2017-08-03T08:56:46-03:00
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6.248

acessos 835.193

há 2 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 15:29

Cil Roberto Nogueira Junior boa tarde!

Bem-vindo à nossa equipe do Fórum!
Ganhamos um reforço na nossa equipe ebaaaa, a partir de hoje temos um novo colaborador no Fórum Contábil!
Desejamos que você se sinta bem entre nós, que faça parte das nossas vivências, que encontre oportunidades e condições para aprender e crescer assim como contribuir para o aprendizado de todos.
Esperamos sinceramente que a sua experiência conosco seja excelente e duradoura. Sinta-se muito bem acolhido. Desejamos as boas-vindas, muitas realizações e sucesso nesta nova empreitada. Boa sorte nas buscas e bom trabalho!
----------------------------------------------------

Isso mesmo!

Fredson Lopes
Analista em Recursos Humanos

''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''....Não retenha o conhecimento...
há 2 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 16:49

Boa Tarde/Dia a todos!

Já tinha lido em várias publicações que o e-Social é uma revolução de comportamento naquilo que todos conhecemos do cotidiano de uma Micro e Pequena Empresa.

A última que olhei está aqui mesmo no Contábeis/Notícias
https://www.contabeis.com.br/noticias/35156/esocial-o-que-fazer-nos-cinco-meses-que-antecedem-o-inicio-do-projeto/

Os Escritórios Contábeis terão que fazer o trabalho e o convencimento ao cliente terá que ser minucioso.

Estou reunindo o máximo de material para iniciar o treinamento desses clientes, e provável que não será instantâneo. Já sei que será um trabalho duro.

E também o manuseio dessa obrigação vai exigir tempo e pesquisa.

Boa sorte a todos.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
há 2 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 11:20

Fredson Lopes

Concordo com Você.
A empresa deverá fazer uma varredura nos canais de informação para averiguação de informações cadastrais antes da admissão, pois após isso irá ser procurar agulha no palheiro.

Atenciosamente,

há 2 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 17:02

Adrielle

Boa tarde,

Alguém tem alguma informação sobre o cadastro das pessoas físicas inscritas no CEI, para e-social? A princípio será com o Caepf, porem não tenho nenhuma informação a mais sobre este assunto.

O que sabemos é que a Receita Federal será responsável por esta parte, mas ainda não temos nada além das páginas e orientações de cartilhas lançadas pela receita.

há 2 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 17:53

Boa tarde !

Referente a dúvida da Jessyca e mais alguém sobre admissão de funcionário com pendência.
Em uma palestra que compareci no SESCON-SP, o palestrante informou que no e-social haverá um código para admissão em que poderemos utilizar para transmitir e ela ficará em aberto para realizarmos este ajuste futuro.
Porém é como o próprio palestrante disse, "nossos clientes jamais poderão saber disso", além de complicar mais ainda nosso serviço e nos dar maior dor de cabeça, também vai de encontro com a ideologia do e-social, sendo o correto realizar os procedimentos que o Fredson passou.
1ª Consulta qualificação
2ª Direcionar o funcionário a atualização de seus documentos (caso necessário)
3ª Após correção realizar exame admissional e prosseguir com a admissão.
Aqui no escritório além de consultar todos os funcionários ativos, também toda admissão que chega já passamos pelo qualificador antes da admissão.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
há 2 anos Sábado | 19 agosto 2017 | 20:30

Pessoal, Boa noite

O projeto eSocial - Decreto 8.373/2014, já são quase 3 anos que venho acompanhando desde o 1º manual, já estamos na versão 2.2.01 e deverá sair em breve o 2.3 (espero que seja o definitivo), o que será exigido no eSocial basicamente é o cumprimento da legislação trabalhista/previdenciaria e de segurança e medicina do trabalho.

Os profissionais de DP/RH/SESMET deverão conhecer estas legislações e cumpri-las a risca, caso contrário terão muitas dificuldades e as empresas sofrerão multas e penalidades administrativas por parte dos orgãos participantes do projeto.

