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Site Contabilizei

Beto Frota Júnior

Beto Frota Júnior

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 14:46

Caros Senhores Contadores e Senhoras Contadoras,

Particularmente eu admiro e respeito muito o profissional da contabilidade, e como interajo frequentemente com os contadores dos meus clientes, posso dizer que conheço um pouco da rotina e das dificuldades de um escritório de contabilidade, e sei que o custo para se manter um escritório bem organizado e que seja eficiente é alto, e requer muito trabalho para atender com excelência uma carteira de clientes que normalmente é bem problemática, imputando ao profissional uma série de situações complexas e muitas vezes até ilegais, e tudo isso pesa bastante.

De fato, dona Karina tem razão em observar que minha ótica é unilateral, e como provavelmente a grande maioria dos membros deste fórum é contador ou atua na profissão, por essa razão achei interessante apresentar a ótica do outro lado, para que os senhores possam ir além e observem que os mercados vão e vem, um exemplo disso, é que a pouco tempo o Micro Empreendedor Individual não existia, a ME individual para prestadores de serviço da minha área quase não dava brecha para o enquadramento no Simples Nacional. Com as mudanças na legislação muitos profissionais de categorias mais básicas, especialmente prestadores de serviços buscam formalizar seus negócios e assim surgem novos mercados para os senhores contadores.

O alto custo de um bom escritório de contabilidade acaba inviabilizando a absorção de clientes muito pequenos que essas mudanças vem gerando. Um bom exemplo, é a ótica de uma conhecida, que se estabeleceu enquadrada como Micro Empreendedor Individual. Ela paga 250,00 mensais desde que abriu a ótica para uma contadora recém formada que trabalha a partir da sua própria casa, e após quase 2 anos de operação esta ótica está com vários problemas junto a secretaria de fazenda do estado, porque ela quase não emitiu notas fiscais e pior, sem saber, deixou extraviar todos os blocos e agora ela está tentando negociar um convênio com a Polícia Militar e não consegue porque não pode emitir nota fiscal eletrônica em função da pendência junto a secretaria de fazenda.

Com certeza se os Senhores estivessem no lugar da vossa colega, como são comprometidos, organizados, sérios e competentes, esse tipo de problema jamais teria acontecido, no entanto, será que os senhores cobrariam os 250,00 reais mensais que a colega cobra? Acho que não, e o pior é que a dona da ótica não pagaria mais do que isso, porque ela não dá ao contador o verdadeiro valor que ele tem.

A proposta do governo para esse tipo de negócio é que o SEBRAE dê apoio e informação, no entanto, o apoio que é dado é muito interessante e importante, mas não é suficiente, tanto a MEI como a ME até a primeira faixa de tributação, com pouca informação e uma assessoria contábil básica conseguem tranquilamente cumprir com todos os seus compromissos e se manter organizadas perante o fisco.

O que esses "Escritórios Virtuais de Contabilidade" fizeram, foi encontrar uma forma inteligente e criativa de manter o empreendedor informado, ao mesmo tempo escriturar o livro caixa, e no mesmo sistema oferecer informações gerenciais úteis que ajudam e muito o empreendedor, ou seja, criaram um meio de alavancagem, e isso reduziu os custos operacionais abruptamente. Observem que eles selecionam o perfil de empresas, exatamente porque não tem estrutura para atender necessidades mais complexas.

Vejam que os bancos, indústrias e até mesmo o comercio, sempre tentam encontrar formas de reduzir custos, especialmente com pessoal. Isso gera desemprego e empreendedores despreparados e com pouco recurso, ai temos um ciclo vicioso.

O que sugiro aos amigos contadores do fórum é que analisem esses fatos de forma imparcial, e quem sabe vejam nessa crise uma maneira de tomar proveito e automatizar os processos contábeis ao ponto de também poderem oferecer seus serviços a esse nicho de mercado tão carente de profissionais sérios e competentes, mas que normalmente não tem recursos ou cultura para arcar com custos maiores nessa área.

Amigos, de forma alguma minha intenção foi agredir, diminuir, criticar e principalmente desrespeitar vossa honrosa categoria, vejam que em todas as áreas existem problemas, dificuldades e maus profissionais. A minha é um triste exemplo disso que vos apresento, eu mesmo algumas vezes falhei com meus clientes, e na grande maioria das vezes não foi intencional, mas fruto de circunstâncias e mudanças que me pegaram de surpresa, mas cada desafio tem me ensinado e me ajudado a minimizar os problemas que surgem no decorrer da vida. Agora mesmo um dos meus colaboradores um programador terceirizado a quem em confiança paguei antecipado 100% do contrato, simplesmente abandonou o trabalho e disse que não consegue mais terminar o sistema por problemas pessoais, deixando-me com uma batata quente nas mãos, que já me acarretou multa de mais de 4 mil reais em função do atraso, sem falar na vergonha e constrangimento ante ao cliente, e para piorar a situação, quando abri o código do sistema para tentar finalizar percebi que a bagunça era tanta que eu ganharia mais se refizesse tudo do zero. Mas a vida é assim mesmo, é construída sobre ganhos e perdas, fracassos e sucessos, sendo que a nossa busca é manter sempre um saldo positivo no balanço..rsrs

Espero que a última impressão que causei aos senhores seja melhor do que a primeira, desejo a todos nós, seres humanos falhos e frágeis, sucesso, paz e prosperidade, e porque não mudanças de hábitos e quebras de paradigmas também? Desde que proporcionem melhora nos nossos resultados.

