x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 252

acessos 105.956

Rais 2020*** Ano Base 2019

Thais Fernanda

Thais Fernanda

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Terça-Feira | 10 março 2020 | 16:18

Boa tarde, pessoal!

Preciso de ajuda, estou com dois erros na Rais:
2386 - Meses de Dissídio Coletivo - para valor informado, quantidade de meses é obrigatório
Erro:2350 - Contribuição Sindical - Quando valor informado CNPJ é obrigatório.

Podem me ajudar?

Valeria S.

Valeria S.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 10 março 2020 | 16:20

Boa tarde.

Alguém pode me ajudar.

quando vcs exportam a rais do sistema, (Domínio ou Sci, ou outro), vcs importam uma empresa de cada vez ou todas juntas?
E os erros que aparecem vcs arrumam dentro da Rais ou no sistema?

E aqueles avisos que aparecem, mas que da pra enviar a informação mesmo assim.
vcs corrigem ou ignoram ?

nunca fiz e to preocupada, não quero errar.

Thais Fernanda

Thais Fernanda

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Terça-Feira | 10 março 2020 | 16:36

Valeria e Gustavo, vocês podem fazer gerar o arquivo agrupado dentro do sistema, dentro da RAIS é importado individualmente.
Na hora de gravar e transmitir a RAIS, eu separo:
Empresas com menos de 10 funcionários:  Essas empresas podem ser gravadas e transmitidas agrupadas e uso o escritório como responsável.
Empresas com mais de 10 funcionários: Essas tem que fazer individuais, cada um com seu responsável e certificado.

Valeria, os aviso eu ignoro e transmito a rais (Não sei se está certo, é o segundo ano que faço). Os erros, depende do erro, caso consigo arrumar dentro do sistema, eu arrumo, mais alguns é feito direto do programa da RAIS.

Marcos

Marcos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 março 2020 | 20:36

Boa noite pessoal,
Por favor,
Estou com o erro: Sequencia =2
1290 = O ano-base informado no arquivo está incorreto.
Mas eu abri o arquivo e esta tudo certo, alguém teve esse erro e conseguiu resolver?

"Pessoal, consegui aqui, na 6ª linha da Rais tinha uma data 2018, eu alterei p/ 2019 e importou normal, obrigado.

Atenciosamente,

Marcos Bordalo
Bruna Xavier

Bruna Xavier

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 11:05

A respeito de empregado pelo 'contrato intermitente' como estão fazendo em relação a Rais no campo 'valores de 13º  1ª e 2ª parcela e aviso indenizado? pois esses valores são pagos mensalmente e não apenas no final do contrato... 

Maria Luísa Pasini

Maria Luísa Pasini

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 15:54

Pessoal, vocês perceberam que no manual da RAIS existe a descrição para o número da carteira de trabalho diferente do ano passado?
A.11) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – informar os 7 (sete) primeiros dígitos do CPF do trabalhador
A.11.1) Série – informar os 4 (quatro) últimos dígitos do CPF do trabalhador

Como vocês vão trata com essa mudança?

Valeria S.

Valeria S.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 17:03

Estou com problemas para transmitir, quando seleciono o certificado, não dá certo.
fala de erro na assinatura.
Quando baixei o gdrais, baixei também o analisador de certificado, não sei como usar.
pois não aceita nenhum certificado, todos aparecem com erro na assinatura.

Alguém esta passando por isso?

HIASMIM VAZ DA SILVEIRA

Hiasmim Vaz da Silveira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 22:02

Boa noite! 
Tenho uma dúvida, estou com uma situação que declarei a RAIS 2018 e não puxou um funcionário , chegou na caixa e não conseguiu receber o PIS , esperamos para sair o programa da RAIS 2019 para fazer a retificadora .. Devo fazer retificadora apenas constando o nome do funcionário ? Alguém já passou por isso? Estou com dúvidas para fazer essa retificação..
Aguardo !!