Enquanto aguardamos o ambiente teste, manual 2.3...... podemos tomar algumas medidas para amenizar o impacto do eSocial, como:
1) Atualizar os cadastros de funcionários, documentos, depedentes endereços e outros;
2) Conferir os CBOs da funções existentes em sua empresa;
3) Verificar se os exames médicos admissionais, periodicos, mudança função e demissional, estão sendo realiados em conformidade com a NR7;
4) Verificar se estão sendo cumpridas as cotas de PNE (portador de necessidades especiais) e Aprendiz;
5) Empresas que contratam estagiários se estão de acordo com a Lei 11.788/2008;
6) Adequar o periodo do cartão ponto - 01 a 31 de cada mes;
7) Conferir a tabela de eventos (incidencias de INSS, FGTS e IRRF);
8) No inicio do eSocial deverão todos os funcionarios da empresa estarem qualificados:
- No site esocial. gov.br - tem opção qualificação cadastral, ue pode ser feita individual ou por lote;
- Para qualificar sera necessário, Nome completo, Cpf, Pis e Data Nascimento;
- Caso haja algum dado a ajustar o sistema indicara o orgão para ajuste;
- As bases INSS, CEF, RFB e MTe deverão estar unificadas.
9) Conscientizar a Diretoria, gerencia, e o SESMET sobre o eSocial.

Espero ter contribuido com voces.

Abraço

Edir

Edir Capelin
Email: edir@suporhte.com.br
http://www.suporhte.com.br ou http://www.grh.com.br
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" (Kant)
há 2 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 08:42

Andrews Augustus

Desculpe mas já fui a inúmeras palestras do eSocial, e o cadastro é para utilizarmos em casos, que temos ''pressa'' ele é um pre cadastro, teremos que preencher somente os dados iniciais, os demais serão preenchidos depois, isso é quando surgem admissões imediatas, no final do dia.

E antes de enviar outros eventos a admissão completa terá que ser preenchida, segue instruções pag 08 do Manual do eSocial

2.1.2 Cadastramento Inicial do Vínculo
O evento “S-2100 - Cadastramento Inicial do Vínculo” será enviado pelo
empregador/órgão público no início da implantação do eSocial, com todos os vínculos ativos, com
seus dados cadastrais atualizados, servindo de base para construção do "Registro de Eventos
Trabalhistas - RET", o qual será utilizado para validação dos eventos de folha de pagamento e
demais eventos enviados posteriormente. É o retrato dos vínculos dos trabalhadores existentes na
data da implantação do eSocial naquele empregador/órgão público. Deverá ser transmitido até a
data de início da obrigatoriedade do eSocial para aquele empregador/órgão público e antes do envio
de qualquer evento periódico ou não periódico

há 2 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 10:28

Independente de começar efetivamente ou não em 2018 acho que podemos começar a acompanhar e estudar.
Quem utiliza a Alterdata , eles ja começaram com palestras sobre. Vai no site e se informe. Fiz uma on line no inicio do mes e gostei muito. E estava aberta ao publico em geral. Não foi restrita a clientes.
Pela Alterdata já dá pra fazer a qualificação cadastral.
Mas no site tb dá. Segue o link
http://portal.esocial.gov.br/institucional/consulta-qualificacao-cadastral
acessa a qualificação on line, vai preenchendo os dados, adiciona 10 e consulta.
A identificação do trabalhador que hj basicamente é pelo PIS será via PIS e CPF. Então, a qualificação é determinante. Quem tem divergencia deve se regularizar antes de iniciar no e social. Inclusive os sócios que tem pro-labores.
Aqui no escritório teremos que mudar a rotina dos clientes quanto a mandar os documentos pra admissão depois que o funcionario já está trabalhando, esquecer do exame admissional, colocar de aviso e depois desistir, não programar férias com 1 mes de antecedencia, enfim muitos detalhes. Por isso resolvi escrever uma circular propondo uma mudança imediata na nossa rotina a fim de nos adequarmos às exigências do e-social.

há 2 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 13:56

Boa tarde!

