x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 804

acessos 107.115

Rais 2017 *** Ano Base 2016

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 09:26

Bom dia,

Tópico criado para centralizar as dúvidas sobre a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2017, Ano base 2016.

Foi publicada, em 30 de dezembro a Portaria nº 1.464 com as instruções para a Declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016.

O prazo de entrega da Rais inicia-se em 17 de janeiro e encerra-se em 17 de março de 2017.


Informações e orientações serão postadas aqui nos próximos dias.

OBS: Arquivos anexos ao tópico.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Tereza Stange

Tereza Stange

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 12:43

Bom dia!

Este ano será a primeira vez que irei fazer a Rais, já baixei o manual e dei uma lida no que eu preciso fazer. Vou receber o auxílio de uma pessoa que já fez a Rais por diversos anos, porém ela só virá me ajudar assim que o o programa já estiver atualizado no meu pc e os dados já importados para o programa. Tenho acessado todos os dias o site do MTE, até então só encontrei a portaria, manual, layout e verificador de certificado. O programa não está disponibilizado ainda para downloads?

Tereza Stange

Tereza Stange

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 13:58

Ei boa tarde!
Esse relatório é gerado no próprio sistema que vc usa no dia a dia onde vc trabalha. É um relatorio txt. Nesse relatório terá todos os dados dos funcionários e também toda a remuneração do ano anterior, depois precisamos importar esses dados para o programa da Rais.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 15:20

Olá tereza
Boa tarde,

Ainda não foi disponibilizado.

Olá Jessika
Boa tarde,

O arquivo você gera no seu sistema de folha.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Junia Augusto Serrano

Junia Augusto Serrano

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 17:53

Informação!

Quem quiser acompanhar o tópico é só clicar em Incluir Favoritos, desta forma todas as noticias serão enviadas para seu e-mail cadastrado no Fórum.

Júnia Serrano

Conhecimento é um bem adquirido.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 08:56

Bom dia pessoal,

Caso queiram acompanhar as postagens de um tópico que não participa, você poderá fazê-lo através da ferramenta botão: "incluir favoritos"

Quando algum usuário interagir no tópico todos os participantes e os que marcaram o tópico como favoritos, receberão uma mensagem por e-mail, caso a opção de receber avisos no Perfil esteja habilitada.

Permaneço a disposição para qualquer esclarecimento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Jessica Colares

Jessica Colares

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 14:43

Nossa, Keila que horror.
Estou tentando importar pelo menos as RAIS, mas da a seguinte mensagem:

"A importação não poderá ser realizada.

O arquivo não atende as especificações definidas para o ano-base."


Engraçado é que a exportação e importação do arquivo foram feitas corretas (iguais aos anos anteriores)

EULLER

Euller

Prata DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 17:16

Assim como as colegas acima citaram, toda vez que o governo lança um sistema nos primeiros dias dá erro, hoje enviei 10 RAIS negativas, sendo 09 via GDRAIS e uma direto on line, das 09 via sistema toda hora tinha que sair entrar novamente no sistema para gravar pois não gerava se não fizesse isso e a online imprimiu o recibo somente com CREA e CNPJ, os demais dados aparecem em branco.

Luiz  Arruda

Luiz Arruda

Prata DIVISÃO 2, Programador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 09:09

Bom dia ...
Alguém poderia disponibilizar a RAIS2017 em formato ZIP ??
Não estamos conseguindo instalar atrávés do arquivo baixado do site da RAIS, já fiz várias tentativas diz que tem erro no java, já desisntalei totalmente do computador inclusive excluindo sobras usando um desintalador externo, baixei até a ultima versão 8.121 e nada. porem todas as outras rais de anos anteriores rodam sem problemas. por isso creio que descompactando um arquivo.ZIP ira funcionar...

Desde já obrigado.

Luiz Arruda

Karine Ribeiro

Karine Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 10:17

Bom dia, por favor alguém pode me ajudar?

Estou tentando instalar a nova versão para as entregas, porém está dando erro de "javaw". Vi alguns tutoriais de ajuda na internet porem nenhum resolveu, minha versão do Java é a 8 e não encontrei nenhuma ajuda com relação a essa versão. Sei que ainda é muito cedo pra bater o desespero, mas o quanto antes eu conseguir fazer esse sistema funcionar melhor né?