Um forte abraço a todos e um 2016 com o melhor que a vida possa nos oferecer!



Ismael Bezerra Pereira

Ismael Bezerra Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 12:44

Beto Frota Junior, concordo com a sua colocação e com as dos outros que não veem problema com o site contabilizei. Todos os novos contadores tem de ser bacharéis e fazer o exame de suficiência (o que não é nenhum bicho de 7 cabeças) e não faz sentido ir para uma faculdade, aprender diversos CPC's, IFRS's, ter na mente a Estrutura Conceitual do IASB para abrir um escritório de contabilidade e brigar para ter na carteira clientes que não querem uma contabilidade formal, apenas estarem em dia com o governo. É o caso de diversos engenheiros que são funcionários de alguma grande construtora e abrem uma empresa apenas para que a construtora não tenha gastos com impostos e encargos sociais. Deixem que o Contabilizei e outras contabilidades on-line fiquem com esse tipo de cliente (nicho), pois essas mesmas contabiloidades não tem condições de atenderem clientes maiores ou clientes internacionais que demandam uma contabilidade estruturada em IFRS. É esse tipo de cliente que os escritórios tem de buscar.

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 13:18

Ismael Bezerra Pereira e Beto Frota Júnior boa tarde,

Entendo a posição de vocês, e até concordo em certo ponto. Sou contador formado e tenho meu escritório.

Eu só acho que o Contabilizei não deveria ser chamado de escritório de contabilidade. Na verdade eles nem fazem Contabilidade alguma. Acho errado a forma do anúncio do serviços deles. E nada a ver com ser contra o serviço deles.

Eu como contador, além dos serviços tradicionais em relação ao Departamento Pessoal, Escrituração Fiscal e Contabilidade, tenho como compromisso estar sempre atualizado e avisar os clientes de situações decorrentes de sua atividade. Cabe à mim alertar e orientar para que meu cliente faço o correto e o melhor para ele. Tenho responsabilidades.

O contabilizei tê dá uma ferramenta onde você (VOCÊ) faz tudo. Se na escrituração estiver algo errado, é culpa e responsabilidade sua. Se você não se atentar a algo novo em relação a emissão de NF, a responsabilidade é sua. Se você apurar o imposto errado, culpa e responsabilidade sua. Precisar de contabilidade, esquece. Conselhos e consultoria, nem pensar. Deixou de entregar alguma declaração, pague a multa. Você é o responsável.

É como se você entrasse numa loja e pagasse R$ 50,00 numa camiseta sem estampa. Achando caro e errado, você encontrasse uma loja que vendesse o pano por R$ 10,00. Quem vai costurar? Quem vai cortar? Quem vai medir a peça? VOCÊ! Saiu errado? Problema é seu!

O problema não é o serviço deles. O problema é colocar o serviço deles e o nosso no mesmo balaio. Isso está errado! Eles NÃO FAZEM CONTABILIDADE NENHUMA. Eles dão um sistema para você, que aperta um botão, põe valores, ninguém verifica e pronto. Sua empresa está 'legal'. Você paga um boleto e eles nem fazem nada...

O que eu espero é que um dia essa propaganda seja correta. Que o serviço verdadeiro seja mostrado.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador
Beto Frota Júnior

Beto Frota Júnior

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 13:53

Caro Sr. Danilo,

O senhor definiu a questão! Concordo plenamente, em número gênero e grau, o que esse nicho de mercado necessita inicialmente, é de informação que o ajude a manter o mínimo necessário para não ter problemas com fiscalização e não de assessoria contábil, no entanto na medida que desenvolverem e suas necessidades suplantarão a capacidade dessas ferramentas, certamente precisarão de um contador de fato.

De fato não conheço a amplitude dos serviços prestados pelo site Contabilizei, até porque onde moro eles não atendem, estou contratando os serviços de outra empresa semelhante, mas concordo que não se trata de um escritório de contabilidade, apesar de que eles publicam a imagem de várias pessoas que aparentemente são contadores inscritos no conselho de contabilidade, mesmo sendo uma fonte eficiente de informação, que dispõe de uma equipe de pessoas que entendem do assunto para responder dúvidas.

O fato é que eles estão ai e que tem atendido a demanda de milhares, que satisfeitos ou não, pagam mensalmente essa taxa simbólica em troca do acesso a estas informações, e com certeza outras milhares de empresas continuam precisando de verdadeiros escritórios de contabilidade, que os assistam de forma personalizada capazes de oferecer tudo o que um serviço competente de contabilidade possa oferecer.

