissão, adicionais (noturno, periculosidade...), DSR (dependendo do sistema, mesmo fazendo a importação do arquivo da folha, pode ser que precise lançar todos os DSR)
13-) você pode aumentar ou diminuir as horas das variáveis ou valores p/ que iguale ou se aproxime dos valores certos (férias-13º.salário-aviso prévio)
(neste caso precisa alterar > consultar o cálculo > alterar > consultar o cálculo > .....repetindo o processo até chegar no valor desejado.

O valor da rescisão da folha geralmente é maior que do Homolognet e a única forma que encontrei para fazer o acerto, após uma conferência mês a mês, foi criando rubricas externas c/ os mesmos nomes das que são geradas pelo sistema e assim, lançando o valor da diferença.

14-) No mês da demissão não existe rubrica de Saldo de Salário, você lança, não me recordo se é o salário, os dias ou as horas normais do mês de 30 dias (220 hs) e o sistema calcula quantos dias foram trabalhados e aparece na Rescisão, como Saldo de Salário.
Como o Homolognet divide por 31 dias e a minha folha por 30......pode criar uma rubrica externa como Saldo de Salário e lançar a diferença p/ o valor bater.

15-) Na importação os lançamentos das férias e 1/3 que constam nos holerites; eu aconselho a excluir todos, pois na minha folha não bate nada, mantendo estes valores. Se fizer manual, é só não copiar do holerite.

16-) Ao terminar todos os lançamentos, na aba de Descontos tem a opção Gravar > Deseja visualizar o resumo da rescisão? (x)Sim ( )Não > o sistema vai gerar TRCT p/ conferência (s/ número).

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

Qdo estiver pronta > vá em Rescisão > Consultar rescisão > no. PIS > vai aparecer o Status > Aguardando Homologação/Quitação.

Em seguida você precisa fazer o agendamento pessoalmente ou pelo site http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Qualquer coisa, é só postar!!

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
VALDIRENE OLIVEIRA DOS SANTOS

Valdirene Oliveira dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 10:11

Bom dia, Andreia

Obrigada pelas suas instruções, vão ser muito úteis, confesso que estou um pouco preocupada por ser a primeira vez, mas valeu mesmo viu, espero sempre contar com vocês .

Valdirene Oliveira dos Santos - 40 anos, Assistente de Departamento Pessoal
Página 98 de 133

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.