x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 51

acessos 33.616

Possível inconsistência nos valores de imposto de renda reti

James

James

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Mecânico
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 09:42

Bom dia.

Não recebi minha restituição no ano de 2017, referente ao ano calendário 2016, e está aparecendo no site da Receita, no E-CAC, no extrato de processamento, a informação "Possível inconsistência nos valores de imposto de renda retido na fonte". Em janeiro de 2018 encaminhei a antecipação da análise da declaração, apresentando toda documentação. Acompanho junto ao portal eCAC onde sempre me informa que o requerimento foi recepcionado e está em análise. Minha dúvida é referente a prazos, se existe uma data limite por parte da Receita Federal para essa pendência ser resolvida e eu receber minha restituição? Qual o procedimento agora, o que devo fazer?

Desde já obrigado!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 13:44

Boa tarde,

O procedimento é aguardar. Para ter uma ideia, esse ano a RFB liberou lote residual de restituição do ano de 2008 (!) em diante ...

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 19:22

boa noite ,

Alguém pode me dar uma informação.

estava lendo e estou com essa mesma situação, porem entrei em contato com a empresa e ela falou que esta tudo ok, logo declarou todo imposto que foi recolhido.
alguém pode me dar uma ajuda  do que fazer?
tanto o meu lado quanto o lado da empresa foi declarado igual , logo não tem nenhum erro.
 

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Domingo | 16 maio 2021 | 01:12

Monica Vieira Monica Vieira

você conseguiu resolver esse caso ano passado? 
Pois estou com esse mesmo problema esse ano.

Galadriel

Galadriel

Bronze DIVISÃO 4
há 2 anos Domingo | 16 maio 2021 | 18:39

 Esse ano tive um cliente no qual fiz a declaração de IR, e agora vi que caiu em malha. No Ecac diz que há "eventuais" divergências de valores do que a fonte pagadora informou e o declarado em 2021. Olhei o informe de rendimento, e está tudo "igual", os campos e valores foram declarados corretamente na declaração, e agora preciso ou esperar a notificação ou mandar a documentação desse caso. Ou seja a unica coisa que tenho dessa fonte pagadora (PJ) é o próprio informe de rendimentos para comprovar. Qual o tipo de situação pode ter ocorrido? Empresa mudou a DIRF? Deixou de recolher? Não consigo vislumbrar o que pode ter havido já que nunca tinha visto isso ocorrer.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Domingo | 16 maio 2021 | 19:02

Galadriel

Estou na mesma situação, lancei tudo igual o informe q a empresa me enviou e entrei em contato com a empresa e a mesma falou q esta completamente correta com as guias q foram recolhidas. 
Aparece essa mensagem .
Possivel inconsistência  no imposto de renda retido na fonte "

Acho q tem alguma coisa errada com o sistema da receita, pois varias pessoas com esse mesmo problema .ja retifiquei 4 x e nada .

Galadriel

Galadriel

Bronze DIVISÃO 4
há 2 anos Domingo | 16 maio 2021 | 22:54



Pois é Rafael, isso mesmo, possível inconsistência no valor retido. Eu fiz uma estimativa e achei o valor retido bem alto pelo salário da pessoa, por isso talvez a receita achou estranho. Não sei como foi calculador, mas coloquei igual ao informe fornecido.  Pelo que eu vi acima a empresa pode não ter pago o IRRF durante o ano, e como o valor é alto a receita pode suspeitar de algo. Vamos ver se mais alguém tem/teve esse problema.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Domingo | 16 maio 2021 | 23:30

Galadriel

Entao, o meu rendimento foi 46.754.17
E o imposto retido 2620,28
Sinceramente, isso nunca aconteceu comigo .
Lancei tudo igual ao dirf da empresa .
E liguei tb para o rh e eles falaram q todas as guias foram pagas.
Eu retifiquei 4x , pois achava q tinha errado algo .
Agora é torcer para processar ou entao, só ano que vem para apresentar os documentos.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 13:00

James

Sei  que ja fazem 3 anos  , e hoje em 2021 estou com o mesmo problema .
Deu tudo certo no seu caso ? 
Quais os documentos que vc enviou para receita?