Imagino que os senhores deveriam mover uma ação judicial conjunta, na tentativa de corrigir essa propaganda, essa seria a melhor maneira de expressar a vossa indignação quanto a este nivelamento do site com um escritório de contabilidade.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 14:00

Beto Frota Júnior

o que esse nicho de mercado necessita inicialmente, é de informação que o ajude a manter o mínimo necessário para não ter problemas com fiscalização


Informação....essa é a palavra chave.....Isso para mim é assessoria Contábil sim! Essa informação que vc diz precisar para manter o mínimo necessário para não cair na malha fina é nosso trabalho fornecer, é isso que estudamos é disso que vivemos! rsrsrs

O Site citado não te oferecerá isso, conforme o amigo Danilo bem exemplificou.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 14:10


Deixem que o Contabilizei e outras contabilidades on-line fiquem com esse tipo de cliente (nicho), pois essas mesmas contabiloidades não tem condições de atenderem clientes maiores ou clientes internacionais que demandam uma contabilidade estruturada em IFRS. É esse tipo de cliente que os escritórios tem de buscar.


Concordo contigo.

Agora algumas perguntas que me faço...

Quantos % da carteira de clientes de um escritório de contabilidade querem saber a respeito de Impairment, Ajuste a Valor Presente, Ajuste a Valor Justo dentre outras diversas "novas" práticas globais de contabilidade? Provavelmente, poucos.

E se todos os clientes de uma hora para a outra começarem a querer a "nova" contabilidade, os escritórios estariam preparados? Talvez os contadores proprietários, ou contadores encarregados estejam, mas os funcionários (analistas e assistentes) estão?

Os escritórios remuneram de forma competitiva os funcionários de modo a propor uma possibilidade de investimento nos estudos, cursos e todo o resto?

Ou os escritórios preferem ter um exército de funcionários para atender apenas ao volume de lançamentos, declarações e recolhimento de tributos?

PS: Escrevi a "nova" contabilidade entre aspas, pois ainda vejo muitos profissionais se referirem ao IFRS/CPC como tal.... ora... uma lei dos findos de 2007?



Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 dezembro 2015 | 09:15

Bom dia Maurício,

os questionamento apontados por você me deram uma ótima reflexão, a intensão é ótimo porém a realidade não condiz.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Fabrício Neves

Fabrício Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 dezembro 2015 | 16:45

Li todo o tópico até aqui e concordo com muitos do que os colegas colocaram, de um lado ou do outro da moeda.

Todos sabemos que a burocracia no Brasil deixa tudo mais caro, inclusive iniciar no mundo do empreendedorismo. A proposta (a proposta) do site em questão como tantos outros é interessante do ponto de vista do empresário recém chegado ao mercado que precisa desenvolver sua marca, trabalhar e... não tem dinheiro (ou ao menos seus recursos são escassos).

Uma coisa que me chamou a atenção que empresas como a contabilizei são empresas de TI prestando serviços fiscais (não contábeis), programadores fazem a coisa funcionar e contadores dizem a eles como elas devem funcionar.

Outro ponto que me saltou aos olhos é: Por que não podemos fazer "o mesmo" em nossos escritórios para tratar o fiscal? certamente que haveríamos de ter maior atenção para evitar erros, claro.

Um outro ponto que merece destaque é: Diversificação! Por que não termos planos diferenciados de atendimento para clientes com necessidades diferentes? Se a empresa só precisa das guias, dê as guia, mostre o que mais pode fazer para ver se o cliente enxerga a importância de nossas informações e se sim, ótimo, mais um cliente plus =)

Ismael Bezerra Pereira

Ismael Bezerra Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 09:30

Caro Mauricio T. um feliz ano novo, cheio de prosperidade. No escritório em que eu trabalho, dentre vários clientes, temos diversos consultórios dentários cuja única preocupação é receber as guais de pagamento dos impostos. Entra uns R$ 200 mil na conta bancaria deles e emitem R$20 mil de notas fiscais, não mandam documentos e estão pouco se importando com sua contabilidade (muitos desses dentistas nem sabem o que é isso). Temos também um outro cliente (filial de uma multinacional de marketing) que nos corrige até histórico contábil. De cada 10 ligações 9 são para o setor contábil. Ele nos manda os documentos e com uma semana nos pede balancete, DRE, balanços mensais e nos pergunta sobre como deve ser tratado contabilmente uma determinada transação (em relação ao CPC). A mensalidade desse cliente é menor do que a mensalidade que os dentistas pagam ao nosso escritório pois em relação a faturamento, lançamentos contábeis, fiscais e DP é bem menor que os dentistas. Agora o que os escritórios de contabilidade querem? Quem é o meu cliente, ou quem eu quero atender. No Brasil eu creio que existe espaço para todos, clientes que querem uma gestão contábil-fiscal (poucos) e os que querem apenas as guias de impostos (a grande maioria). Só não acho possível um escritório atender a todos.