Ellen

Ellen

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 09:11

Bom dia, tive uma surpresa com a questão de Grupos e queria compartilhar com vocês.

Tenho 2 empresas que foram excluídas do SIMPLES NACIONAL em 2018. Porém, foram excluídas indevidamente, entramos com processo administrativo,  e elas voltaram para o SIMPLES. Ela sempre foi tratada como Tal, porém o E-social está tratando ela como Grupo 2. 
Quem teve caso como o meu, sugiro que entre no portal e consulte o enquadramento de grupo. Vou ter que transmitir folhas retroativas por conta disso. Enviei um email pra eles, pra ver se podem alterar o grupo, mas acho meio difícil...

Valeria S.

Valeria S.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 09:42

Bom dia.

Gente eu fui enviar a Rais de varias empresas juntas, e só saiu uma folha de protocolo
eu pensei  que sairia uma de cada empresa.
Tem como apaga e enviar de novo uma de cada vez?

Obrigada desde já.

LUANA A ARAUJO

Luana a Araujo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 10:49

Bom dia, pessoal.
Assim como o Marcos Bordalo, estou com o erro: Sequencia =2
1290 = O ano-base informado no arquivo está incorreto.
Mas ao abrir o arquivo, aparentemente está tudo certo.
Alguém teve esse erro e conseguiu resolver?
Por favor, alguém poderia nos ajudar?
Agradeço!

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 15:00

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de saber se uma empresa que não possui funcionário, porém possui pro-labore (sócios), é necessário enviar a Rais Negativa?
Pelo envio no site  tem a pergunta, Exerceu Atividade Durante o Ano base? marco sim? mesmo sem funcionários?

Obrigada.



Messias de Castro Junior

Messias de Castro Junior

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 15:11

Monica Vieira
Gostaria de saber se uma empresa que não possui funcionário, porém possui pro-labore (sócios), é necessário enviar a Rais Negativa? 
- Sim tem que ser enviado Rais negativas para as empresas que não tiveram funcionários ativo no ano, mesmo que a mesma tenha pro-labore.

Pelo envio no site  tem a pergunta, Exerceu Atividade Durante o Ano base? marco sim? mesmo sem funcionários?
- Essa pergunta e se a empresa teve atividade operacional durante o ano base (comprou vendeu).

Thalia

Thalia

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 10:23

Bom dia, colegas!

Com relação ao n° e série da CTPS, é necessário colocar conforme consta no Manual (n° = 7 primeiros dígitos do CPF; Série: 4 últimos dígitos do CPF), ou isso só vale pra quem não tem carteira física?

KAREN C BRANDALISE

Karen C Brandalise

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 17:46

Boa tarde, estou com uma situação assim: o empregado esteve afastado por aux doença de 2017 a abril/2019, de abril ate julho como não voltou  a trabalhar foi gerado folha zerada e então foi feito rescisao por justa causa (abandono) na RAIS dá o erro 0940- o empregado para ser declarado deve ter remuneração no ano base. 
porem ele nao teve remuneração nenhum mês, apenas na rescisão onde só recebeu ferias.
Estou em duvida se devo retirar esse empregado da declaração ou devo informar o valor de 0,01 de remuneração. não sei como proceder nesse caso, alguem pode me ajudar?

KAREN BRANDALISE
Valeria S.

Valeria S.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 16 março 2020 | 09:46

Bom dia 

Gostaria de saber no caso de empresas que fecharam no ano base 2019, mas tinham funcionários.
Como ou por onde informar a Rais?
Pois quando importei do sistema, não puxou estas empresas.

Obrigada

Dayane Lima

Dayane Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 16 março 2020 | 16:15

Boa tarde,

Estou com uma dúvida, será que alguém poderia me ajudar? Eu tenho algumas empresas que tem movimentação, porém a mesma não possui empregados, somente pro-laborista, eu tenho que enviar Rais dessas empreass?

Página 3 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.