x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 156

acessos 84.644

Retificação GFIP x GPS - Procedimentos

SOARES

Soares

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 11:19

Bom dia! enviei a GFIP com a tabela do INSS desatualizada, a tabela Selic e a tabela de índice do FGTS estavam atualizadas, nesse caso eu preciso retificar a Gfip? Grata!

SOARES

Soares

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 09:42

Bom dia! Ok Vânia, então tem que ser na modalidade 9, pensei que podia reenviar normalmente com a tabela atualizada sem ter que mudar de modalidade.
Grata!

Luana Lima

Luana Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 15:41

Boa Tarde !

Pessoal,

Será que alguém poderia me ajudar com relação a algumas dúvidas na retificação da GFIP?

Tenho que retificar uma GFIP com o cód 150,na qual faltou incluir um funcionário ,como faço?
Pois na que havia sido informada ,houve retenção de INSS, informei no campo RETENÇÃO, e agora devo informar o valor de novo? o mesmo que havia informado?

Agradeço se alguém poder me ajudar.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 09:16

Olá Luana

Por se tratar de uma inclusão, você deverá enviar a mesma GFIP, com as mesmas informações e na modalidade 9, e apenas o funcionário a incluir na modalidade de recolhimento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
LEANDRO YUKIO KAGUEYAMA

Leandro Yukio Kagueyama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 11:41

Prezados colegas,

Em 24 de setembro enviei uma série de GFIPs que constavam sem entrega no INSS e também uma GFIP sem movimento ref. 07/2010 retificando uma GFIP que estava gerando débito. Até agora, quase 30 dias depois, as GFIPs que constavam como não entregues já sumiram do sistema mas essa GFIP que está gerando débito permaneceu. Neste caso, como é uma retificação, não era pra esse débito ter sumido? Ou não posso substituir uma GFIP com movimento por uma sem movimento?

Um forte abraço aos colegas e fico no aguardo!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 11:49

Olá Leandro

Para entender melhor...
Você transmitiu uma GFIP com movimento e posteriormente uma sem movimento para a mesma competência?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
LEANDRO YUKIO KAGUEYAMA

Leandro Yukio Kagueyama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 11:55

Oi Vânia, agradeço a atenção mais uma vez.

Essa competência 07/2010 foi declarada por outro escritório e agora estamos tentando regularizar a situação.

É exatamente isso, a GFIP foi entregue com valores de Pró-Labore dos dois sócios, e estou tentando transmitir uma GFIP sem movimento retificando essa competência para extinguir esse débito.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 09:26

Bom dia Leandro

Você precisará excluir as informações anteriores e posteriormente enviar sem movimento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
LEANDRO YUKIO KAGUEYAMA

Leandro Yukio Kagueyama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 16:35

Vânia, boa tarde.

Entendi. Precisarei entregar a GFIP marcando o campo "Pedido de Exclusão de Informações Anteriores" e depois efetuar uma nova entrega da GFIP marcando o campo "Ausência de Fato Gerador (Sem movimento)" correto?

Mais uma vez agradeço pela ajuda.

Luana Lima

Luana Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 16:39

Pessoal,Boa Tarde!

Alguém pode me ajudar com o seguinte caso:

Se retificar a GFIP - modalidade 9 por esquecimento de 2 empregados,sendo que só tenho dinheiro para pagar o FGTS de apenas 1,o outro irei informar na modalidade 1 - declaração,emitindo declaração de confissão de débito.

Isso irá impedir que eu tire a CND da empresa?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 16:07

Olá Luana

A modalidade 1 é para confissão de dívida. Se fosse informar e não pagar, vai impedir a CND sim.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Iberê Neto

Iberê Neto

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 4 dezembro 2014 | 21:01

Boa noite...

Estou tentando retificar uma GPS que foi emitida e recolhida da seguinte forma:

Código de Pagamento: 2100
Competência: 01.2013
Identificador: CNPJ da Empresa
Valor INSS: 74,58
Valor Outras Entidades: 135,60
Total: 210,18

Mas o correto é:

Código de Pagamento: 2100
Competência: 01.2013
Identificador: CNPJ da Empresa
Campo 6 >> Valor INSS: 210,18
Campo 9 >> Valor Outras Entidades: 0,00
Campo 11 >> Total: 210,18

Estou ciente que posso fazer o procedimento pelo formulário de retificação da GPS e apresentar a guia recolhida na agência do INSS, porém esse procedimento em Brasília só é feito mediante agendamento prévio. Em virtude da época os agendamentos estão impossíveis. Minha pergunta é se alguém conhece algum procedimento que eu possa fazer dentro do SEFIP/GFIP que faça esse acerto dos campos 6 e 9.

Agradeço muito uma ajuda com o procedimento.

francimar de sousa

Francimar de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 11:19

Bom dia colegas,

Primeiramente agradeço pelo empenho de todos aqui no forum, sempre tiro minhas duvidas.

Estou com a seguinte situação:
Meu cliente recebeu um auto de infração referente a atraso de GFIP no ano de 2009, cobrando uma uma multa por atraso. Ja foi pago a multa, e agora apareceu a pendencia de recolhimentos de inss dessas Gfip e nao consigo gerar a certidão por isso.
Mais foi feito o pagto na epoca, consultei, e esta pago.

Como resolve esta situação? Seria um ajuste de guia? Como devo proceder?

Desde ja agradeço.

MICILENE

Micilene

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 10:44

Olá Pessoal bom dia.

Estou com problema aqui na empresa quanto a Retificação de GFIP que não sei como solucionar.

Estávamos recolhendo o INSS de uma funcionária desde 2012 sob o número de inscrição do INSS de outra pessoa e não sabíamos, agora a funcionária saiu de licença maternidade e não consta nenhum recolhimento no número de PIS correto (obviamente por que foi recolhido em outro número).
Como faço para retificar todas essas GFIPS desde 2012? Vou ter que fazer competência por competência?

Iberê Neto

Iberê Neto

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 10:53

Micilene,
Bom dia...

Por coincidência tive o mesmo problema aqui na semana passada. E a forma mais rápida de fazer é fazer uma RDT e protocolar em uma agência da CEF, mudando para o PIS correto nas competências necessárias. Em 48 horas, no meu caso, foi retificado e ajustado o problema.

Att,

IBN

MICILENE

Micilene

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 11:03

Olá Muito obrigada pela dica, porém neste caso específico a funcionária é Autônoma e não há recolhimento de FGTS somente de INSS então a Retificação na Caixa não retificaria os valores de INSS.
Pelo que tenho lido, acredito que terei que enviar novas GFIPS Retificadoras para cada competência que estiver errado, gostaria de saber não há uma forma de Retificar todas de uma só vez.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 11:04

Lembrando que o procedimento citado pelo Iberê corrige apenas as informações na Caixa.

Portanto:

Para corrigir na Caixa: RDT
Para corrigir no INSS: Retransmissão de todas as GFIPS na modalidade 9.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 3 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.