Michel Fraga Neto

Michel Fraga Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 11:49

Prezados colegas,

Também fiquei assustado com o valor de honorários cobrado pela empresa Contabilizei.
Tenho escritório a 1 ano e meio na cidade de Viamão - RS e ainda estou formando minha carteira de clientes.
Procuro elaborar meu contratos de prestação de serviços por planos, deixando bem claro o que o cliente terá direito a determinado plano.
Um desses clientes, é uma pequena loja com faturamento bem baixo que nem contador tinha. Visitei essa loja e expus a importância de uma assessoria contábil. Desenvolvi uma planilha de controle de estoque na qual ela pode verificar o que gira ou não dentre outras informações. Também, orientei ela a preencher uma planilha de fluxo de caixa onde a mesma é lincada com um plano de contas que ela me envia por email e eu importo para dentro do sistema, gerando assim sua contabilidade. Saliento que eu reviso essa planilha antes de contabilizar. Enfim, trata-se de uma empresa que não teria condições de pagar meio salário mínimo por mês, mas que eu, enquanto seu contador estou ajudando a crescer.
Qual seus honorários? R$ 100,00 por mês. Seu faturamento? R$ 7.000,00 reais por mês em média. Minha alegria é perceber que tudo que implantamos e orientamos essa micro empresária a fazer está dando resultado, sua lucratividade tem aumentado e essa pequena cliente que tenho hoje, poderá se tornar grande amanhã.
A quem defende a contabilidade on-line, vejo que esse tipo de serviço não consegue estar ao lado do micro - empresário, ou seja, mesmo que consiga cumprir o básico para manter a empresa em dia, não vai estar ao lado do empresário que quer crescer e expandir seu negócio.
Talvez para minha cliente, 49,90 por mês e o que a contabilidade online oferece seria suficiente para manter sua empresa. Mas não para alguém que pretende crescer e expandir seu negócio.

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 09:32

Caros bom dia,
esse assunto é realmente complexo, não tenho dúvidas sobre isso. Gostaria apenas de colocar um ponto que julgo importante. Eu converso com alguns empresários que conheço. Em sua maioria estes empresários quase "não tem tempo" para receber o seu contador quando este lhe sugere uma reunião para discutir pontos importantes sobre a gestão da empresa. Leia-se gestão da empresa no sentido de planejamento tributário, enquadramento fiscal, etc.
Acredito que muitos contadores talvez num passado não muito distante, quando agendavam reuniões com seus clientes, quase sempre discutiam reajustes de honorários ou algo similar. Isso em minha opinião acabou por criar um conceito errado sobre a relação entre contador x cliente.

Cabe a nós (contadores) de alguma forma buscar reverter esse quadro, de que apenas cuidamos das obrigações do cliente. Que em minha visão é uma das visões de diminuem o "status" da nossa profissão e ao mesmo tempo poder ser o ponto de oportunidades para crescimento.

Não digo que seja uma tarefa simples, pois se fosse já teria sido feito por muita gente. Mas é uma coisa possível e necessária, como no exemplo citado pelo colega Michel, entre outros.

Boa sorte e abraço a todos

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34
Jefferson Macedo

Jefferson Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2016 | 17:20

Caros amigos, no meu ver o que temos a fazer e deixar de lado as rusgas que o modelo "contabilizei" vem causando e tentar tira proveito disso (mesmo porque já é irreversível), devemos analisar que tipo de ações que eles estão implantando para agilizar os processos e que possam nos beneficiar também.
Os caras estão focando em uma pequena margem de mercado, empresas prestadoras de serviço e enquadradas no Simples Nacional, e sinto admitir mais esse tipo de empresa da pra fazer tranquilamente com um software bem elaborado. Os softwares que usamos são todos generalistas e com o intuito de atender a maior variedade possível de empresas, o contabilizei desenvolveu um software próprio focado para atender esse publico e isso é ponto pra eles.
É impossível eles crescerem em escala com empresas do presumido e lucro real devido a complexidade. Nos resta torcer para que o simples deixe de ser tão simples, tirarmos algum proveito dessa situação e focarmos num serviço mais especializado e de qualidade que garanto que nosso mercado estará garantido.

Saudações
"Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Mas pensar grande te liberta dos detalhes insignificantes."
Jorge Paulo Lemann

"Você não pode fazer o trabalho de hoje com os métodos de ontem, se pretende estar no mercado amanhã." - Jack Welch
Lucas de melo