Vocês estão conseguindo fazer a qualificação por lote? Utilizo o programa da Contimatic e vários funcionários estão com os dados corretos pela consulta online, mas quando o arquivo volta do portal do e-Social consta como REJEITADO. Entrei em contato com o suporte da Folha e me disseram que na próxima atualização do e-Social esse problema será corrigido. Não tenho bem certeza disso, mas tudo bem, gostaria só de confirmar se estão tendo o mesmo problema que o meu.

Obrigada!

há 2 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 16:48

Olá colegas ! Tentei mandar um lote para qualificação cadastral e o site emperra... alguém tem conseguido? a Folhamatic quer que eu adquira um validador do e-social, vcs acham necessário? o meu sócio não quer, gostaria de opniões a respeito, até para convencê-lo se for o caso... Pelo que li a respeito não teremos clientes que se enquadrem à entrega a partir de janeiro 2018, somente em julho 2018 mesmo. Querem cobrar esse validador desde já.... mensalmente. Obrigada !!!

há 2 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 17:03

Pammela, boa tarde!

O primeiro link está indisponível.

Não sei no sistema de vocês, mas no da Contimatic quando o resultado da consulta em lote volta, aparece no cadastro de funcionários/sócios se os dados foram aprovados ou não, isso facilita muito o entendimento se está correto ou não. O problema é que vários estão com a consulta online como "Dados Corretos" e na consulta por lote volta como "Rejeitado".

Att,

Tamara Feliciano.

há 2 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 14:55

Boa tarde,

Uso o sistema Questor, e ja estou testando no ambientes teste com a ferramenta desenvolvida, muito legal os processos!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
chrisconsolucao@outlook.com
há 2 anos Sexta-Feira | 8 setembro 2017 | 13:02

Meus amigos,

Uso o sistema Alterdata e até o momento, o sistema não foi adaptado para a consulta da produção restrita (só é possivel fazer a qualificação cadastral).

Minha pergunta para quem já está enviando os arquivos é a seguinte: O nível de complexidade é muito alto?

Tenho receio de o prazo ficar muito apertado

Atenciosamente,

Marcelle Cunha

"Não existe sorte. Sorte é quando preparação encontra oportunidade."
há 2 anos Sexta-Feira | 8 setembro 2017 | 13:42

Marcelle

Veja o manual, assim você já consegue ter uma ideia dos dados solicitados, a base de dados a ser alimentada é bem ampla então quanto mais perto do que será solicitado é melhor...

Por exemplo no meu sistema agora se tem a informação de Identidade é obrigatório o orgão emissor, assim como a CNH passou a ter campos obrigatórios, os dependentes que tem 12 anos precisa o CPF, essas e outras informações você consegue no manual...

há 2 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 21:46

Srs, boa noite. É minha primeira participação aqui, espero estar no forum adequado e não ser repetitivo. Como devo proceder para regularizar o registro de uma empregada doméstica que contratei em 2014 ? Os salários, 13os, 1/3 de férias, transporte diário, sempre foram pagos em dia. Porém não fiz nenhum recolhimento dos tributos e obrigações nem antes nem depois do e-social, não tendo ainda feito o cadastramento da empregada. Agradeço antecipadamente toda a paciência que tiverem comigo nas orientações.

há 2 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 14:53

Boa tarde!

Será que tem alguém que saiba como preencher a tabela de Eventos conforme o e-social ? Por exemplo evento SALÁRIO repercute no 13º salario ? repercute as férias? repercute no aviso prévio? Incidência na contribuição sindical?

há 2 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 16:13

Boa tarde a todos

Uso o sistema Questor, e ele já está bem atualizado com relação ao eSocial.
Inclusive já estamos enviando arquivos para o ambiente de testes.

A quantidade de erros e configurações que precisamos fazer tanto no cadastro da empresa quanto dos funcionários é gigante!

Acredito que quem deixar para fazer as correções e testes em cima da hora vai encontrar bastante dificuldade.

Jéssica Finsterbusch Eleuterio
Analista de Recursos Humanos
Joinville/SC
Página 2 de 229
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.