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 22:10

Márcio Padilha Mello

Vc tinha razão,  apareceu essa inconsistência pq a empresa nao repassou para receita o meu imposto q a empresa recolheu .
Você pode me dar uma ajuda no que tenho que fazer nesse caso ?
Segundo a empresa o responsável vai parcelar junto com a receita. 
E uma safadeza sem fim

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 10:04

Rafael,
Bom dia. Bah, que droga, nesse caso, a única medida é apresentar a documentação para a Receita Federal.
Historicamente, isso só era possível a partir de janeiro do ano seguinte, mas está aparecendo uma orientação no "Meu IRPF" de que "a Receita Federal informará a data em que esse serviço será disponibilizado para o exercício 2021", então talvez haja uma antecipação, até porque antes a entrega da documentação era física, e agora consta na orientação que será digital.
Continue monitorando o eCAC/Meu IRPF, é o jeito ...

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Domingo | 23 maio 2021 | 15:52

Márcio Padilha Mello,

Vc sabe qual seria a documentao que teria q apresentar?
Será q so o informe , ja seria a solução?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 10:20

Rafael, 
No eCAC, quando for disponibilizada o serviço de antecipação de malha fiscal, constará os documentos necessários. No mínimo é o comprovante de rendimentos, mas tem de ver se vão solicitar mais alguma coisa ...

Karinne

Karinne

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Segunda-Feira | 7 junho 2021 | 12:19

Estou tendo um problema parecido no Imposto de Renda da minha vó. No caso, está marcando "Possivel Inconsistência nas Deduções". O problema é que já olhei os informes várias vezes e não encontro nenhum erro. Portanto, estou comentando aqui para acompanhar os casos parecidos. Eu realmente acredito que a Receita esteja com problemas.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Segunda-Feira | 7 junho 2021 | 22:36

Karinne ,

No meu caso a empresa nao repassou o valor q foi abatido no meu contra cheque, tem coisas q nao tem explicações,  o q eu teria haver com isso ? Pois a receita sabe q quem n repassou foi a empresa ,até mesmo a empresa lançou a dirf.
Mas infelizmente ,tenho q participar  dessa festa ...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 17:00

Rafael,
Boa tarde. Coincidentemente, apareceu um cliente com três intimações da Receita Federal, por conta dessa "possível inconsistência nos valores do imposto de renda retido na fonte", referentes aos exercícios de 2018, 2019 e 2020. Ele não antecipou a análise da malha fiscal, então só agora a RFB está cobrando os documentos.
No caso de trabalho assalariado, devem ser apresentados:
- comprovante de todos os rendimentos (que seria o informe anual fornecido pela empresa)
- carteira de trabalho
- contracheques mensais
- se houve demissão, extrato de FGTS e rescisão de contrato.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 17:33

Márcio Padilha Mello ,

Entendi,  so vou aguardar ficar disponível no ecac para enviar as documentações.
Eu tenho todos os contra cheques , informe de rendimento, Recisao de contrato , só nao tenho oo comprovante do saque do fgts ,pois a empresa nao pagou meu FGTS, e com isso nao saquei .

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sexta-Feira | 25 junho 2021 | 16:10

Márcio Padilha Mello ,

Consultei agora e ainda nao esta liberadado a antecipação da documentação da malha, sera q vai ser esse ano ?
Tomara ne ?
Abraços 

Galadriel

Galadriel

Bronze DIVISÃO 4
há 2 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2022 | 16:59

Rafael, 

Logo depois que a minha cliente caiu em malha houve depois ainda uma segunda pendencia que era referente ao auxilio emergencial da redução/suspensão do emprego, aí sim nesse caso sim eu tive que fazer uma retificação para corrigir o problema, porém reprocessada esta, permaneceu a inconsistência do "Informe do empregador com diferença de valores".  Pensei que após isso iria processar mas ainda ficou sem "resposta". Tivemos então que esperar abrir o período para antecipação de entrega de documentos de IRPF em malha, e ai esperar a receita federal analisar os documentos que enviamos. Todo esse processo levou em torno de uns 20 dias, mas aí por fim das contas deu certo, liberaram a restituição, porém não informaram a real causa da malha da primeira pendencia.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.