Lucas de Melo

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 10 fevereiro 2016 | 14:40

Bom, la pra trás do tópico alguém fez uma comparação com o Uber... Discordo totalmente, se eu ofereço um serviço a 100,00 manual, arcaico, mal feito e você oferece o mesmo tipo de serviço, on line, mais preocupado com o cliente pelos mesmos 100,00, você esta dando uma escolha ao cliente, e o preço é aproximadamente o mesmo.
Ok, se a questão é a licença, seria o mesmo que profissionais prestarem o serviço sem CRC, e neste ponto vou dizer que se eles prestarem serviço mais qualificado que o meu, o fato de nao ter o registro no conselho não desqualificaria o serviço e sim os profissionais, entao, seria algo a se pensar.
Agora quanto ao contabilizei.. Bem, em poucos meses as 5 reclamações no reclameaqui foram a 40 e eles possuem um canal exclusivo de atendimento no reclame aqui, nao sei, mas nenhum cliente meu reclamou de minha empresa no reclameaqui e nem sempre a pessoa utilizará este meio, entao, não pode servir de parâmetro.
O amadorismo se revela rápido, não ha em alguns casos relatados, a minima assessoria na abertura da empresa, nem mesmo a simples orientação de qual modelo tributário é melhor para a empresa.Encontrei pessoas reclamando de orientações corriqueiras do dia a dia e que não obtiveram retorno. Outras reclamando da falta de assessoria intelectual em suas aberturas e recebendo a resposta ineficiente mas"despojada": " Puxa que ótimo falar contigo e muito obrigado pela sua disponibilidade de tempo para alinharmos tudo da melhor forma."... Bem, afagos modernetes, contadores com mesas mais parecidas com agencias de publicidade não vão resolver problemas, e olha que não tenho problemas com isso, ao contrario, tenho personagens do star wars em minha mesa mas não vendo isso como ponto positivo ou negativo de meus serviços.
Enfim, alguns clientes meus comentaram sobre o contabilizei e o que eu disse é o que penso e reproduzirei aqui:
O modelo ser on line é ótimo, se modernizar é primordial, o sistema deles é muito bom mas quando analisamos a segurança contabil percebemos que nada disso tem relaçao....
A opção é do cliente, pelo que percebo, por enquanto é uma estrutura montada para receber clientes com uma proatividade possível, mas nao muito comoda, se voce estiver disposto a ir atras, ler sobre suas duvidas na internet, não exigir um atendimento muito próximo de sua contabilidade, não ligar em ficar exposto a seu próprio posicionamento jurídico tributário, então, este modelo é uma boa opção, ja que com 20.000 clientes você com certeza será um numero, não tem como ser diferente, mas sim, é um modelo de trabalho que temos que respeitar e nos como contabilidades temos que nos acostumar, ja que a evolução nao nos pergunta se nos estamos satisfeitos ou nao.
Agora, vou dizer uma coisa, cliente meu tem atenção, fica exposto a minha orientação e nao ao próprio entendimento e atualização, se precisar vou ate ele, ensino, tiro duvida, faço as vezes ate a parte dele, nossa troca de informações é totalmente on line e hoje a maioria das contabilidades atende assim.
Atendo rápido, na minha estrutura, com 6 pessoas daria um total de no maximo 20 empresas para cada profissional atender se necessário, com 20.000 clientes eles não conseguiriam este nível de atenção, só conseguiriam, hipoteticamente, com 1.000 funcionarios, portanto, se a empresa quer um serviço mais seguro e atencioso eu ofereço meu serviço, com meu preço e com a possibilidade natural de negociação.Agora, se ela não pode pagar, não quer pagar, considera que não precisa de tanta atenção, acha o meu preço alto e o do contabilizei justo... fique a vontade.

Gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 2, Web Designer
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 10:23

Bom dia a todos.

Gostaria de deixar claro, inicialmente, que não sou contador. Tenho profundo respeito pela profissão e, sim, enxergo extremo valor no serviço prestado pelos contadores. Entretanto, acredito que também posso contribuir à discussão justamente por trazer uma ótica diferente, afinal de contas, vocês prestam serviços a clientes e, o que me parece fazer todo sentido, precisam compreender as dificuldades desses.

Sou MEI e todo o meu "problema" começou por conta de emissão de NFs eletrônicas. Depois de meses e muita desinformação junto à prefeitura, finalmente consegui descobrir que MEI também poderia aderir à nota eletrônica e fui atrás de um contador. Sem desmerecer o trabalho deste, que por sinal me atendeu muito bem, me foram cobrados R$ 300,00 por um serviço que eu me pareceu bem simples (caso não o seja, por gentileza, me esclareçam) e que não deve ter tomado, no total, nem 1 hora de atividades deste escritório (incluindo respostas a emails com dúvidas minhas). Dentro da minha profissão (designer de interfaces), posso dizer que sou um felizardo por conseguir cobrar R$ 90,00 a hora trabalhada. Sou graduado no ensino superior, já recebi feedback de ser um profissional acima da média e me esforço diariamente para fazer jus a tal reputação. Mais ou menos já dá para ver onde quero chegar, certo? Mas, longe de comparar profissões aqui, já dá para ver que aqueles R$ 300,00 tem um impacto significativo no meu orçamento. Contudo, ainda é necessário ir além: Estou ciente de uma possível necessidade de migrar de MEI para ME, no entanto, ainda vou "passar raspando" do limite do MEI (isso se tudo continuar correndo bem e os projetos continuarem entrando).

Enfim, tudo isso para explicar o meu dilema:
Caso eu me torne ME, precisarei de um contador e, ao menos aqui em Florianópolis, é comum cobrarem uma mensalidade de R$ 350,00 em média. Considerando essa mensalidade e que sairei do sistema de tributação do MEI (hoje apenas R$50,00), me parece que os meus custos não estão subindo na mesma escala que o meu faturamento.