Desde já agradeço.

Luiz  Arruda

Luiz Arruda

Prata DIVISÃO 2, Programador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 10:27

Bom Dia Karine... estou com um problema semelhante, não consigo instalar e o pessoal do SERPRO me respondeu da seguinte formo ; acho que o seu caso vá resolver... NO MEU CASO NÃO RESOLVEU devido ao problema ser outro.. peço se conseguir instalar zipar e mandar-me o aquivo pra eu descompactar aqui e ver se funciona ...


@Oculto <@Oculto>
08:43 (Há 41 minutos)

para mim
Sr(a). Usuário(a),

Informamos que a solicitação abaixo foi resolvida pelo SERPRO.

Nro da Solicitação: 2017SS/Oculto
Data e Hora da Solicitação: 17/01/17 11:28:35
Data/Hora Conclusão: 18/01/17 08:43:30
Descrição: Não estou conseguindo instalar a RAIS2016 no Windows10, esta dando a Mensagem em anexo.. the registry refers to a nonexistent java runtime environment installation or runtime is corrupted
Solução Aplicada:
Prezado(a) usuário(a),

Informamos que é necessário verificar a versão do JAVA que está instalada na máquina / computador. Para verificar a versão JAVA no Windows, orientamos abrir o Painel de Controle e clicar no ícone ‘Java’. Na aba ‘Geral’, clicar no botão ‘Sobre’.

Se for JAVA 7, informamos que o GDRAIS e o GDRAIS GENÉRICO NÃO funcionam corretamente com a versão 1.7 (JAVA 7). Informamos que a versão homologada pelo SERPRO é a JVM 1.6.0_38. (JAVA 6), conforme orientação na Página da RAIS, opção ‘Download’. Orientamos que para atualizar o JAVA, o Sr.(a) deverá acessar o link www.oracle.com Para o sistema operacional Windows 64 bits, orientamos que o arquivo a ser baixado é jre-6u38-windows-x64.exe. Já para o sistema operacional Windows 32 bits, orientamos que o arquivo a ser baixado é Windows x86 Offline – jre-6u38-windows-i586.exe. Após a atualização do JAVA é importante a reinicialização da máquina.


Atenciosamente,
CSS – Central de Serviços SERPRO

Luiz Arruda

Luiz  Arruda

Luiz Arruda

Prata DIVISÃO 2, Programador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 12:00

Boa tarde

Karine... acabei de resolver o meu problema, o que estava impedindo a instalação da RAIS2017 era uma sobra de Java antigo não habilitado para uso, mas que estava na maquina, no painel do java marquei todos como em uso e fiz uma varredura profunda utilizando o Revo unistall mandando limpar todos os registros, inclusive deletando diretamente a pasta javasoft no registro do windows.. depois foi só reinstalar o Java 8.121 que rodou sem problemas ...

Verifique se na sua maquina não tenha sobras de javas antigos que não estão sendo usados mas que continuam na maquina ...

Att

Luiz Arruda

Elis Camatta Cecato

Elis Camatta Cecato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 12:49

Boa tarde,
vou aguardar para começar a fazer em começo de fevereiro, pois sempre tem atualizações pendentes. rs
Aproveitando, deixa eu perguntar ... O funcionário que está aposentado por invalidez ( LICENÇA SEM VENCIMENTO ) deve ser informado na RAIS né ?!

Marcos Soares

Marcos Soares

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 13:40

Boa tarde Elis,
Empregado afastado em ano-base anterior por motivo de aposentadoria por invalidez deve ser informado na RAIS dos anos-bases posteriores ao do afastamento?

R. Não. Empregado afastado por motivo de aposentadoria por invalidez (códigos 73 e 74), em ano-base anterior, não deve ser informado na RAIS dos anos-base posteriores ao do afastamento.

Fonte
http://www.rais.gov.br/sitio/duvidas.jsf#

Luiz  Arruda

Luiz Arruda

Prata DIVISÃO 2, Programador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:34

Daniela Silva

"Referente a RAIS 2016, no ano de 2017 vou informar tudo que o funcionário recebeu no ano 2016?"
R)- Basicamente sim, na propria ajuda da RAIS tem explicando quem deve e não deve ser relacionado, assim como quais as verbas devem integrar a Remunerações ..

Abços...

Luiz Arruda

Página 1 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.