x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 83

acessos 95.044

Retificar GFIP FPAS Errado

CARLOS

Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 20:03

Boa Noite !!!!

Enviei a GFIP com o código do FPAS errado, qual é o procedimento que tenho que realizar para regularizar esta situação ? Se alguém puder me ajudar.... agradeço desde já.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 10 outubro 2014 | 09:07

Olá Carlos

Bem Vindo ao Portal Contábeis!

Segue orientações de acordo com o Manual SEFIP.
Lembrando que não basta o reenvio na Modalidade 9, terá que ser feita também a exclusão da SEFIP anterior.

Exemplo n° 1: Retificação de um FPAS informado para um FPAS correto:

Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 507, contendo 20 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do FPAS. O correto era o FPAS 515.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.

Deve ser transmitido também um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP com o FPAS 507. O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, em “Abertura do Movimento”, selecionando a opção “Pedido de exclusão de informações anteriores”. É necessário informar os dados da chave da GFIP/SEFIP a excluir: competência 08/2005, código de recolhimento 115, selecionando o estabelecimento 0001 para participar do movimento. Este estabelecimento deve estar cadastrado com o FPAS 507.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 11:15

Vânia Zaniratto

No caso de GFIP cod 150 seria este mesmo procedimento?

Enviar nova GFIP com trabalhadores na modalidade 9 e excluir a GFIP errada?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 13:37

Vânia Zaniratto

Foi enviada GFIP com FPAS 515 quando o certo seria 507 desde 06/2014. A empresa possui tomador de serviço.

No mes 06/2014 não sei oque houve, há 2 GFIP uma com os trabalhadores da ADM e outra com os trabalhadores alocados no tomador.....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 13:46

Segue orientações:

Exemplo n° 1: Retificação de um FPAS informado para um FPAS correto:

Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 507, contendo 20 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do FPAS. O correto era o FPAS 515.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.
Deve ser transmitido também um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP com o FPAS 507. O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, em “Abertura do Movimento”, selecionando a opção “Pedido de exclusão de informações anteriores”. É necessário informar os dados da chave da GFIP/SEFIP a excluir: competência 08/2005, código de recolhimento 115, selecionando o estabelecimento 0001 para participar do movimento. Este estabelecimento deve estar cadastrado com o FPAS 507.


Manual SEFIP

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 14:48

Boa tarde,

Conforme informou a colega Vânia, vc deve retificar e excluir a GFIP anterior.

Só para acrescentar, pois eu tive problemas com exclusão, eu fiz a transmissão da nova gfip primeiro e depois exclui a anterior, ai apareceram duas gfips com FPAS diferentes.

Vc. deve excluir primeiro a gfip errada e só depois enviar a nova gfip, pois foi a orientação da previdência.


Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 11:29

Bom dia, pessoal!

É o seguinte, no mês 03/2015 a empresa prestou serviços , houve retenção do INSS tudo certindo

O cód do FPAS é 507
Cód da GPS: 2100
E o código de terceiros coloquei como: 0015 era para ser 0079 (sem convênio).

Já havia feito outras SEFIP's na mesma situação da mesma empresa.

Nas SEFIP's anteriores estava da seguinte forma

Cód: 507
Cód da GPS: 2100
Código de terceiros: 0000

Até então não havia dado problema, na hora de transmitir a SEFIP acabei confundido os códigos de 115 para 0015 (nada haver)

Mas acabei colocando o 0015.

Na hora de emitir a CND do INSS apareceu a inconsistência valor difere do informado na GFIP do valor pago

A cliente nos enviou o pagamento, constatamos que nada estava errado no pagamento com as informações enviadas, exceto o cód de terceiros

Fiz uma nova GPS com o valor de outras entidades e paguei novamente e mesmo assim não dá baixa.

Reenviei a GFIP com o cód de terceiros de 0079 (sem convênio), aumentando o valor de GPS, mesmo assim mandando as informações corretas e pagas duas vezes o valor de outras entidades não deu baixa.

Alguém sabe como resolver esse problema?

Se eu enviasse uma nova GFIP com o código de terceiros 0000 e código fpas: 507; cód de GPS: 2100 estaria correto, baixaria na RFB mesmo tendo pago duas vezes e que modalidade entraria o funcionário alocado?

Alguém consegue me dar um HELP?

Obrigada

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 12:13

Bom dia, Vânia

O primeiro pagamento feito pela cliente

As informações da SEFIP era seguinte

Cód FPAS: 507
Cód GPS: 2100
Cód. de tereceiros: 0015

O pagamento de terceiros foi feito.

Ao entrar para emitir certidão não havia baixado nada, gerei uma nova GPS apenas com o valor de terceiros mantendo os códigos citados anteriormente.

Como foi pago duas vezes e não baixou ainda, gerei uma nova GFIP

As informações da SEFIP são as seguintes:

Cód FPAS: 507
Cód GPS: 2100
Cód. de tereceiros: 0079, gerou valor de INSS.

Considerou o valor anterior de terceiros porém houve o acrescimo de R$ 6,00 reais, mas esta não foi paga.



Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 12:21

Você deveria ter recolhidos terceiros no código especifico:

2119 Empresas em Geral CNPJ – Recolhimento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.)

Você precisa fazer um ajuste de Guia pelo RETGPS.

A previdência não entendeu que o valor valor se refere a outras entidades, e sim um complemento do código 2100.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 16:25

Isso Bianca.

Na verdade todas as vezes que você fizer um recolhimento a parte de outras entidades você tem que recolher com esse código que eu indiquei.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
MARJORIE HEUERT CECCON

Marjorie Heuert Ceccon

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 14:32

Boa tarde,

Foi enviada SEFIP com o código FPAS e de Outras Entidades errado , sendo enviado FPAS 566 - Outras Ent. 099 e o correto seria FPAS 515 - Outras Ent.115. Conforme respostas acima fiz o procedimento de reenvio das SEFIP com o código correto (FPAS 515 Outras Entidades 115) na Modalidade 9. Mas quando fiz o procedimento de exclusão das SEFIP anteriores apareceu a mensagem de erro 1118 não existe exclusão GFIP, o que não me deixa imprimir o Comprovante de Exclusão. Estou na duvidasse a exclusão deu certo, pois gerou o protocolo mas não emitiu o comprovante.

MARJORIE HEUERT CECCON

Marjorie Heuert Ceccon

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 11:16

Bom dia Vânia,

Obrigado pela resposta, mas teria alguma forma de saber realmente se a exclusão de concretizou?
Pois consultei a Situação Fiscal e continua os valores informados pela SEFIP anterior (com o FPAS errado), é como se não tivesse excluído, pois nesta SEFIP enviada agora houve alteração de valores quanto a Outras Entidades!

Cláudia Maria

Cláudia Maria

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:11

Boa tarde,
Seguinte, em 2005, competência 13, foram enviadas duas Gfips, uma com código FPAS 507 e uma com 515, fui instruída pela atendente da Receita Federal, que devo excluir a com código errado;
Devo então fazer o mesmo procedimento citado anteriormente?
Primeiro devo transmitir uma com FPAS 515 e com todos os mesmos trabalhadores na modalidade 9;
Segundo: devo transmitir outra com pedido de exclusão com código 507...?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:26

Cláudia Maria

No seu caso há duas GFIP da mesma competência, mas com FPAS distintos, apenas exclua a que está errada, não precisa enviar outra, pois uma é correta.

No caso de ter uma GFIP 507 e na verdade o correto era 515, ai sim vc irá primeiro excluir a 507 que esta errada e depois enviar uma no 515 com os trabalhadores na modalidade 9.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Thaís Lima

Thaís Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 15:13

Boa tarde, preciso de de ajuda com esse envio de GFIP.

As competencias de 13/2014, 01/2015 e 02/2015 foram enviadas por outro escritorio sem valor de compensaçao na GFIP (a empresa tem direito a desoneração), mas a guia de GPS era emitida com esse abatimento.
Em março detectei esse erro e passei a fazer o envio de maneira correta e ajustei inclusive o FPAS, Rat e fap que estavam tambem errados.
Há um mes deu pendencia na receita por conta dessas tres transmissoes que estao erradas (divergencia nos valores informados e nos valores pagos).
Reenviei esses tres meses da maneira correta e com o FPAS 507 (as outras foram com o 515), so que agora apareceu em duplicidade na receita e preciso excluir a 515.
Minha duvida é: O que acontece com o FGTS e a GPS pagos na 515? Qual o procedimento para que sejam aproveitados na 507?
Com a exclusao da 515 eles ja passam direto pra 507?

Obrigada desde já

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 08:57

Neiriluce Strey
Bom dia,

A exclusão deve ser enviada exatamente do jeito que foi a primeira, seja na modalidade branco, 1.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Rodrigo Barbosa

Rodrigo Barbosa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 09:23

Bom dia.

Estou com o mesmo problema de muitos nesse tópico...

Enviei uma GFIP com o FPAS 507 (errado), quando o correto deveria ser o FPAS 515.
Já enviei a nova GFIP com os colaboradores na modalidade 9 e FPAS correto. Na situação fiscal da empresa, aparece a competência em questão com dois FPAS 507 e 515. Fiz a exclusão da que estava errada no dia 02/09/2015, mas ainda não limpou o sistema da Receita.
A cliente está precisando da CND, e eu não sei mais o que fazer.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 11:00

Rodrigo Barbosa

Tem que aguardar, demora uns dias mesmo.

Tente ir na Receita pegar a CND, quem sabe lá eles conseguem, mas até vc conseguir uma data de agendamento o sistema já atualizou....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Leonir Maia

Leonir Maia

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 7 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 17:33

Boa tarde!
Estou com um problema, foi feito um recalculo de FGTS onde o FPAS da GFIP original era 515 mas no recalculo do FGTS foi informado 507, e as guias do FGTS foram pagas; e agora consta como pendencia no ECAC (GPS) essas competências, sendo que a GPS está quitada também, é só excluir as GFIP's novas (507) e pronto?

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.