Por isso, empreendedores como eu se sentem atraídos por propostas como a do Contabilizei. Minhas necessidades contábeis são extremamente simples, trabalho com no máximo 2 clientes simultâneos, chegando a emitir no máximo 2 NFs por mês e não tenho funcionários. Então, buscando algo que se enquadrasse à minha realidade, encontrei o Contabilizei, sobre o qual ainda tenho minhas dúvidas.

É evidente que preciso entender um mínimo sobre gestão, finanças, contabilidade e afins para tocar um negócio mas, principalmente, necessito focar, sem preocupações, no desempenho da minha profissão para que possa ter sucesso, e sei que para isso preciso me associar à bons profissionais para lhes delegar tarefas que não são da minha competência, como a contabilidade.
Por tudo que li até aqui, todos parecem ser extremamente sensatos em suas considerações. Gostaria, então, de saber o posicionamento de vocês quanto a casos como o meu. Já que esses R$ 350,00 me parecem um preço salgado às minhas, aparentemente, enxutas necessidades.

Reitero que não busco ofender ou menosprezar a profissão de ninguém. Por isso, peço antecipadamente que me desculpem caso alguma consideração minha tenha sido de qualquer forma desrespeitosa, pois se for o caso, isso somente aconteceu por ignorância minha, nunca por falta de respeito.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 10:54

Bom dia Gustavo.

Não sei como anda o mercado contábil ai em sua cidade, mas acredito que faltou dar uma pesquisada por outros preços.

Você sabe muito bem o valor de seu dinheiro. Um grande problema de grande parte do empresariado é uma certa falta neste controle, de se fazer um orçamento.

Quanto ao valor cobrado por nosso amigo a questão é " não é so gastar uma horinha", "é facim de fazer"; "com dois clic resolve". O contador tem seu tempo muito tomado de obrigações (de seus clientes e da empresa dele), sendo assim seu tempo é muito escasso. Qualquer trabalho por mais rápido, necessita ser analisado, pesquisado para ser feito, o meu entender não se trata de um mero exercício automático de tarefas.

Mas como estamos em uma economia livre, a pesquisa (orçamentos) é vital.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Lucas de melo

Lucas de Melo

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 10:59

Gustavo,

primeiramente, fique tranquilo, voce foi bem claro a nao estar desmerecendo a profissao.
Minha posição é de que 350,00 para prestador de serviços é um preço que voce encontra mais barato, mas acho que se a contabilidade efetivamente fizer contabilidade não é um preço ruim... Mas, acho no seu caso de 200 a 250 um bom preço e facil de encontrar.
Voce pode sim testar a contabilizei, é um sistema que voce praticamente faz sua contabilidade sozinho alimentando as informações necessárias. Voce pode testar e caso se adapte ok, caso nao, voce procura um outro contador.
Esta semana, por muita coincidencia, 3 clientes da contabilizei me procuraram, a reclamação foi exatamente esta, de que voce praticamente faz sua contabilidade, portanto, se voce tem tempo e esta disposto pode ser uma boa.
Cheguei a conclusao que ha mercado para todos.

Jefferson Macedo

Jefferson Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 11:25

Bom dia Gustavo !
Respeito suas considerações e ficou claro que você está se posicionando de forma respeitosa, no entanto, as acho equivocadas, como fez uma comparação superficial citando o valor de R$90,00 a hora e utilizando-se do valor de R$350,00 que lhe foi cobrado de honorários mensais sou obrigado a lhe dizer que é improvável, diria até impossível que a contabilidade da sua empresa seja concluída em apenas 3 hrs e 53 min. mensais (considerando os valores apresentados) as operações não são mecânicas e são passíveis de analise, relatórios devem ser elaborados, enfim.
Longe de mim comparar profissões, mas o serviço contábil é prestado de forma recorrente, não trata-se de concluir um job e partir para outro cliente aguardando apenas um feedback positivo para se destacar no mercado e angariar novos clientes.
Claro que todos nós independente de profissão buscamos excelência nos serviços prestados, mas no nosso caso erros e/ou omissão de informações são passíveis de processo em quanto em outras profissões um revisão resolve, e isso deve ser considerado quando se orça honorários, sem contar as inúmeras obrigações perante o fisco.
Quanto ao contabilizei acho extremamente válido apesar de a classe contábil abominar, cabe apenas uma análise de custo beneficio pois não terá todo o suporte e respaldo de um escritório físico, mas no início para minimizar os custos eu acho válido.

Abraço,

"O navio está salvo no píer, mas ficar lá não é para que eles são feitos" - John Shedd

"Você não pode fazer o trabalho de hoje com os métodos de ontem, se pretende estar no mercado amanhã." - Jack Welch
Gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 2, Web Designer
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 11:51

Esse era o meu ponto. Acredito que tenha mercado para todos. Por muito tempo me estressei com os famosos "micreiros", muito presentes na área do Design, no entanto, nunca faltou trabalho para mim ou qualquer outro colega por conta deles.

O fato aqui é que para o meu porte, tenho sim que abraçar muito das responsabilidades da minha empresa. Não só na parte da contabilidade, mas também, divulgação, administração, finanças e etc. Mas isso não quer dizer que eu pretenda continuar assim. O sonho é precisar de contadores, MUITOS, inclusive! Hehehe

Normalmente, o indivíduo que está começando, tem que atuar meio como o faz tudo nessa situação, ou então vai ser esmagado pelos custos.

Paulo, o fato de estar entrando no universo do empreendedorismo me faz entender bem as suas colocações quanto a custos e operacionalidade. A profissão de Designer é bem recente e ainda sofre com muito preconceito. Muita gente acha que somos meros apertadores de botões ou que brincamos de desenhar. Portanto, sei como é chato ter que explicar que o serviço oferecido não é tão simples quanto parece. Tenho noção disso e por isso me aproximei com todo o respeito à vocês.

Me referi à metrificação do trabalho em horas, meramente por ser assim que orço meus esforços dentro de um projeto (reuniões, briefings, pesquisas, testes, implementação, etc), e não para desconsiderar tudo o que você citou. Aliás, boa parte do meu tempo é assim como o descrito por você. Tanto que projetos muito pequenos são recusados por mim. E é aí que nos cruzamos, no caso da contabilidade, quem atende o pequeno? Além do mais, o próprio fato de metrificar meus esforços em horas, mostra como é desvantajoso "perder o embalo com coisas pequenas". No final das contas é o quanto eu estou sentado, trabalhando, que conta. Já que atender demandas que exijam menor qualificação, ou esforço da minha parte, significaria deixar de pegar as demandas melhores, ou até mesmo, ir em buscas delas.

O pequeno não quer ser pequeno para sempre, mas ele precisa de um contador também. Ao que me parece, o Contabilizei tentou apenas enxugar o processo de contabilidade para atender esse cliente específico, cortando os gastos que um escritório tradicional teria, e que são necessários ao atendimento das necessidades de médias e grandes empresas. Me parece que não é justo com o empreendedor individual, ser enquadrado enquanto cliente, ao lado de uma empresa de médio porte para cima e, assim, taxado sob as mesmas premissas.

Resumindo: Se você não tem tempo para atender, de forma barata, as demandas dos pequenos por estar muito ocupado com as demandas dos grandes, então, qual o problema de deixar essas atividades para alguma empresa que esteja interessada em atender somente os pequenos?

Acho que é mais uma questão de modelo de negócios.

Jefferson, esse é exatamente o meu ponto. Estou no começo :)
Mas mesmo assim, achei que deveria pesquisar sobre o Contabilizei com quem entende do assunto. Por isso estou aqui.

Quanto ao comparativo das horas, eu estava me referindo aos esforços necessários à solicitação de autorização para emissão de notas fiscais eletrônicas. Essa atividade específica é que me pareceu simples, dada a tratativa que tive com o contador contratado.

Já quanto à questão das responsabilidades, com as duas empresas que tenho trabalhado ultimamente, foram firmados contratos que me imputariam multas altíssimas em casos de imperícias minhas.

Vagner Fernando de Freitas Junior

Vagner Fernando de Freitas Junior

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 13:40

Boa Tarde, caros colegas.

Desconhecia essa tal "contabilidade online", aí resolvi ler todo o tópico.

Não achei de todo o mal essa forma de trabalho, convenhamos que aos olhos dos desenvolvedores da ideia, ela será muito rentável, pois trabalhará com empresas pequenas, fazendo realmente o "básico" e recebendo mensalmente, porque pelo fato do valor baixo dificilmente o cliente será inadimplente. Por baixo, fazendo as contas, eles já recebem cerca de R$1.000.000,00 mensais.
Atendem uma boa faixa dos micro e pequenos empresários, que acham absurdo o que cobramos (aos olhos do empresário).
Nesse ponto a ideia foi uma bela sacada.
Agora o que não vi ninguém falar, foi até que ponto vai os serviços do site Contabilizei, como é o contrato de prestação de serviços dele, etc...
Reitero foi uma bela sacada, abocanhar essa faixa de clientes.

O outro lado da moeda, nossa parte, nossa área, teremos que competir com mais essa modalidade a baixo custo. No atual cenário brasileiro, economia afetada, estamos tendo que nos reinventar para segurar os clientes. Fora que o que cobramos hoje, considero um baixo valor para a responsabilidade que nós da área temos com esses clientes. Onde até caso de botijão de gás que explodiu, o comerciante disse ser culpa do contador (não sei se recordam desse caso).

Não concordo em eles serem chamados de escritórios contábeis, mas para isso temos órgãos que devem caracterizar com tal.
Também creio ter mercado para os dois lados, o que vai mudar será o modo como cada um vai montar sua estratégia nesse momento. Isso será o diferencial, assim como quando o SPED foi criado, vi muitas contabilidade mandando clientes RPA "embora" por preferirem trabalhar com Simples, quem usou essa fase para crescer, conseguiu.

Braz Assessoria Contábil
Vagner Fernando
Rua 21 de Abril, 524/526 - Brás - Cep 03047-000 - SP
Fone: (11) 2081-4857
https://www.brazcontabil.com.br

Fabrício Neves

Fabrício Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 março 2016 | 17:11

Gustavo, Uma coisa que talvez não tenham te explicado são as obrigações acessórias (a grosso modo são informações que os contadores prestam ao governo sobre as empresas as quais eles são responsáveis) que em alguns casos, independente do tamanho da companhia dão o "mesmo" trabalho.

Além disso há um detalhe chamado Responsabilidade Civil Profissional que, em resumo, é: Você (empresário) faz o rolo e eu (contador) pago o pato junto.

Eu não sei o que o contador que você visitou incluiu no seu serviço, mas se você busca uma contabilidade para focar no seu trabalho e não ter problemas com o governo, até R$ 10,00 por mês é caro. Digo isso por que boa parte do empresariado não utiliza a contabilidade (e sua capacidade de gerar informações) da forma correta. Pode ser que o que o serviço que o contador te ofereceu por R$ 350 nem seja uma despesa, seja um investimento.

Veja da seguinte forma: Gastar 50 reais com o Contabilizei (ou qualquer serviço que tenha o mesmo modus operandi) ou investir 350 reais em informações que sejam úteis para que você administre seu negócio de forma eficiente.

Em resumo, o serviço dos contadores será caro ou barato não pelo valor cobrado mas em sua relação ao serviço oferecido.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 8 abril 2016 | 19:55

Boa noite nobres colegas.

Já me manifestei contra o referido site, pela maneira que trabalham, mas uma coisa me causou, grande surpresa.

Estava acessando o site do "Reclame Aqui" para ver se haviam muitas reclamações contra empresa e até para ver as principais demandas.

Um cliente reclamou o seguinte:

"É lamentável ter que reclamar e ter que me expor.

Estou tentando assinar a carteira do meu funcionário tem 1 semana e não resolvem meu problema. Eles enviam emails super atenciosos, mas não resolvem, de que adianta ficar mandando email e não resolver o problema?Só me deixa mais p... da vida...Uma contabilidade que não consegue resolver uma situação do cotidiano de uma contabilidade serve pra que?

Os profissionais são inexperientes e fracos, não conseguem responder as dúvidas técnicas, que deveriam ser fáceis de responder para um contador, acabei tendo que pedir um amigo pra perguntar na contabilidade dele sobre as minhas dúvidas, pois a contabilizei não consegue responder minhas duvidas."


O que mais me assustou foi a resposta dada pela empresa:

"Que ótimo falar contigo e muito obrigado pela sua disponibilidade de tempo para alinharmos tudo da melhor forma.

Lamentamos muito pelo ocorrido e agradecemos suas sugestões de melhorias para levar internamente às nossas equipes.

Analisamos internamente os atendimentos e vimos que houveram diversas mudanças no cadastro do funcionário e que poderíamos ter evitado esta situação com uma simples ligação.

Inclusive, reforçamos que agora a legislação mudou e o prazo foi alterado para 10 dias para entrega da carteira assinada. - Grifo meu

Seu Cadastro foi finalizado ontem.

Compartilhamos no atendimento 67652 todas as orientações necessárias para dar seguimento neste processo.

Além disso anexamos:



1 - Contrato de Experiência;



2 - Opção de Vale Transporte;



3 - Etiqueta de Admissão e Etiqueta de Contrato de Experiência


Nos avise se tiver qualquer dúvida que nossa equipe entra em contato e alinhamos tudo da melhor forma.


Agradecemos muito pela sua confiança e apoio.

Vamos crescer juntos!


Um forte abraço

Equipe Contabilizei"


Algum de vocês pode me falar se o prazo realmente mudou?

O prazo para a entrega da carteira assinada não são 2 dias?

Pois caso sejam os dois dias é um absurdo a resposta dada.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 16:26

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Respondendo seu questionamento...O prazo não mudou, continua sendo 48 hrs para devolução da CTPS mediante recibo.

Talvez seja por isso que conseguem cobrar um valor tão baixo de honorários. ....profissionais extremamente desqualificados, que mentem para os clientes afim de esconder sua incompetência.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 16:42

bem que eu suspeitava...

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Vagner Fernando de Freitas Junior

Vagner Fernando de Freitas Junior

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 17:00

No site Reclame Aqui, eles tem 91 reclamações, com 91 atendimentos (100% atendidas). Tempo de resposta estimado em 12 horas(menos de 1 dia), 80.3% voltariam a fazer negócio e 93.9% de índice de solução.
Com esse erro grotesco do prazo de devolução da CTPS, não sei como conseguem números tão expressivos no site.

Tem algo errado nisso aí.

Braz Assessoria Contábil
Vagner Fernando
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joao paulo da silva

Joao Paulo da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 17:16
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